JAC T6, Peugeot 2008 e Duster: um preço, três tamanhos

JAC T6
Peugeot 2008 Griffe THP

 

Renault Duster Dynamique

 

Oferecido em pacote fechado com o motor THP, o 2008 custa cerca de R$ 3 mil a mais que os concorrentes em suas opções mais equipadas

 

Preços

T6

2008

Duster

Sem opcionais69.99079.59072.990
Como avaliado75.99079.59077.040
Completo75.99081.18078.640
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 3/8/15; menores preços em destaque; consulte os sites: T6, 2008, Duster

 

Custo-benefício

A JAC oferece o T6 em três configurações, mas as trata como pacotes de opcionais dentro de uma só versão, ao contrário das marcas francesas, que denominam os acabamentos de forma distinta (Allure e Griffe no 2008, apenas o segundo disponível com o motor turbo, e Expression e Dynamique no Duster, dos quais só este pode ter câmbio automático e motor de 2,0 litros). Por isso o preço inicial do modelo chinês, R$ 70 mil, é bem mais baixo que o dos adversários. Optar por esse T6 básico, no entanto, implicaria abrir mão de itens tão comuns hoje quanto rodas de alumínio, controle remoto de travas e faróis de neblina.

Na configuração em que os avaliamos, o Peugeot custa R$ 2.550 a mais que o Renault (diferença que aumenta em caso de câmbio manual) e R$ 3,6 mil acima do JAC. O que só o 2008 oferece nessa condição — além do motor mais potente — são itens de segurança, como controle de estabilidade e bolsas infláveis laterais e de cortina, e de conforto, entre eles ar-condicionado de duas zonas e teto envidraçado. Os outros dois ficam próximos em conteúdo, com comodidades menores a favor de um outro, como vimos nas páginas anteriores. Nosso julgamento é que o valor adicional pago pelo Peugeot justifica-se em termos de equipamentos.

 

JAC T6
Peugeot 2008 Griffe THP

 

Renault Duster Dynamique

 

Vencedor em 10 das 18 notas atribuídas, o Peugeot sai em vantagem do confronto, mas a escolha certa envolve pesar as prioridades de cada comprador

 

O 2008 supera os adversários em 10 dos 18 quesitos analisados nas notas: posição de dirigir, itens de conveniência, motor, desempenho, consumo, freios, direção, suspensão, segurança passiva e, até mesmo por esse leque de superioridades, também em custo-benefício. O T6 deixa os oponentes para trás apenas em espaço interno e porta-malas, enquanto o Duster não consegue sobressair em nenhum aspecto. No ponto de vista contrário, porém, o Peugeot fica em último lugar em espaço interno, porta-malas e estabilidade; o JAC, em suspensão e visibilidade; e o Renault, em estilo, acabamento, câmbio e segurança passiva.

Como fica claro, há um vencedor com folga na média de notas — o Peugeot 2008 — e certo equilíbrio entre os demais, mas a escolha certa a fazer é a que melhor atende às prioridades de cada comprador.

Interessados em um carro rápido, mais econômico, superior em segurança (apesar da estabilidade que decepciona) e com fartas conveniências têm no 2008 a opção certa, mas terão de aceitar restrições em espaço para ocupantes e bagagem e a imposição do câmbio manual, ao menos por enquanto. Os que preferem amplas acomodações, prezam um estilo atraente e também abdicam da caixa automática podem sair satisfeitos com o T6, pelo qual pagarão menos. Por fim, o Duster revela-se defasado e carente de aperfeiçoamentos mais consistentes que os recebidos na linha 2016, mas tem o trunfo do câmbio automático — mesmo que seja uma caixa anacrônica — e um conjunto equilibrado entre espaço, comportamento dinâmico e conforto ao rodar.

Mais Avaliações

 

 

Nossas notas

T6

2008

Duster

Estilo443
Acabamento443
Posição de dirigir343
Instrumentos444
Itens de conveniência343
Espaço interno534
Porta-malas534
Motor343
Desempenho353
Consumo343
Câmbio443
Freios343
Direção343
Suspensão254
Estabilidade434
Visibilidade344
Segurança passiva342
Custo-benefício343

Média

3,44

3,94

3,28

Posição

2°.

1°.

3°.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

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T62008Duster
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Ficha técnica

T6

2008

Duster

Motor

Posiçãotransversal
Cilindros4 em linha
Material do bloco/cabeçoteferro fundido/ alumínioalumínioferro fundido/ alumínio
Comando de válvulasduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro4, variação de tempo
Diâmetro e curso85 x 88 mm77 x 85,8 mm82,7 x 93 mm
Cilindrada1.997 cm³1.598 cm³1.998 cm³
Taxa de compressão10:110,2:111,2:1
Alimentaçãoinjeção multiponto sequencialinjeção direta, turbo, resfriador de arinjeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas.)155 cv a 6.000 rpm165 cv a 6.000 rpm143 cv a 5.750 rpm
Potência máxima (álc.)160 cv a 6.000 rpm173 cv a 6.000 rpm148 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas.)20,0 m.kgf a 3.500 rpm24,5 m.kgf a 1.750 rpm20,2 m.kgf a 4.000 rpm
Torque máximo (álc.)20,6 m.kgf a 3.500 rpm24,5 m.kgf a 1.750 rpm20,9 m.kgf a 4.000 rpm
Potência específica (gas./álc.)77,6/80,1 cv/l103,3/108,3 cv/l71,6/74,1 cv/l

Transmissão

Tipo de câmbio e marchasmanual / 5manual / 6automático / 4
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª.3,62 / 9 km/h3,54 / 9 km/h3,51 / 11 km/h
2ª.2,05 / 15 km/h1,92 / 16 km/h1,93 / 19 km/h
3ª.1,39 / 22 km/h1,33 / 23 km/h1,29 / 29 km/h
4ª.1,03 / 30 km/h1,03 / 30 km/h0,92 / 40 km/h
5ª.0,84 / 37 km/h0,82 / 38 km/hNA
6ª.NA0,68 / 46 km/hNA
Relação de diferencial4,293,903,48
Regime a 120 km/h3.250 rpm (5ª.)2.600 rpm (6ª.)3.000 rpm (4ª.)
Regime à vel. máxima informada (gas./álc.)5.050 rpm (5ª.)5.400/5.500 rpm (5ª.)5.850/6.050 rpm (3ª.)
Traçãodianteira

Freios

Dianteirosa disco ventilado (ø ND)a disco ventilado (283 mm ø)a disco ventilado (269 mm ø)
Traseirosa disco (ø ND)a disco (249 mm ø)a tambor (229 mm ø)
Antitravamento (ABS)sim

Direção

Sistemapinhão e cremalheira
Assistênciaelétricahidráulica
Diâmetro de giro11,0 m11,2 m10,7 m

Suspensão

Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraindep., multibraço, mola helicoidaleixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es)dianteiro e traseiro

Rodas

Dimensões6,5 x 17 pol6 x 16 pol16 pol
Pneus225/60 R 17 H205/60 R 16 H215/65 R 16 T

Dimensões

Comprimento4,475 m4,159 m4,329 m
Largura1,84 m1,739 m1,822 m
Altura1,67 m1,583 m1,683 m
Entre-eixos2,645 m2,542 m2,674 m
Bitola dianteira1,59 m1,48 m
Bitola traseira1,59 m1,49 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx)ND0,350,402

Capacidades e peso

Tanque de combustível60 l55 l50 l
Compartimento de bagagem505 l355 l475 l
Peso em ordem de marcha1.505 kg1.231 kg1.294 kg
Relação peso-potência (gas./álc.)9,7/9,4 kg/cv7,5/7,1 kg/cv9,0/8,7 kg/cv

Garantia

Prazo6 anos sem limite de quilometragem3 anos sem limite de quilometragem

Carros avaliados

Ano-modelo20152016
PneusGiti Comfort SUV 520Goodyear Efficient Grip SUVBridgestone Dueler H/T
Quilometragem inicial9.000 km1.500 km5.000 km
Dados dos fabricantes; NA = não aplicável; ND = não disponível