Creta desafia: até onde novo Ecosport pode chegar?

Ecosport: tela de 8 pol para áudio, navegador e câmera traseira; comando de voz, teto solar e, como no rival, chave presencial para acesso e partida

 

Creta: integração a celular (como no concorrente) com tela de 7 pol; ventilação no banco do motorista e rebatimento de espelhos; em ambos o ar-condicionado é automático

 

 

Equipamentos de série e opcionais

EcosportCreta
Ajuste de altura dos bancos mot./pas.S/NDS/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas.S/NDND
Ajuste do volante em altura/distânciaS/SS/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas.NDND
Ajuste elétrico dos retrovisoresSS
Alarme antifurto/controle a distânciaS/SS/S
AquecimentoSS
Ar-condicionado/controle automático/zonasS/S/1S/S/1
Bancos/volante revestidos em couroS/SS/S
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhos mot.S/S/SS/S/ND
Caixa automática/automatizadaS/NDS/ND
Câmera traseira para manobrasSS
Chave presencial para acesso/partidaSS
Cintos de três pontos, todos os ocupantesSS
Computador de bordoSS
Conta-girosSS
Controlador/limitador de velocidadeS/SS/ND
Controle de tração/estabilidadeS/SS/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras.S/SS/S
Controles de áudio no volanteSS
Direção assistidaSS
Encosto de cabeça, todos os ocupantesSS
Faróis com lâmpadas de xenônioS*ND
Faróis de neblinaSS
Faróis/limpador de para-brisa automáticoS/SS/ND
Fixação Isofix para cadeira infantilSS
Freios antitravamento (ABS)SS
Interface Bluetooth para telefone celularSS
Limpador/lavador do vidro traseiroSS
Luz traseira de neblinaNDND
Navegador por GPSSS
Rádio com toca-CDs/MP3ND/SND/S
Repetidores laterais das luzes de direçãoSS
Retrovisor interno fotocrômicoSND
Rodas de alumínioSS
Sensores de estacionamento diant./tras.ND/SND/S
Teto solar/comando elétricoS/SND
Travamento central das portasSS
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *facho baixo

 

Os motores de 2,0 litros estão entre os mais vigorosos da categoria; com injeção direta, o da Ford vence o da Hyundai em potência e torque

 

 

Comentário técnico

• O motor do Ecosport, o mesmo do Focus, é uma evolução da série Duratec que o equipa desde a primeira geração. A maior novidade é a injeção direta de combustível, que aumenta sua eficiência e trouxe ganho expressivo de potência em relação ao anterior (de 141/146 cv para 170/176 cv). O Creta usa o 2,0-litros da série Nu, conhecido de IX35, Elantra e Kia Sportage. Nos dois são aplicados recursos atuais como bloco de alumínio e variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento. O acionamento dos comandos de válvulas usa corrente, mais robusta que a correia dentada.

• Em termos de plataforma o Ecosport deriva do Fiesta, enquanto o Creta recorre a uma arquitetura maior, a mesma do Elantra. Ambos usam o tradicional eixo de torção na suspensão traseira. Apenas o Ecosport Storm, com tração integral, vem com sistema independente multibraço.

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