Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Ford Ka vs. VW Up: até onde o turbo faz a diferença

03/09/2015
in Avaliação, Comparativo, Ford, Volkswagen

Ford Ka SEL vs. VW Red Up TSI

 

Os dois novos compactos reencontram-se em versões mais potentes: o que o pacote TSI pode fazer pelo Volkswagen contra o Ford?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Foi-se o tempo em que turbocompressor era um recurso destinado à esportividade, ao desempenho apenas de médias para altas rotações, tendo como preços um funcionamento menos irregular e alto consumo de combustível. De 10 ou 15 anos para cá, esse método de superalimentação vem ganhando emprego frequente como solução para aumentar a eficiência, ou seja, produzir mais potência a partir de um motor de menor cilindrada com economia — o que em inglês se convencionou chamar de downsizing, redução de tamanho.

Embora o Volkswagen Up TSI — como a marca identifica sua nova versão com turbo e injeção direta de combustível — mantenha a cilindrada de 1,0 litro do modelo vendido aqui desde o ano passado, o efeito descrito acima aplica-se bem ao pequeno carro fabricado em Taubaté, SP: O motor revitalizado aparece como válida alternativa a uma unidade de cilindrada pelo menos 50% maior, que talvez não coubesse em seu compacto cofre.

 

Ford Ka SEL
VW Red Up TSI

 

Ford Ka SEL 1,5

Volkswagen Red Up TSI 1,0

3,88 m 3,60 m
105/110 cv 101/105 cv
R$ 48.190 R$ 50.206
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

De fato, tem sido usual nos carros pequenos nacionais oferecer um motor de 1,0 litro e outro com 1,4 a  1,6 litro, como faz a Ford com o Ka, que dispõe de um 1,5. No Up a fórmula foi outra e, apesar de não parecer em termos de potência, o motor ganhou fôlego ainda maior do que uma versão de 1,6 litro conseguiria com o mesmo desenvolvimento do 1,0 básico — essa alternativa existe na linha VW dentro da mesma família de motores EA-211.

Afinal, a opção pela tecnologia de ponta rende dividendos ao Up ou é apenas argumento comercial? Aproveitamos a cessão do TSI para avaliação completa logo após o lançamento (o que deveria ser seguido pelos demais fabricantes) para um novo comparativo com o Ka, dessa vez entre as versões mais potentes.

 

 

À parte a diferença de cilindrada, que o VW compensa pela superalimentação, eles são plenamente comparáveis nos quatro “Ps”. Têm a mesma proposta de uso: hatches compactos de cinco portas com desempenho suficiente para uso urbano e rodoviário, mas de espaço exíguo para a família e sua bagagem, prestando-se melhor a solteiros e casais sem filhos. Em porte o Ka é pouco maior, com 28 centímetros a mais em comprimento e 7 cm em distância entre eixos.

Os recursos técnicos permitem ao VW obter potência de 101 cv com gasolina e 105 com álcool, ante 105 e 110 cv do Ford que, no entanto, tem menos torque em um motor de cilindrada 50% maior. Enfim, há equilíbrio em preço: o Ka SEL 1,5 custa R$ 48,2 mil e o Red Up TSI parte de R$ 48,7 mil, chegando a R$ 50,2 mil como avaliado. Ambos podem ser adquiridos com a mesma mecânica em acabamentos mais simples: o Ford em versões SE (R$ 43,1 mil) e SE Plus (R$ 45,2 mil) e o VW nas opções Move Up (R$ 43,4 mil), Cross Up (R$ 47,1 mil) e High Up (R$ 48,1 mil), além da edição especial Speed Up (R$ 50 mil).

Próxima parte

 

  • Concepção e estilo
  • Conforto e conveniência
  • Equipamentos de série e opcionais
  • Mecânica, comportamento e segurança
  • Desempenho e consumo
  • Comentário técnico
  • Preços
  • Custo-benefício
  • Nossas notas
  • Ficha técnica

 

Page 1 of 6
12...6Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletacomparativoFordKaKa SELRed UpturboUpUp TSIVolkswagen

Related Posts

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch
Fora de estrada

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Novo VW Tiguan R-Line ganha motor de 245 cv do Golf GTI
Fora de estrada

Novo VW Tiguan R-Line ganha motor de 245 cv do Golf GTI

22/02/2021
VW Kombi: propagandas da “corujinha”, a primeira geração
Livros e revistas Volkswagen

VW Kombi: propagandas da “corujinha”, a primeira geração

22/02/2021
T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Ford Ka (primeira geração)
Ford

Ford Ka (primeira geração)

19/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

25/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021
Volvo XC40 híbrido de 262 cv ganha versões mais acessíveis

Volvo XC40 híbrido de 262 cv ganha versões mais acessíveis

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Citroën: um livro com mais de 80 anos de sua história

Citroën: um livro com mais de 80 anos de sua história

25/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Suzuki Vitara começa em R$ 84 mil e oferece turbo
Suzuki

Suzuki Vitara (geração atual)

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade