Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

DS3, Abarth e 208 GT: pimenta em pequena embalagem

24/06/2016
in Avaliação, Citroën, Comparativo, Fiat, Peugeot

Três hatches “quentes” somam 500 cv e prometem emoção a preços variados: qual a melhor escolha?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Os bons tempos estão de volta para os que apreciam pequenos hatches esportivos, categoria que teve importantes representantes nacionais nas décadas de 1980 e 1990, como Chevrolet Corsa GSi, Fiat Uno Turbo i.e., Ford Escort XR3 e os Volkswagens Gol GT, GTS e GTI. Se a Fiat acaba de descontinuar o Punto TJet, por outro lado há o recente Renault Sport Sandero R.S. 2.0 e uma nova alternativa brasileira: o Peugeot 208 GT, que se opõe a importados como o DS3 do mesmo grupo PSA e o Fiat 500 Abarth.

Ao contrário do Sandero, que se posicionou em faixa de preço mais abaixo para oferecer ótima relação custo-desempenho, o 208 chega em patamar superior de valores, mais próximo aos desses concorrentes que vêm de fora, embora eles ofereçam opcionais que elevam ainda mais seus preços. Há mais em comum entre esses três — DS3, 500 Abarth e 208 GT — para justificar um comparativo completo do Best Cars.

 

 

Citroën DS3 Fiat 500 Abarth Peugeot 208 GT
3,95 m 3,67 m 3,98 m
165 cv 167 cv 166/173 cv
R$ 95.770 R$ 100.943 R$ 81.380
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

 

Dos quatro “Ps” que definem nossos confrontos, a potência talvez apresente o maior equilíbrio: são 165 cv no DS3, 167 no Fiat e 165 com gasolina ou 173 com álcool no Peugeot (o único flexível em combustível) em motores turboalimentados de 1,4 litro no Abarth e 1,6 litro nos demais. Somados, ultrapassam 500 cv. Eles se equivalem também em proposta de uso: são hatches com foco no desempenho e nas emoções ao volante, sem tanta preocupação com espaço ou conforto.

O porte é muito semelhante no 208 e no DS3, sendo o primeiro 3 centímetros maior em comprimento e 8 cm em distância entre eixos. O 500 fica claramente em segmento inferior, com 28 e 16 cm a menos que o DS3, na mesma ordem. Quanto ao preço, o valor sem opcionais está próximo entre o Peugeot (R$ 79,8 mil) e o DS3 (R$ 82,5 mil), mas o segundo oferece caros opcionais que o levam até R$ 95,8 mil. O Fiat começa em bem mais altos R$ 94 mil e chegava a quase R$ 101 mil com as opções, como avaliado. O curioso é que o 500, mexicano de Toluca, está isento do Imposto de Importação de 35% recolhido pelo DS3, francês de Poissy (o 208 sai de Porto Real, RJ).

Vale pagar tanto a mais pelos importados ou o novo esportivo nacional oferece atributos equivalentes por menos dinheiro? Aceitamos a difícil missão e fomos buscar a resposta, que você confere nas próximas páginas.

Próxima parte

 

  • Concepção e estilo
  • Conforto e conveniência
  • Equipamentos de série e opcionais
  • Mecânica, comportamento e segurança
  • Desempenho e consumo
  • Comentário técnico
  • Preços
  • Custo-benefício
  • Nossas notas
  • Ficha técnica

 

Page 1 of 6
12...6Next
Tags: 208208 GT500 AbarthavaliaçãoAvaliação CompletaCitroëncomparativoDSDS3esportivoFiatFiat 500Peugeotturbo

Related Posts

Citroën: um livro com mais de 80 anos de sua história
Livros e revistas Citroën

Citroën: um livro com mais de 80 anos de sua história

25/02/2021
O que há de novo na Fiat Strada, versões e ficha técnica
Notícias

Fiat Cronos Drive e Strada Freedom ganham equipamentos

24/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Honda Civic 2020: visual retocado e mais equipamentos
Guia de Compra

Guia: estável e eficiente, Civic prova que sedã não é só Corolla

16/02/2021
Citroën reestiliza C3 Aircross e muda central de áudio
Fora de estrada

Citroën reestiliza C3 Aircross e muda central de áudio

12/02/2021
Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus
Avaliação

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

25/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021
Volvo XC40 híbrido de 262 cv ganha versões mais acessíveis

Volvo XC40 híbrido de 262 cv ganha versões mais acessíveis

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Citroën: um livro com mais de 80 anos de sua história

Citroën: um livro com mais de 80 anos de sua história

25/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade