S10, Ranger, Frontier e Hilux no desafio das picapes

Quatro opções com cabine dupla, potente motor a diesel e conteúdo elevado por preço abaixo de R$ 200 mil

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Elas chegaram ao mercado brasileiro na década de 1990, quando ainda havia modelos grandes nacionais, e logo ganharam adeptos. Hoje oferecem recursos de conforto e segurança impensáveis na época, que as tornam mais próximas de automóveis. São as picapes médias.

Para este Desafio o Best Cars reuniu versões de luxo com cabine dupla, motor turbodiesel e transmissão automática de quatro modelos: Chevrolet S10 High Country, Ford Ranger Limited, Nissan Frontier LE e Toyota Hilux SRV (a versão de topo SRX, não disponível para teste na oportunidade, teria preço mais alto e poucas diferenças para a avaliada). E a Volkswagen Amarok V6? Por várias vezes a pedimos ao fabricante, que não pôde nos atender, e hoje o modelo está fora da frota aguardando novas unidades. Fica para outra vez.

 

Quatro bons desenhos para um veículo que prioriza a robustez; apenas a Nissan ainda não foi reestilizada na atual geração; a nova frente da Toyota divide opiniões

 

As quatro picapes se equivalem nos quatro “Ps” de nossos comparativos, com a mesma proposta de uso, porte similar (14 cm de variação da maior à menor em comprimento e distância entre eixos), potência próxima (200 cv na Chevrolet e na Ford, 190 na Nissan e 177 na Toyota em motores de 2,3 a 3,2 litros) e preços competitivos: R$ 198,5 mil para a S10, R$ 192,8 mil para a Ranger, R$ 194,8 mil para a Frontier e R$ 189 mil para a Hilux como avaliadas — a versão SRX da Toyota, por R$ 206 mil, se tornaria a mais cara do grupo.

 

 

Estilo
Com exceção da Frontier, que tem lançamento mais recente, todas já passaram por uma remodelação frontal na atual geração, mais abrangente nos casos de S10 e Ranger. Mostram um desenho atual e bem de acordo com o que espera o público-alvo de picapes, mas a frente da Hilux não ficou tão harmoniosa.

 

Acabamento agrada mais na Ranger e na Hilux; a primeira é imbatível em itens de conveniência e assistência; volantes deveriam ter ajuste também em distância

 

Acabamento e conveniência
Os interiores têm bancos de couro (na S10, revestimento sintético que o simula), mas usam plásticos simples e rígidos — os de S10 e Frontier parecem de carros de um terço do preço. São bem dotados de conveniências, como apoios de braço centrais na frente e atrás, ar-condicionado automático, assistente de descida, aviso de qual porta está mal fechada, câmera traseira de manobras, controlador de velocidade, faróis automáticos e rebatimento elétrico dos retrovisores.

 

Recursos exclusivos da Ranger incluem assistentes de faróis e de faixa, controlador de distância à frente, leitor de placas de limite e frenagem autônoma de emergência

 

Vários recursos são exclusivos da Ranger: assistentes para comutação dos faróis e para evitar saída da faixa da via (a S10 alerta sem intervir na direção), controlador de distância à frente (ativo apenas de 20 km/h em diante), leitor de placas de limite de velocidade, limitador de velocidade, limpador de para-brisa automático, molas a gás para sustentar o capô, monitor de atenção do motorista (detecta sono ou desatenção pela análise de sua atuação no volante) e monitor de distância frontal com frenagem autônoma de emergência (a S10 alerta sem frear).

 

S10: assistências On Star e alertas para risco de colisão e para saída da faixa da via

 

Ranger: controlador de distância à frente e correção de trajetória na faixa; tem ainda monitor dos pneus (como S10), ajuste do apoio lombar e ar-condicionado de duas zonas (como Frontier)

 

Apenas a S10 tem aviso programável de excesso de velocidade, partida remota do motor e assistência On Star, que nessa versão abrange chamada de emergência em caso de acidente, auxílios para navegação e para recuperação do veículo roubado e diagnóstico a distância (há custo de renovação após o período incluso). A Frontier é a única com câmeras ao redor que formam imagem de 360 graus e teto solar com controle elétrico.

 

 

Chevrolet e Ford trazem comando a distância para abrir e fechar vidros, monitor de pressão de cada pneu e sensores de estacionamento à frente e atrás (só traseiro na Nissan, nenhum na Toyota). Frontier e Hilux vêm com dutos de ar para o banco traseiro e porta-copos em posição ideal junto aos difusores do painel. Na Ford e na Nissan, os para-sóis trazem espelhos iluminados (as outras nem espelho do lado do motorista têm) e o ar-condicionado tem duas zonas de ajuste. Ranger e Hilux dispõem de locais refrigerados, uma no console central, a outra no porta-luvas.

 

Frontier: câmeras com imagens de 360 graus e teto solar elétrico; saídas de ar traseiras (como Hilux), luz nos espelhos dos para-sóis e ar de duas zonas (como Ranger)

 

Hilux: alerta para uso dos cinco cintos e, como na Ranger, bloqueio do diferencial traseiro

 

As centrais de áudio oferecem amplas telas de 8 polegadas, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play — novidade na Hilux 2020, em lugar do espelhamento de telefone por aplicativo próprio — e navegador integrado. A da Toyota inclui TV digital (o carro avaliado tinha o sistema anterior). Pontos melhoráveis: a S10 vem sem chave presencial para acesso e partida e seu espaço para objetos é mínimo; na Frontier a função um-toque consta apenas da descida do vidro do motorista, o retrovisor interno não é fotocrômico e falta faixa degradê no para-brisa.

Próxima parte

 

Preços

S10RangerFrontierHilux
Sem opcionaisR$ 198.490R$ 192.790R$ 194.790R$ 188.990
Como avaliadoR$ 198.490R$ 192.790R$ 194.790R$ 188.990
CompletoR$ 200.240R$ 194.390R$ 194.790R$ 190.940
Preços sugeridos em 5/12/19 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

 

Equipamentos de série e opcionais

S10 High Country – Ajuste de altura do volante, ajuste elétrico do banco do motorista, alertas de risco de colisão frontal e de saída de faixa, ar-condicionado automático, assistência On Star, assistentes de descida e de partida em rampa; bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play, cobertura marítima de caçamba, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com abertura e fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, monitor individual de pressão dos pneus, partida remota do motor, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 18 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Ranger Limited – Ajuste de altura do volante, ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado automático de duas zonas, assistentes de descida, de faixa, de faróis e de partida em rampa; bancos de couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos para o motorista; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade e distância à frente, controle elétrico de vidros com abertura e fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, diferencial traseiro com bloqueio, faróis baixos de xenônio, faróis de neblina, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeiras infantis, frenagem autônoma de emergência, leitura de sinais de trânsito, monitor individual de pressão dos pneus, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 18 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Frontier LE – Ajuste de altura do volante, ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado automático de duas zonas, assistentes de descida e de partida em rampa, bancos de couro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmeras de 360 graus ao redor, central de áudio com tela de 8 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, diferencial traseiro autobloqueante, faróis automáticos de leds, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, rodas de alumínio de 18 pol, sensores de estacionamento traseiros, teto solar com controle elétrico.

Hilux SRV – Ajuste de altura e distância do volante, ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado automático, assistentes de descida e de partida em rampa, bancos de couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos para o motorista; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol, TV digital e integração a Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, diferencial traseiro com bloqueio, faróis automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, rodas de alumínio de 18 pol. Garantia – Três anos (cinco na Ranger) sem limite de quilometragem.

Próxima parte