Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Civic Touring vs. Corolla Hybrid: fórmulas de eficiência

04/02/2020
in Avaliação, Comparativo, Honda, Toyota

Turbo e injeção direta de um lado, sistema híbrido de outro: qual o melhor em economia, desempenho e custo-benefício?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Eficiência, hoje, é a palavra-chave na indústria de automóveis. Todos a perseguem, seja para atender aos anseios do consumidor — por economia ou consciência ambiental —, seja porque as normas de emissões de CO2 e de consumo estão mais severas dos dois lados do Oceano Atlântico.

Nem todo fabricante, porém, segue a mesma fórmula para obter um carro eficiente. Bom exemplo está nas versões de topo dos arquirrivais Honda Civic e Toyota Corolla: enquanto o primeiro recorre a turbocompressor e injeção direta, o outro inova com o primeiro sistema híbrido do mundo associado a motor flexível em combustível.

 

Civic
Corolla
Civic
Corolla

O Corolla ficou mais arrojado na nova geração, mas não o bastante para contrariar o público mais tradicional — risco que a Honda decidiu correr com o adversário

 

Já sabemos o que você pensou: o Corolla concorrente mais direto do Civic Touring, em potência, é o Altis com motor de 2,0 litros. No entanto, essa versão está ausente da frota de testes da Toyota (leia avaliação do XEI). Por isso, ao receber o Altis Hybrid, decidimos que o confronto ao Honda seria a oportunidade de analisar qual solução de eficiência obtém os melhores resultados — e, por extensão, qual o melhor entre esses sedãs médios que competem nos quatro cantos do mundo.

 



 

Estilo
Os desenhos externos refletem a diferença de perfil entre os carros: o Civic busca ousadia e esportividade, mesmo que possa desagradar a parte do público, enquanto o Corolla faz questão de não ofender seu cliente mais tradicional, ainda que se tenha modernizado nessa geração. É um detalhe, mas lamentamos as novas rodas do Touring, de aspecto bem mais simples que as anteriores.

 

Civic
Corolla
Civic
Corolla

Interior também mais ousado no Civic e com acabamento muito bom em ambos; no Corolla Hybrid os instrumentos digitais não incluem conta-giros

 

Acabamento e conveniência
O interior do Civic também tem formas mais ousadas, embora o do Corolla tenha evoluído. Ambos usam materiais plásticos de bom aspecto, apesar de rígidos, e couro nos bancos. O Honda agora oferece tom cinza, enquanto o Toyota combina marrom e marfim com ótimo efeito visual — como o tom claro fica em regiões sem contato com a calça, está menos propenso a manchas, mas também não contribui para amenizar o desconforto do calor tropical.

 

O Civic ganhou carregador de celular por indução e monitor de pressão dos pneus; o Corolla responde com assistentes de faixa e faróis e controlador de distância

 

Conveniências em comum incluem ar-condicionado automático de duas zonas, câmera traseira de manobras, chave presencial, limpador de para-brisa automático, para-brisa degradê, para-sóis com espelhos iluminados, retrovisores externos com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico e teto solar com controle elétrico. O espaço para objetos é mediano. O Honda tem a mais câmera no retrovisor direito (Lane Watch) com ótima visualização das faixas daquele lado, carregador de celular por indução (novidade em 2020), comando a distância para abrir e fechar vidros e teto, difusor de ar para o banco traseiro, freio de estacionamento com controle elétrico e retenção automática nas paradas, monitor de pressão dos pneus e sensores de estacionamento à frente e atrás.

O Toyota responde com assistentes de facho dos faróis e de manutenção na faixa da via, controlador de distância ao tráfego adiante e seletor de modos de condução (Normal, Eco e Power, além do EV para uso apenas elétrico). Além disso, adota mais comandos de girar para funções de áudio e ar-condicionado, o que facilita o uso. As centrais de áudio têm ampla tela (8 polegadas no Corolla, 7 no Civic), integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e duas tomadas USB. A do Civic traz navegador integrado.

 

Civic: tela de 7 pol com navegador, monitor de pneus, carregador de celular sem fio, câmera no retrovisor direito, difusores para o banco traseiro, freio de mão elétrico

 

Corolla: tela de 8 pol com mostrador de energia, controlador de distância, assistentes de faixa e de faróis, seletor de modos de condução, dois tons no acabamento

 

Posto do motorista
À parte a posição mais baixa e esportiva no Civic, encontra-se bom conforto nos dois carros, com volante ajustável em altura e distância, banco bem definido e dotado de ajuste elétrico, que só no Honda inclui o apoio lombar e sua altura. No Corolla Hybrid os instrumentos usam tela digital, de melhor aspecto que nas demais versões, com poucas configurações. Há um interessante mostrador de fluxo de energia, mas falta conta-giros. O Touring fornece mais informações, incluindo pressão de turbo.

 


Teste do Leitor

 

Ambos trazem ótimos faróis com leds para ambos os fachos, luzes diurnas do mesmo tipo, faróis de neblina e repetidores laterais das luzes de direção. E têm boa visibilidade, com restrição mediana pelas colunas dianteiras. A favor do Corolla estão ajuste elétrico do facho dos faróis e luz traseira de neblina. Os retrovisores externos do Civic poderiam ser melhores.

 

Civic
Corolla

Ambos são espaçosos atrás, sobretudo para pernas, e oferecem ajustes elétricos do banco do motorista, que no Civic incluem apoio lombar

 

Espaço interno
As acomodações aos passageiros são bem parecidas nos dois: quatro adultos viajam bem, com ótimo espaço para as pernas atrás, mas apenas regular para a cabeça; um ocupante central sofre com o encosto e desloca os colegas para posições menos cômodas. Embora o perfil de teto do novo Corolla tenha prejudicado o acesso, exigindo mais atenção para não bater a cabeça, a situação do Civic é bem mais crítica.

Porta-malas
O Honda oferece excelente capacidade de bagagem de 519 litros, ante os bons 470 litros do Toyota, que tem o mérito de não perder espaço nessa versão híbrida. Os dois têm banco traseiro com encosto bipartido 60:40. Os estepes são de uso restrito: temporário (fino) no Honda e com pneu diferente dos outros no Toyota.

Próxima parte

 

Preços

Civic Corolla
Sem opcionais R$ 136.700 R$ 128.990
Como avaliado R$ 136.700 R$ 134.990
Completo R$ 138.200 R$ 136.940
Preços sugeridos em 4/2/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

 

Equipamentos de série e opcionais

• Civic Touring – Ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de saída em rampa, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina; câmera no retrovisor direito, câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e navegador; chave presencial para acesso e partida, comandos de trocas manuais no volante, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos de leds, fixação Isofix para cadeiras infantis, limpador de para-brisa automático, monitor de pressão dos pneus, rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento à frente e atrás, teto solar com controle elétrico, vetorização de torque, volante de couro com ajuste em altura e distância.

• Corolla Altis Hybrid – Ar-condicionado automático, assistentes de facho dos faróis e de manutenção na faixa, assistente de saída em rampa, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de joelhos do motorista e de cortina; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, controlador de velocidade e distância à frente, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos de leds com regulagem da altura, faróis e luz traseira de neblina, monitor frontal com frenagem automática, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, teto solar com controle elétrico, volante ajustável em altura e distância. Pacote opcional – Ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado de duas zonas, limpador de para-brisa automático, retrovisores com rebatimento elétrico, teto solar com controle elétrico.

• Garantia – 3 anos (Civic); 5 anos para o carro e 8 anos para bateria e sistema híbrido (Corolla) sem limite de quilometragem.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaCivicCivic TouringcomparativoCorollaCorolla AltisDesafiohíbridoHondaToyota

Related Posts

Citroën C5 X: a volta do C5 como um amplo hatch com híbrido de 225 cv
Notícias

Citroën C5 X: a volta do C5 como um amplo hatch com híbrido de 225 cv

12/04/2021
BMW M135i, M235i Gran Coupé e 745 LE ganham série Dark no Brasil
Notícias

BMW M135i, M235i Gran Coupé e 745 LE ganham série Dark no Brasil

12/04/2021
Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira
Avaliação

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

09/04/2021
Honda Accord híbrido vem ao Brasil com dois motores elétricos
Notícias

Honda Accord híbrido vem ao Brasil com dois motores elétricos

09/04/2021
Toyota revela novo GR 86, “irmão” do Subaru BRZ, agora com 235 cv
Notícias

Toyota revela novo GR 86, “irmão” do Subaru BRZ, agora com 235 cv

06/04/2021
Ultimate Edition: ainda mais requinte no Range Rover SV Autobiography
Fora de estrada

Ultimate Edition: ainda mais requinte no Range Rover SV Autobiography

06/04/2021

Pesquise no site

Notícias

Mercedes EQS: elétrico de luxo com até 516 cv e autonomia acima de 700 km

Mercedes EQS: elétrico de luxo com até 516 cv e autonomia acima de 700 km

15/04/2021
Seat Ibiza e Arona ganham retoques visuais e nova central de áudio

Seat Ibiza e Arona ganham retoques visuais e nova central de áudio

15/04/2021
Audi Q4 e Q4 Sportback nascem elétricos com versões de até 300 cv

Audi Q4 e Q4 Sportback nascem elétricos com versões de até 300 cv

14/04/2021
Kodiaq: “Tiguan” da Skoda, renovado, muda motor do esportivo RS

Kodiaq: “Tiguan” da Skoda, renovado, muda motor do esportivo RS

14/04/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Renault 19: catálogo francês com o esportivo 16S e outras versões

Renault 19: catálogo francês com o esportivo 16S e outras versões

15/04/2021
Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

14/04/2021
Auto Esporte: novas (e raras!) edições da revista dos anos 1960 e 1970

Auto Esporte: novas (e raras!) edições da revista dos anos 1960 e 1970

12/04/2021
Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

09/04/2021

Avaliações

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

09/04/2021
Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

05/03/2021
Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021

Teste do Leitor

Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações
Chevrolet

Chevrolet Onix (segunda geração)

19/03/2021
T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/03/2021
Peugeot 3008: bons argumentos para encarar Compass
Peugeot

Peugeot 3008 (ambas as gerações) e 5008

19/03/2021
Volkswagen Virtus: fotos e informações são reveladas
Volkswagen

Volkswagen Virtus

19/03/2021
Toyota Camry, agora como nos EUA, vem a R$ 190 mil
Toyota

Toyota Camry (todas as gerações)

19/03/2021
Hyundai Tucson (primeira geração)
Hyundai

Hyundai Tucson (primeira geração)

19/03/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade