Hyundai HB20: bom o bastante para vencer o VW Polo?

Motores similares em concepção, com maior torque e operação mais suave no Polo, mas o leve HB20 foi mais rápido para acelerar e consumiu um pouco menos

 

Motor e desempenho
As duas marcas buscaram a mesma fórmula para os motores: três cilindros, 1,0 litro, turbocompressor e injeção direta — esta uma novidade no HB20. O Polo ficou mais potente que o rival com álcool (128 cv ante 120), mas menos com gasolina (116 cv); já o torque de 20,4 m.kgf supera o de 17,5 m.kgf do oponente por boa margem.

 

 

O menor peso favorece o Hyundai em acelerações, como ao fazer de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos (ótima marca, só 1,1 s atrás de um Honda Civic Si de 208 cv!) contra 10,4 s do adversário, ambos com gasolina. Nas retomadas houve maior equilíbrio graças ao torque superior do Volkswagen. Os motores pouco demonstram a oscilação típica dos três-cilindros, mais notada no HB20 em marcha-lenta e acima de 5.000 rpm. O Polo pareceu mais silencioso de modo geral.

As transmissões estão bem calibradas e permitem mudanças manuais pela alavanca ou comandos no volante. No Hyundai, em modo manual, a caixa não faz reduções ao acelerar até o fim e pode pegar o motorista de surpresa em emergência. Apenas a do Polo oferece programa esportivo, boa opção para deixar o motor “acordado” (o modo normal insiste em rotações baixas) e para obter freio-motor ao desacelerar, mas exagera na força de tração em marcha-lenta — desconforto atenuado pela passagem automática a ponto-morto nas paradas.

 

Boas transmissões automáticas de seis marchas com comandos junto ao volante; faróis elipsoidais no Hyundai, mas a ambos faltam luzes diurnas de leds

 

Consumo
Até que enfim, um HB20 automático e econômico! O motor turbo fez milagres pelo Hyundai, que consumiu pouco menos que o Polo nos três trajetos de medição e chegou a ótimos 16 km/l de gasolina no trecho urbano leve — o modelo anterior de 1,6 litro fizera apenas 12,1 km/l. Agora os dois carros estão muito bem nesse aspecto.

 

O menor peso favorece o HB20 em acelerações, como ao fazer de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos (só 1,1 s atrás de um Honda Civic Si de 208 cv) contra 10,4 s do Polo

 

Comportamento dinâmico
Ambos mostram boa estabilidade, com tendência a sair de frente no limite, mas o HB20 pode ser provocado para soltar a traseira, em uma atitude que diverte o motorista mais experiente — o controle eletrônico de estabilidade, de série em ambos, não atrapalha por só atuar quando realmente necessário. Conforto, porém, não é o forte dessas suspensões: transmitem mais os impactos do que deveriam e a frente cede muito nas lombadas. Pior no HB20, em que os amortecedores traseiros ficaram um tanto duros (curioso, pois anos atrás eram macios em excesso), pequenos defeitos do piso fazem o carro todo tremer e a frente dá pancada seca ao passar rápido por lombadas baixas.

A adoção de assistência elétrica deixou a direção do Hyundai tão agradável quanto a do Volkswagen, leve em manobras e precisa em velocidade. Os freios estão bem dimensionados em ambos, com vantagem ao Polo pelos discos na traseira; no HB20 o pedal poderia ser mais leve. O Polo traz sistema de frenagem automática pós-colisão, que retém o carro após um acidente para evitar novo impacto.

 

São carros de boa estabilidade, com restrições ao conforto de rodagem, sobretudo no HB20; bolsas infláveis laterais dianteiras e fixações Isofix são de série

 

Segurança passiva
Nas versões avaliadas o conteúdo de proteção dos ocupantes equivale-se: bolsas infláveis frontais e laterais dianteiras, fixações Isofix para cadeira infantil, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas — itens inéditos no HB20.

 

 

Custo-benefício
O Polo leva grande vantagem em preço básico (R$ 6,4 mil), por não se tratar da versão de topo, mas precisa receber opcionais para ficar próximo ao HB20 em equipamentos. O avaliado tinha o pacote Tech II e rodas de 16 pol, com os quais ficava apenas R$ 1,9 mil mais barato que o adversário (este não oferece opções). Vale lembrar que a Hyundai oferece versões desde R$ 67.190 com esse conjunto motor-transmissão, enquanto a gama da Volkswagen parte mesmo dos R$ 71.560 do Comfortline.

O conteúdo dos carros avaliados é semelhante: o HB20 traz itens a mais como alertas de distância frontal e de saída de faixa e tela maior na central de áudio, e o Polo, conveniências como limpador e ar-condicionado automáticos, enquanto os recursos de segurança se equivalem. Contudo, o Volkswagen recebeu notas melhores em três quesitos (o Hyundai, em apenas um) e ainda custa menos, o que lhe rende melhor nota também em custo-benefício. Conclusão: o HB20 melhorou na nova geração, sobretudo com o eficiente motor turbo e os itens de conveniência, mas ainda não alcançou o conjunto equilibrado e cheio de qualidades do concorrente.

Mais Avaliações

 

Nossas notas

HB20Polo
Estilo34
Acabamento e conveniência44
Posto do motorista34
Espaço interno33
Porta-malas33
Motor e desempenho54
Consumo44
Comportamento dinâmico34
Segurança passiva44
Custo-benefício34
Média3,53,8
Posição2°.1°.
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Desempenho e consumo

HB20Polo
Aceleração
0 a 100 km/h9,3 s10,4 s
0 a 120 km/h12,9 s14,6 s
0 a 400 m16,6 s17,3 s
Retomada*
60 a 100 km/h6,1 s6,0 s
60 a 120 km/h9,9 s10,3 s
80 a 120 km/h7,1 s7,5 s
Consumo
Trajeto leve em cidade16,0 km/l15,6 km/l
Trajeto exigente em cidade8,5 km/l8,1 km/l
Trajeto em rodovia14,9 km/l14,7 km/l
Testes com gasolina; *reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

HB20Polo
Motor
Posiçãotransversaltransversal
Cilindros3 em linha3 em linha
Comando de válvulasduplo no cabeçoteduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro4, variação de tempo4, variação de tempo
Diâmetro e curso71 x 84 mm74,5 x 76,4 mm
Cilindrada998 cm³999 cm³
Taxa de compressão10,5:111,5:1
Alimentaçãoinjeção direta, turbo, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.)120 cv a 6.000 rpm116/128 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.)17,5 m.kgf a 1.500 rpm20,4 m.kgf de 2.000 a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchasautomática, 6automática, 6
Traçãodianteiradianteira
Freios
Dianteirosa disco ventiladoa disco ventilado
Traseirosa tambora disco
Antitravamento (ABS)simsim
Direção
Sistemapinhão e cremalheirapinhão e cremalheira
Assistênciaelétricaelétrica
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraeixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões5,5 x 15 pol6 x 16 pol
Pneus185/60 R 15195/55 R 16
Dimensões
Comprimento3,94 m4,057 m
Largura1,72 m1,751 m
Altura1,47 m1,468 m
Entre-eixos2,53 m2,565 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível50 l52 l
Compartimento de bagagem300 l300 l
Peso em ordem de marcha1.091 kg1.147 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima190 km/h187/192 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h10,7 s10,1/9,6 s
Consumo em cidade12,2/8,6 km/l11,6/8,0 km/l
Consumo em rodovia13,9/10,3 km/l14,1/9,8 km/l
Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro