Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

JAC T6, Peugeot 2008 e Duster: um preço, três tamanhos

10/08/2015
in Avaliação, Comparativo, JAC, Peugeot, Renault

JAC T6 vs. Peugeot 2008 vs. Renault Duster

 

Por valores semelhantes, três utilitários esporte oferecem graus distintos de espaço, comodidade e desempenho

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Existem diferentes formas de escolher um novo carro. Pode-se selecionar dentro de uma categoria e de uma faixa de preço, como costumamos fazer para compor nossos comparativos, mas há quem fixe apenas um teto de valor e analise opções as mais variadas. No caso de utilitários esporte, essa variedade hoje inclui modelos de diversos tamanhos que acabam competindo na mesma faixa de preço.

Tome-se como exemplo a região de R$ 75 mil a R$ 80 mil. Dentro desse limite você leva para casa uma novidade nacional, o Peugeot 2008 Griffe THP, que mede 4,16 metros de comprimento e tem motor turboalimentado de 1,6 litro com potência de até 173 cv. Por valor semelhante a Renault oferece o consagrado Duster Dynamique com motor de 2,0 litros e 148 cv e câmbio automático — um modelo maior, de 4,33 m, e que acaba de receber evoluções. Não se decidiu? Considere então que a mesma faixa permite subir de categoria em termos de porte e chegar ao chinês JAC T6, de 4,47 m, com motor de 2,0 litros e 160 cv.

 

JAC T6
Peugeot 2008 Griffe THP
Renault Duster Dynamique

 

JAC T6

Peugeot 2008 Griffe THP

Renault Duster Dynamique

4,47 m 4,16 m 4,33 m
155/160 cv 165/173 cv 143/148 cv
R$ 75.990 R$ 79.590 R$ 77.040
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

Como se vê, fugimos dessa vez ao rigor dos quatro “Ps” para comparar utilitários esporte que apresentam tanto semelhanças quanto contrastes. Nem mesmo em proposta de uso eles se equivalem, pois o T6 busca um comprador mais familiar que o do 2008, com o Duster no meio do caminho. Em porte, a diferença entre o maior (JAC) e o menor (Peugeot) chega a 31 centímetros no comprimento, enquanto a distância entre eixos do Renault supera em 13 cm a do Peugeot.

Alguma proximidade pode ser vista em potência: a faixa de 148 a 173 cv (com álcool) ou 143 a 165 cv (com gasolina) faz dessas opções as mais potentes que se pode comprar na faixa de preço. Como vimos, eles obtêm tais valores de diferentes formas, com turbo e injeção direta no 2008 e com maior cilindrada nos outros dois, sendo todos flexíveis em combustível e dotados de quatro válvulas por cilindro.

 



 

O que realmente os coloca no mesmo leque de opções é o preço. Com câmbio manual o Duster Dynamique 2,0 parte de R$ 73 mil, ante R$ 79.590 do 2008 Griffe THP e R$ 70 mil do T6. Opcionais levavam o Renault a R$ 77.040 (incluindo o câmbio automático) e o JAC a R$ 76 mil, enquanto o Peugeot não oferece mais opções (salvo pelas pinturas especiais, que não entram no cálculo). Assim, do mais barato ao mais caro o valor sobe menos de 5% nas condições em que foram avaliados..

Por que o câmbio diferente no Duster? Nossa ideia original ao solicitá-lo ao fabricante era a comparação ao 2008 aspirado, ao Honda HR-V e ao Jeep Renegade, todos com caixa automática e preço ao redor de R$ 80 mil. Contudo, nem a Peugeot pôde emprestar a versão desejada, nem a Jeep, que cedeu um carro cerca de R$ 30 mil mais caro, o qual confrontamos apenas ao HR-V em comparativo anterior. A pauta teve de ser revista e assim optamos por incluir o T6, que só vem ao Brasil com caixa manual.

Próxima parte

 

  • Concepção e estilo
  • Conforto e conveniência
  • Equipamentos de série e opcionais
  • Mecânica, comportamento e segurança
  • Desempenho e consumo
  • Comentário técnico
  • Preços
  • Custo-benefício
  • Nossas notas
  • Ficha técnica

 

Page 1 of 6
12...6Next
Tags: 20082008 GriffeavaliaçãoAvaliação CompletacomparativoDusterDuster DynamiqueJACJAC T6PeugeotRenaultutilitário esporte

Related Posts

Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?
Avaliação

Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

05/03/2021
208
Peugeot

Peugeot 208 (segunda geração)

05/03/2021
T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

05/03/2021
Nissan Kicks aposta no desenho para a briga dos SUVs
Nissan

Nissan Kicks

05/03/2021
Dacia lança Spring, seu Kwid com motor elétrico de 44 cv
Notícias

Renault terá cinco novidades no Brasil: saiba as mais cotadas

05/03/2021
Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390
Fora de estrada

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

02/03/2021

Pesquise no site

Notícias

Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações

Teste do Leitor: opiniões de Onix, novo 208, T-Cross, Kicks e mais

05/03/2021
Suzuki Jimny 2022 muda pouco e parte de R$ 101 mil

Suzuki Jimny 2022 muda pouco e parte de R$ 101 mil

05/03/2021
Porsche Taycan Cross Turismo, perua elétrica com até 761 cv

Porsche Taycan Cross Turismo, perua elétrica com até 761 cv

04/03/2021
Honda Legend dirige sozinho em certas condições no Japão

Honda Legend dirige sozinho em certas condições no Japão

04/03/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

O Carro: cinco volumes e 1.100 páginas com os melhores da história

O Carro: cinco volumes e 1.100 páginas com os melhores da história

05/03/2021
Kadett GS e GSi Conversível: revistas com o esportivo da GM

Kadett GS e GSi Conversível: revistas com o esportivo da GM

05/03/2021
Quatro Rodas 1975 a 1979: Passat, Alfa 2300, Opala, Galaxie e mais

Quatro Rodas 1975 a 1979: Passat, Alfa 2300, Opala, Galaxie e mais

05/03/2021
Scania: livro com caminhões, ônibus, carros e até tanques de guerra

Scania: livro com caminhões, ônibus, carros e até tanques de guerra

05/03/2021

Avaliações

Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

05/03/2021
Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020

Teste do Leitor

Chevrolet Onix Plus 2020: versões, conteúdo e preços
Chevrolet

Chevrolet Onix Plus

05/03/2021
208
Peugeot

Peugeot 208 (segunda geração)

05/03/2021
T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

05/03/2021
Nissan Kicks aposta no desenho para a briga dos SUVs
Nissan

Nissan Kicks

05/03/2021
VW Polo: motor TSI e eletrônica a bordo são destaques
Volkswagen

Volkswagen Polo (segunda geração)

05/03/2021
Mercedes traz C450 AMG com 367 cv e tração integral
Mercedes-Benz

Mercedes-Benz Classe C (todas as gerações)

05/03/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade