Cronos, City e Virtus: três idiomas em sedã compacto

Fiat Cronos Precision instr
Fiat Cronos Precision det12
Fiat Cronos Precision det02
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Cronos: mostrador digital com muitas funções no quadro, monitor de pressão de pneus, tela de 7 pol para áudio e (como no Polo) retrovisor fotocrômico

 

No Virtus, destacam-se capô com duas travas (além da maior segurança, evitam movimento da peça em velocidade, o que permite montagem mais exata da carroceria), difusores de ar-condicionado para os passageiros de trás, para-sóis com espelhos iluminados, quatro luzes de leitura (o City depende da luz central para os passageiros de trás; o Cronos tem uma luz geral para eles) e sensores de estacionamento atrás (também no Fiat) e na frente.

 

Cronos e Virtus têm mais conveniências, como chave presencial, faróis automáticos e monitor de pressão dos pneus; os três dispõem de grande porta-malas

 

Cronos e Virtus têm ainda chave presencial para acesso ao interior e partida do motor, comandos por voz para áudio e telefone (também navegador no VW), indicador específico de qual porta está mal fechada (no City, só aviso geral), limpador de para-brisa e faróis com acionamento automático, monitor de pressão dos pneus (indireto), porta-óculos, retrovisor interno fotocrômico, tomada de 12 volts para o banco traseiro e destravamento do bocal do tanque pela trava central — no City deve-se acionar comando sob o painel. No Fiat e no Honda os vidros traseiros descem por inteiro.

 

Honda City EXL instr
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City: painel simples, tela de 7 pol com navegador e rebatimento de espelhos; painel de toque para ajustar ar-condicionado não é boa solução

 

Há pontos melhoráveis. No Fiat o espaço para objetos do dia a dia é o mais limitado, os difusores de ar laterais recebem ar menos frio que os centrais, o controle de temperatura do ar-condicionado funcionava mal (com ajuste a 20,5°C em dia quente já passava a ar morno) e o pedal de acelerador, com curso excessivo, requer posição incômoda do pé para pisar até o fim. Além disso, a fábrica precisa aprender que não se usam cromados no painel: de acordo com a posição do Sol, os difusores de ar brilham nos olhos do motorista ou se refletem no campo visual dos retrovisores.

 

 

No Honda o controle elétrico de vidros segue o irritante padrão japonês (ao bloquear os comandos traseiros, inativam-se também os botões desses vidros para o motorista e o comando do passageiro ao lado), não há sensores de estacionamento ou assistente de saída em rampa (logo nele, que pelo tipo de transmissão recua facilmente ao arrancar em subidas), o controlador de velocidade poderia armar e desarmar o acelerador com mais suavidade e o painel de toque para ajustar o ar-condicionado é má ideia, pois requer mais tempo de atenção que botões físicos. No Volkswagen faltam alças de teto e faixa degradê no para-brisa. Os três poderiam ter limitador de velocidade.

 

VW Virtus Highline instr1
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Virtus: vários modos para o quadro digital configurável, tela de 8 pol, câmera traseira (como nos rivais), sensores de estacionamento na frente, para-sóis iluminados

 

O espaço nos bancos dianteiros é bom nos três carros. Atrás, o Virtus sobressai na acomodação das pernas (mais para sedã médio que para pequeno) e oferece largura um pouco maior, embora ainda não seja confortável para três adultos. Há equilíbrio entre os dois rivais. O espaço para cabeça, nos três, é bom para pessoas até a estatura média. Nenhum acomoda bem o passageiro central, mas o encosto do Cronos para ele é o pior.

Os três dispõem de grande capacidade de bagagem: 536 litros no Honda (incluindo o espaço sob o assoalho), 525 no Fiat e 521 no Volkswagen. As tampas usam braços convencionais, que podem amassar o conteúdo se não for reservado o devido espaço para eles, e podem ser abertas pelo controle remoto da chave. O Virtus ganhou maçaneta na tampa, que faz falta no Polo. Todos têm banco traseiro rebatível e bipartido, divisão que só inclui o assento no Cronos. O estepe do City é temporário, bem fino; os outros usam pneu de 15 pol, que se limita ao uso emergencial, pois os de rodagem são de 17 pol.

Próxima parte

 

Cronos
Cronos
City
City
Virtus
Virtus

 

Os três porta-malas levam mais de 500 litros e contam com banco bipartido; para o estepe, diferentes soluções

 

Equipamentos de série e opcionais

Cronos City Virtus
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S S/S
Aquecimento S S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/O/1 S/S/1 S/S/1
Bancos/volante revestidos em couro O*/S S/S O*/S
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhos mot. O/ND/ND S/S/ND S/ND/ND
Caixa automática/automatizada O/ND S/ND S/ND
Câmera traseira para manobras O S O
Chave presencial para acesso/partida O ND S
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S S S
Computador de bordo S S S
Conta-giros S S S
Controlador/limitador de velocidade S/ND S/ND S/ND
Controle de tração/estabilidade S/S S/S S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S S/S
Controles de áudio no volante S S S
Direção assistida S S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S S
Faróis com lâmpadas de xenônio/leds ND/ND ND/S ND/ND
Faróis de neblina S S S
Faróis/limpador de para-brisa automático O/O ND O/O
Fixação Isofix para cadeira infantil S S S
Freios antitravamento (ABS) S S S
Interface Bluetooth/integração a celular S/S S/S S/S
Limpador/lavador do vidro traseiro NA NA NA
Luz traseira de neblina ND ND ND
Navegador por GPS ND S O
Rádio com toca-CDs/MP3 ND/S ND/S O/S
Repetidores laterais das luzes de direção S S S
Retrovisor interno fotocrômico O ND O
Rodas de alumínio S S S
Sensores de estacionamento diant./tras. ND/S ND O/S
Teto solar/comando elétrico ND ND ND
Travamento central das portas S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *material sintético
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