Ecosport vs. 2008: aventura e descanso ao pé esquerdo

Ecosport: mostradores simples, tela de áudio pequena, comandos por voz, ajuste de apoio lombar, todos os vidros com função um-toque e comando a distância, porta-óculos

 

Cabe correção a alguns itens pela Peugeot: a alavanca incomum do freio de estacionamento é muito pesada e pouco ergonômica (por que inventar moda para pior?), os difusores de ar centrais ficam baixos (culpa da prioridade à tela de áudio), ainda é preciso usar chave para a tampa do tanque de combustível, a parte traseira da cabine fica às escuras (o rival tem luz no centro) e o comando de controlador e limitador de velocidade, escondido atrás do volante, torna difícil saber como operar seus vários botões. No Ford os difusores dificultam direcionar o ar frio para fora dos ocupantes. Nos dois faltam alças de teto na frente (também atrás no Eco) e difusores de ar para o banco traseiro.

Em termos de espaço, ambos apresentam limitações: são estreitos demais para três adultos atrás e apenas razoáveis em acomodação das pernas. O Ecosport acomoda melhor esses ocupantes quanto à altura útil (prejudicada no 2008 pela reserva de espaço para recolher o forro do teto) e à forma do banco, que no adversário usa assento muito curto. No caso de passageiros de pequeno porte, o central encontra conforto aceitável nos dois.

 

2008: grafia congestionada, teto envidraçado (com forro melhorável), tela ampla e tátil com navegador, limitador de velocidade, faróis e limpador de para-brisa automáticos

 

Há empate técnico na capacidade de bagagem, de 362 litros no Ford e 355 no Peugeot. A favor do primeiro estão o banco traseiro todo bipartido 60:40 (no rival, apenas o encosto), o estepe integral com roda de alumínio e sua montagem externa, que traz facilidade de acesso mesmo com o compartimento carregado — no 2008 precisa-se remover eventual bagagem para chegar ao pneu, que é de medida diversa dos outros. Ainda, neste último a cobertura divisória não se ergue ao abrir a tampa.

 

 

Por outro lado, mesmo que um tanto pesada de erguer (agravado pela posição do suporte de placa, único ponto possível para se segurar), a quinta porta do Peugeot é mais prática de usar. No Ford a tampa articulada na lateral, em desuso por quase todo utilitário esporte, requer muito espaço atrás do carro para ser aberta e a mola a gás não permite parar a abertura em ponto parcial, um erro herdado da primeira geração.

 

Mesma capacidade de bagagem, acesso mais prático no Peugeot, estepe à mão no Ford

 

Equipamentos de série e opcionais

 Ecosport2008
Ajuste de altura dos bancos mot./pas.S/NDS/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas.S/NDND
Ajuste do volante em altura/distânciaS/SS/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas.NDND
Ajuste elétrico dos retrovisoresSS
Alarme antifurto/controle a distânciaS/SS/S
AquecimentoSS
Ar-condicionado/controle automático/zonasS/NDS/S/2
Bancos/volante revestidos em couroS/SS/S (1)
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinasS/S/SS/S/S
Câmbio automático/automatizadoND/SS/ND
Câmera traseira para manobrasNDND
Cintos de três pontos, todos os ocupantesSS
Computador de bordoSS
Conta-girosSS
Controlador/limitador de velocidadeS/NDS/S
Controle de tração/estabilidadeS/SND
Controle elétrico dos vidros diant./tras.S/SS/S
Controles de áudio no volanteSS
Direção assistidaSS
Encosto de cabeça, todos os ocupantesSS
Faróis com lâmpadas de xenônioNDND
Faróis de neblinaSS
Faróis/limpador de para-brisa automáticoNDS/S
Freios antitravamento (ABS)SS
Interface Bluetooth para telefone celularSS
Limpador/lavador do vidro traseiroSS
Luz traseira de neblinaNDS
Navegador por GPSNDS
Rádio com toca-CDs/MP3S/SND/S
Repetidores laterais das luzes de direçãoSS
Retrovisor interno fotocrômicoNDND
Rodas de alumínioSS
Sensores de estacionamento diant./tras.ND/SS/S
Teto solar/comando elétricoNDS/S (2)
Travamento central das portasSS
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; (1) couro parcial nos bancos; (2) teto envidraçado fixo com controle elétrico do forro
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