Honda WR-V e Hyundai HB20X: compensa pagar mais?

WR-V
WR-V
HB20X
HB20X

O HB20X obteve aceleração superior, mas há equilíbrio nas retomadas; em consumo urbano, vantagem expressiva para o WR-V, até 25% mais econômico

 

 

Desempenho e consumo

A melhor relação peso-potência garante ao HB20X acelerações pouco mais rápidas, caso do 0-100 km/h em 10,3 segundos, menos 0,5 s que no rival. Curiosamente, no 0-120 sua vantagem diminui para 0,2 s, sinal de que a transmissão CVT do WR-V é mais eficiente no ganho de velocidade nessa faixa.

Acelerado a fundo, o Hyundai gira até 2.400 rpm com freio acionado (estol da transmissão) e faz mudanças automáticas a 6.200 rpm (200 acima do pico de potência). O Honda aceita até 2.000 rpm; ao partir, demora a alcançar 6.000 rpm (por volta de 90 km/h), ponto de maior potência, e ali fica enquanto sobe a velocidade.

Caixas CVT são mais eficientes em retomadas, tanto pela agilidade em reduzir a relação quanto por não depender de marchas definidas: uma vez atingida a rotação ideal, podem mantê-la constante. Isso explica o empate técnico entre os dois carros, com diferenças de até 0,3 s ora a favor de um, ora de outro. Vale notar que foram medidos com álcool, com o qual os recebemos das fábricas; se usassem gasolina, a expectativa é de maior perda no Hyundai (que abre mão de 6 cv) que no Honda (1 cv).

Os testes de consumo, por outro lado, foram feitos com gasolina e mostraram clara vantagem do WR-V nos trajetos urbanos (entre 19% e 25% a mais com um litro) e sutil no rodoviário (2% mais econômico). Ao analisar o comportamento dos carros nos percursos, nota-se que a CVT consegue manter o motor do Honda em baixos giros no uso urbano, mas recorre a rotações bem mais altas em rodovia: as 2.000 rpm a 120 km/h em piso plano sobem a até 3.500 rpm a cada subida, e nosso trajeto tem muitas delas.

Nas mesmas condições o HB20X manteve-se em sexta marcha (2.800 rpm) por quase todo o percurso, o que o aproximou do concorrente — presumimos também que tenha melhor aerodinâmica. Assim, a autonomia do Hyundai é maior em rodovia, mas menor em cidade.

 

WR-VHB20X
Aceleração
0 a 100 km/h10,8 s10,3 s
0 a 120 km/h15,1 s14,9 s
0 a 400 m18,3 s17,7 s
Retomada
60 a 100 km/h*8,2 s7,9 s
60 a 120 km/h*12,6 s12,6 s
80 a 120 km/h*9,7 s9,8 s
Consumo
Trajeto leve em cidade13,9 km/l11,7 km/l
Trajeto exigente em cidade7,6 km/l6,1 km/l
Trajeto em rodovia12,3 km/l12,1 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade563 km527 km
Trajeto exigente em cidade308 km275 km
Trajeto em rodovia498 km545 km
Testes efetuados com álcool (desempenho) e gasolina (consumo); *com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição

 

Dados dos fabricantes

WR-VHB20X
Velocidade máximaND180/185 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/hND11,7/11,2 s
Consumo em cidade11,7/8,1 km/l10,1/7,1 km/l
Consumo em rodovia12,4/8,8 km/l11,4/8,7 km/l
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

 

WR-V
WR-V
HB20X
HB20X

Altura de rodagem e recalibração de suspensão diferenciam estas versões do Fit e do HB20 comum; apenas a Hyundai compensou os pneus pelo diferencial

 

Ficha técnica

WR-VHB20X
Motor
Posiçãotransversal
Cilindros4 em linha
Material do bloco/cabeçotealumínio
Comando de válvulasno cabeçoteduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro4, variação de tempo (também levantamento no WR-V)
Diâmetro e curso73 x 89,4 mm77 x 85,4 mm
Cilindrada1.497 cm³1.591 cm³
Taxa de compressão11,4:112:1
Alimentaçãoinjeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.)115/116 cv a 6.000 rpm122/128 cv a 6.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.)15,2/15,3 m.kgf a 4.800 rpm16,0 m.kgf a 4.500 rpm/16,5 m.kgf a 5.000 rpm
Potência específica (gas./álc.)76,8/77,5 cv/l76,7/80,5 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchasautomática de variação contínuaautomática, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª.variação de 2,53 a 0,41 / variação de 10 a 59 km/h4,40 / 8 km/h
2ª.2,73 / 12 km/h
3ª.1,83 / 18 km/h
4ª.1,39 / 24 km/h
5ª.1,00 / 33 km/h
6ª.0,77 / 43 km/h
Relação de diferencial4,993,61
Regime a 120 km/h2.000 rpm*2.750 rpm (6ª.)
Regime à vel. máx. informadaND5.400/5.550 rpm (5ª.)
Traçãodianteira
*Na relação mais longa possível
Freios
Dianteirosa disco ventilado (262 mm ø)a disco ventilado (ø ND)
Traseirosa tambor (200 mm ø)a tambor (ø ND)
Antitravamento (ABS)sim
Direção
Sistemapinhão e cremalheira
Assistênciaelétrica
Diâmetro de giro10,6 m10,2 m
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraeixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es)dianteirodianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões6 x 16 pol5,5 x 16 pol
Pneus195/60 R 16 H
Dimensões
Comprimento4,00 m3,955 m
Largura1,734 m1,71 m
Altura1,599 m1,55 m
Entre-eixos2,555 m2,50 m
Bitola dianteira1,482 mND
Bitola traseira1,49 mND
Coeficiente aerodinâmico (Cx)ND
Capacidades e peso
Tanque de combustível45 l50 l
Compartimento de bagagem363 l300 l
Peso em ordem de marcha1.130 kg1.113 kg
Relação peso-potência (gas./álc.)9,8/9,7 kg/cv9,1/8,7 kg/cv
Garantia
Prazo3 anos sem limite de quilometragem5 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo20182017
PneusPirelli Cinturato P1Continental Conti Cross Contact LX
Quilometragem inicial5.000 km2.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível
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