Sedãs: novo VW Jetta diante de Cruze, Civic e Corolla

Cruze: central com tela de 7 pol, assistente de estacionamento, alerta de distância à frente, assistentes de faixa e faróis, central On Star, carregador por indução e indicador de vida do óleo

 

Civic: tela de 7 pol, mostrador de pressão de turbo, câmera das faixas à direita no retrovisor, freio de estacionamento elétrico e retenção automática

 

Pontos melhoráveis no Chevrolet: faltam ajuste da ancoragem superior do cinto (ruim para o passageiro, cujo assento tem altura fixa) e segunda zona de ajuste do ar-condicionado, o computador de bordo não pode ser consultado sem ligar o motor, há pouco espaço para objetos, os comandos de áudio ficam atrás do volante (requerem costume) e os detalhes cromados causam reflexos dos raios solares, sobretudo a moldura do console — ocorre um pouco no Jetta. O capô sem a habitual trava na frente (basta acionar sob o painel) pode evitar sujar as mãos, mas se ficar mal fechado precisa-se voltar à cabine para nova abertura.

 

 

Algo que incomoda no Cruze é a parada/partida automática do motor. Primeiro por não haver comando para desativar a função, segundo por não se conseguir inibir sua ação pelo uso moderado dos freios ao parar e terceiro porque o motor, depois de ser desligado, volta a ligar quando se coloca a transmissão em P para estacionar. O sistema do Jetta é melhor em todos esses aspectos.

 

Corolla: tela de 7 pol e rebatimento elétrico de espelhos; como os outros, tem navegador

 

Jetta: tela de 8 pol, seletor de modos de condução, freio elétrico, controlador de distância à frente e resumo da viagem no quadro ao encerrar

 

No Honda há uma feia solda aparente entre as duas peças da porta e as conexões (como USB e 12-volts) escondidas sob o console dificultam o uso. No Toyota o volante é duro sob o couro e faltam  abertura e fechamento de vidros a distância, luzes de cortesia atrás (tem apenas a central) e sensores de estacionamento (os outros têm até o dianteiro). Ambos vêm sem limpador de para-brisa automático. No Volkswagen o forro do teto não veda bem os raios solares. Cruze e Jetta não trazem faixa degradê no para-brisa e Corolla e Civic insistem no bloqueio “burro” do controle elétrico de vidros, em que inibir os comandos das portas de trás também impede seu acionamento pelo motorista e deixa travada a janela do passageiro. Nenhum conta com difusor de ar para os passageiros de trás, limitador de velocidade ou porta-luvas refrigerado.

 

O espaço dos passageiros é equivalente entre os quatro, mas não a capacidade do porta-malas: as maiores estão no Civic e no Jetta, com o Cruze bem atrás

 

Há equilíbrio em espaço interno, tanto na frente quanto atrás, onde dois adultos se acomodam com ótimo vão para pernas, mas altura útil apenas boa — pouco melhor no Jetta. Nenhum banco traseiro prevê conforto para três pessoas: o encosto sacrifica o passageiro central (no Honda e no Volkswagen ainda há o volumoso túnel central do assoalho) e seus colegas saem da melhor posição. Crítico no Civic é o acesso desses ocupantes pela linha de teto mais esportiva.

 

Porta-malas acima de 500 litros no Civic e no Jetta, menor no Corolla e ainda mais no Cruze

 

Os maiores porta-malas são o do Civic (519 litros) e o do Jetta (510), acima do Corolla (470) e com o Cruze bem atrás (440). Todos têm banco traseiro bipartido e tampa com dobradiças comuns, que consomem espaço da bagagem e podem amassá-la ao fechar se não for reservado lugar. Os estepes são temporários, finos, salvo o do Corolla — que usa pneu de 16 pol, diferente dos outros, e só serve para uso breve da mesma forma.

Próxima parte

 

 

Equipamentos de série e opcionais

CruzeCivicCorollaJetta
Ajuste de altura dos bancos mot./pas.S/NDS/NDS/NDS/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas.NDNDNDND
Ajuste do volante em altura/distânciaS/SS/SS/SS/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas.S/NDS/NDNDND
Ajuste elétrico dos retrovisoresSSSS
Alarme antifurto/controle a distânciaSSSS
AquecimentoSSSS
Ar-condicionado/automático/zonasS/S/1S/S/2S/S/2S/S/2
Bancos/volante revestidos em couroS/SS/SS/SS/S
Bolsas infl. laterais/cortinas/joelhos mot.S/S/NDS/S/NDS/S/SS/S/ND
Caixa automática/automatizadaS/NDS/NDS/NDS/ND
Câmera traseira para manobrasSSSS
Chave presencial para acesso/partidaSSSS
Cintos de 3 pontos, todos os ocupantesSSSS
Computador de bordoSSSS
Conta-girosSSSS
Controlador/limitador de velocidadeS/NDS/NDS/NDS/ND
Controle de tração/estabilidadeS/SS/SS/SS/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras.S/SS/SS/SS/S
Controles de áudio no volanteSSSS
Direção assistidaSSSS
Encosto de cabeça, todos os ocupantesSSSS
Faróis com lâmpadas de xenônio/ledsNDND/SND/SND/S
Faróis de neblinaSSSS
Faróis/limp. para-brisa automáticoS/SS/NDS/NDS/S
Fixação Isofix para cadeira infantilSSSS
Freios antitravamento (ABS)SSSS
Interface Bluetooth/integração a celularS/SS/SS/SS/S
Limpador/lavador do vidro traseiroNANANANA
Luz traseira de neblinaS/SS/NDS/NDS/S
Navegador por GPSSSSS
Rádio com toca-CDs/MP3ND/SND/SS/SS/S
Repetidores lat. das luzes de direçãoSSSS
Retrovisor interno fotocrômicoSSSS
Rodas de alumínioSSSS
Sensores de estacionamento diant./tras.S/SS/SNDS/S
Teto solar/comando elétricoNDS/SNDS/S
Travamento central das portasSSSS
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável
Próxima parte