DS3, Abarth e 208 GT: pimenta em pequena embalagem

DS3
DS3
500
500
208
208

 

DS3 e 208 têm preços próximos, mas o primeiro fica um tanto caro com opcionais; o 500 começa bem acima e ultrapassa R$ 100 mil completo

 

Preços

DS3500208
Sem opcionais82.49094.00079.790
Como avaliado95.770100.94379.790
Completo97.760102.56681.380
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 23/6/16; menores preços em destaque; consulte os sites: DS3, 500 e 208

 

Custo-benefício

A vantagem do 208 em termos de preço é indiscutível. Por R$ 79.790 ele vem completo, sem oferecer opcionais (salvo pinturas especiais, também disponíveis nos outros). Para colocar as mãos no DS3 pagam-se mais R$ 2.700, desde que se abra mão de diversos equipamentos do carro avaliado: pacote Conforto (faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisores cromados, retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio com navegador e tela de 7 pol), pacote Tecnologia (câmera traseira, faróis de xenônio, sistema de áudio superior) e bancos de couro com aquecimento. Como o analisamos, custa salgados R$ 95.770.

 

Quem deixar o 208 GT pelo DS3 terá um carro mais refinado e com suspensão esportiva, além de se diferenciar melhor do rebanho

 

Salgado que parece doce diante dos valores do 500 Abarth: R$ 94 mil em configuração básica e quase R$ 101 mil como avaliado, com teto solar e sistema de áudio superior. É muito para o que o carro oferece diante dos concorrentes, mesmo que não se use tamanho como critério. Como agravante, a Fiat ainda vende o modelo 2015, ante 2016 do DS3 e 2017 do Peugeot, o que certamente terá seu impacto na futura revenda. Com esses preços, não causa estranheza que permaneça no mercado um lote tão antigo.

O pior é que, conforme avaliados, o caro 500 não é o mais bem equipado: embora seja o único no trio com teto solar que se abre, não tem navegador, câmera traseira ou integração do áudio ao telefone, entre outras conveniências. O DS3 é exclusivo nos faróis de xenônio, e o 208, no ar-condicionado de duas zonas. Pelo conteúdo em análise, seria coerente o Abarth custar menos que os outros e algum valor adicional ao DS3 em relação ao GT.

 

DS3
DS3
500
500
208
208

 

É ótimo termos alternativas como o Abarth no mercado, mas por seu preço recomendamos a decisão apenas entre os modelos da PSA

 

Quando se comparam as notas (veja quadro abaixo), porém, entram outras considerações. O DS3 foi o melhor em motor, câmbio, direção e visibilidade e o 208 em espaço interno, suspensão e custo-benefício, sem que o 500 sobressaísse em qualquer quesito. Vale observar também que coube o último lugar ao Fiat em estilo, acabamento, posição de dirigir, itens de conveniência, espaço interno, porta-malas, consumo, suspensão e, como esperado, custo-benefício; o Peugeot levou a pior nota em estabilidade e segurança passiva e o DS3 nunca ficou em último.

 

 

Voltamos à pergunta inicial: vale pagar mais por um dos importados ou o novo esportivo nacional é melhor escolha? Quem deixar o 208 GT pelo DS3 terá um carro mais refinado em aspectos técnicos (caso da transmissão e da suavidade do motor), com suspensão mais esportiva e que se diferencia melhor do rebanho — seria difícil confundi-lo no Brasil com uma versão de metade do preço. No entanto, perderá em espaço interno e conforto de rodagem, o que pode ser ou não importante para o comprador de um esportivo.

E o Abarth? Fica difícil justificar sua escolha. Embora seja ótimo dispormos de uma opção focada na esportividade em cada porca ou parafuso, levá-lo para casa significa abrir mão de conforto e conveniência sob qualquer aspecto, do banco traseiro à suspensão dura demais. Não é para qualquer um… e pode ser tudo o que alguns desejam. Mesmo que seu caso seja o segundo, é preciso gostar muito de Fiat (ou ter ascendente em escorpião, nunca se sabe) para pagar mais de R$ 100 mil em um 500. Se fosse nosso dinheiro, a decisão ficaria entre a dupla do grupo PSA: o melhor dos três e aquele que oferece a relação custo-benefício mais atraente.

 

Nossas notas

DS3500208
Estilo545
Acabamento434
Posição de dirigir434
Instrumentos444
Itens de conveniência434
Espaço interno324
Porta-malas424
Motor544
Desempenho555
Consumo434
Câmbio544
Freios444
Direção544
Suspensão324
Estabilidade554
Visibilidade544
Segurança passiva554
Custo-benefício324
Média4,283,504,11 
Posição1º.3º.2º. 
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

DS3500208
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Ficha técnica

 DS3500208
Motor
Posiçãotransversal
Cilindros4 em linha
Material do bloco/cabeçotealumínioferro fundido/ alumínioalumínio
Comando de válvulasduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro4, variação de tempo44, variação de tempo
Diâmetro e curso77 x 85,8 mm72 x 84 mm77 x 85,8 mm
Cilindrada1.598 cm³1.368 cm³1.598 cm³
Taxa de compressão10,5:19,8:110,2:1
Alimentaçãoinjeção direta, turbo, resfriador de arinjeção multiponto sequencial, turbo, resfriador de arinjeção direta, turbo, resfriador de ar
Potência máxima165 cv a 6.000 rpm167 cv a 5.500 rpm166/173 cv a 6.000 rpm
Torque máximo24,5 m.kgf a 1.400 rpm**23,0 m.kgf de 2.500 a 4.000 rpm24,5 m.kgf a 1.400 rpm
Potência específica103,2 cv/l122,0 cv/l103,9/108,2 cv/l*
* gasolina/álcool; **26,5 m.kgf durante a sobrepressão temporária
Transmissão
Tipo de caixa e marchasmanual /  6manual / 5manual / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª.3,53 / 9 km/h3,91 / 8 km/h3,53 / 9 km/h
2ª.1,92 / 17 km/h2,24 / 15 km/h1,92 / 16 km/h
3ª.1,32 / 25 km/h1,52 / 22 km/h1,32 / 23 km/h
4ª.1,03 / 32 km/h1,16 / 28 km/h1,02 / 29 km/h
5ª.0,82 / 40 km/h0,87 / 38 km/h0,82 / 36 km/h
6ª.0,68 / 48 km/hNA0,68 / 44 km/h
Relação de diferencial3,563,353,89
Regime a 120 km/h2.500 rpm (6ª.)3.200 rpm2.750 rpm
Regime à vel. máx. informada5.500 rpm (5ª.)5.600 rpm (5ª.)6.000/6.100 rpm (5ª.)*
Traçãodianteira
* gasolina/álcool
Freios
Dianteirosa disco ventilado (ø ND)a disco ventilado (284 mm ø)a disco ventilado (ø ND)
Traseirosa disco (ø ND)a disco (240 mm ø)a disco (ø ND)
Antitravamento (ABS)sim
Direção
Sistemapinhão e cremalheira
Assistênciaelétrica
Diâmetro de giro11,3 m11,4 m10,9 m
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraeixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es)dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões7 x 17 pol6,5 x 16 pol17 pol
Pneus205/45 R 17195/45 R 16205/45 R 17
Dimensões
Comprimento3,948 m3,667 m3,975 m
Largura1,715 m1,627 m1,702 m
Altura1,483 m1,49 m1,472 m
Entre-eixos2,464 m2,30 m2,541 m
Bitola dianteira1,50 m1,411 m1,472 m
Bitola traseira1,50 m1,407 m1,48 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx)0,310,3520,33
Capacidades e peso
Tanque de combustível50 l40 l55 l
Compartimento de bagagem (normal/banco rebatido)280 l / 980 l185 / 550 l285 l / ND
Peso em ordem de marcha1.165 kg1.164 kg1.196 kg
Relação peso-potência7,7 kg/cv7,0 kg/cv7,2/6,9 kg/cv
Garantia
Prazo3 anos sem limite de quilometragem2 anos sem limite de quilometragem (3 anos para motor e transmissão)3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo201620152017
PneusMichelin Pilot ExaltoPirelli Cinturato P7Michelin Pilot Sport 3
Quilometragem inicial7.000 km10.000 km1.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; NA = não aplicável