Ford Ka vs. VW Up: até onde o turbo faz a diferença

Ford Ka SEL
Ford Ka SEL

 
Com poucas diferenças de conteúdo, o Ka (acima) sai por R$ 2 mil a menos: melhor relação entre preço e equipamentos que no Red Up

VW Red Up TSI
VW Red Up TSI

 

Preços

KaUp
Sem opcionais48.19048.690
Como avaliado48.19050.206
Completo49.49050.206
Preços públicos sugeridos das versões avaliadas, em reais, vigentes em 27/8/15; menores preços em destaque; consulte os sites: Ka, Up

 

Custo-benefício

Nas versões avaliadas, os dois carros são vendidos com bom conteúdo de série por preços bastante próximos (R$ 500 a mais no caso do TSI) e quase não oferecem opcionais, salvo pela pintura metálica no Ka e pelo sistema Maps & More no Up. Com essa opção o VW fica R$ 2 mil mais caro que o adversário e, apesar de alguns equipamentos adicionais (como navegador, bancos de couro sintético e sensores de estacionamento traseiros), continua devendo ao Ford o controle de estabilidade. Portanto, entendemos que a relação entre conteúdo e preço é favorável ao Ka.

Item por item (veja as notas abaixo), o Up mostrou-se superior em porta-malas, motor, desempenho, consumo e segurança passiva, mas perdeu em estilo, acabamento, itens de conveniência, espaço interno, direção, suspensão e estabilidade. Ao fim, a soma de pontos indica a vantagem mínima (um) para o Ka, vitória tão apertada que não se pode apontar um deles como, simplesmente, melhor. Como acontece com frequência, a escolha certa envolve pesar cada aspecto e definir suas prioridades.

 

 

O que, nesse caso, ficou bastante simples. Se o carro deve ter acima de tudo um motor brilhante em desempenho e consumo, fique com o Up: não existe nada parecido hoje na categoria e, em ambos os aspectos, sua vantagem sobre o concorrente é clara. Por outro lado, se você valoriza mais em um automóvel quesitos internos como acabamento, espaço para os passageiros e conforto, assim como qualidades dinâmicas como uma suspensão bem calibrada, a opção certa é o Ka.

É de se imaginar como ficaria a carroceria mais agradável e o equilibrado conjunto de chassi do Ford com o excelente motor do VW. Por ironia, a marca do oval azul oferece algo semelhante no exterior (o Ecoboost de 1,0 litro com turbo e até 125 cv), mas ainda não julgou que o Brasil mereça essa opção em sua linha. Até que esse erro estratégico seja revisto, o comprador terá de considerar os prós e contras de cada modelo e abrir mão de algumas qualidades para escolher a opção mais interessante para si.

Mais Avaliações

 

Nossas notas

Ka

Up

Estilo43
Acabamento43
Posição de dirigir33
Instrumentos44
Itens de conveniência32
Espaço interno32
Porta-malas34
Motor45
Desempenho45
Consumo35
Câmbio55
Freios44
Direção54
Suspensão43
Estabilidade54
Visibilidade33
Segurança passiva34
Custo-benefício44

Média

3,78

3,72

Posição

1º.

2º.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

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KaUp
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Ficha técnica

KaUp
• Motor
Posiçãotransversal
Cilindros4 em linha3 em linha
Material do bloco/cabeçote´alumínio
Comando de válvulasduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro4, variação de tempo
Diâmetro e curso79 x 76,4 mm74,5 x 76,4 mm
Cilindrada1.499 cm³999 cm³
Taxa de compressão11:110,5:1
Alimentaçãoinjeção multiponto sequencialinjeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.)105 cv a 6.500 rpm/110 cv a 5.500 rpm101/105 cv a 5.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.)14,5/14,8 m.kgf a 4.250 rpm16,8 m.kgf a 1.500 rpm
Potência específica (gas./álc.)70,0/73,4 cv/l101,1/105,1 cv/l
• Transmissão
Tipo de câmbio e marchasmanual / 5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª.3,85 / 7 km/h3,77 / 8 km/h
2ª.2,04 / 14 km/h2,10 / 15 km/h
3ª.1,28 / 22 km/h1,28 / 25 km/h
4ª.0,95 / 29 km/h0,93 / 34 km/h
5ª.0,76 / 36 km/h0,74 / 42 km/h
Relação de diferencial4,073,63
Regime a 120 km/h (5ª.)3.300 rpm2.800 rpm
Regime à vel. máx. informada (gas./álc.)ND5.400/5.450 rpm (4ª.)
Traçãodianteira
• Freios
Dianteirosa disco ventilado (ø ND)a disco ventilado (256 mm ø)
Traseirosa tambor (ø ND)a tambor (200 mm ø)
Antitravamento (ABS)sim
• Direção
Sistemapinhão e cremalheira
Assistênciaelétrica
Diâmetro de giroND9,8 m
• Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraeixo de torção
Estabilizador(es)dianteiro
• Rodas
Dimensões6 x 15 pol5,5 x 15 pol
Pneus195/55 R 15185/60 R 15
• Dimensões
Comprimento3,886 m3,645 m
Largura1,695 m1,645 m
Altura1,525 m1,504 m
Entre-eixos2,491 m2,421 m
Bitola dianteiraND1,423 m
Bitola traseiraND1,424 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx)ND0,367
• Capacidades e peso
Tanque de combustível52 l50 l
Compartimento de bagagem257 l285 l
Peso em ordem de marcha1.034 kg1.000 kg
Relação peso-potência (gas./álc.)9,8/9,4 kg/cv9,9/9,5 kg/cv
• Garantia
Prazo3 anos sem limite de quilometragem
• Carros avaliados
Ano-modelo20152016
PneusPirelli Cinturato P7Hankook Optimo K415
Dados do fabricante; ND = não disponível