Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
in Avaliação, Chevrolet, Comparativo, Peugeot, Toyota

Saiba se o mais novo hatch compacto tem atributos suficientes para vencer o Toyota e o líder da Chevrolet

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Cinco anos depois do lançamento do 2008, a Peugeot enfim tem lançamento em um dos segmentos mais representativos do mercado nacional: o 208 de segunda geração, que passa a ser fabricado em El Palomar, na Argentina. Para conhecer suas chances por aqui, o Best Cars armou um Desafio ao Chevrolet Onix — líder de vendas e por isso uma escolha natural — e ao Toyota Yaris.

Os três hatches compactos competem em nossos quatro “Ps”: proposta de uso, porte (variação de até 11 centímetros em comprimento e apenas 1 cm entre eixos), potência (de 110 a 118 cv com álcool) e preço. Como recebemos o 208 em versão de topo Griffe, ele se torna o mais caro do trio com o valor sugerido de R$ 95 mil. O Yaris XLS Connect não custa muito menos (R$ 91 mil), enquanto o Onix Premier com pacote de opcionais leva boa vantagem ao sair por R$ 82,1 mil.

  • Onix
  • 208
  • Yaris

O estilo moderno e bem resolvido é ponto a favor do novo 208; o Yaris é mais adornado e o Onix tem um desenho simples

Estilo
O desenho é certamente um ponto alto do 208: se o anterior era apenas harmonioso, o novo modelo ficou mais — digamos — masculino sem perder o charme. O destaque está nos “dentes de sabre” formados pelas luzes diurnas de leds, que na versão Griffe se somam aos elementos dos faróis também de leds. Entre os demais, o Onix tem um estilo simples e que sugere robustez, enquanto o Yaris nos parece algo exagerado na frente “bicuda”, mas ambos têm seus adeptos.



Acabamento e conveniência
O interior do novo 208 causa ótima impressão para a categoria. Além de bons materiais em geral, usa camurça sintética nos bancos (infelizmente, apenas em um lote inicial) em lugar do “couro falso” empregado pelos rivais, que é fácil de limpar, mas esquenta muito no clima tropical. As formas do Peugeot também sobressaem, do quadro de instrumentos (mais sobre ele adiante) às teclas do painel central, tudo inspirado no 3008 e no 5008. Os oponentes ficam para trás, em especial o Yaris. No Onix, a nosso ver, o uso parcial de bege nos revestimentos revela bom gosto.

  • Onix
  • 208
  • Yaris

O Peugeot impressiona bem também por dentro, com instrumentos digitais acima do volante; as centrais têm telas de 7 e 8 polegadas

As centrais de áudio contam, como é comum hoje, com ampla tela — oito polegadas no Onix, sete nos outros — e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. A do Chevrolet pode atuar como roteador de internet (exige contratação de plano de dados da Claro) com sinal bem maior que o de dados móveis do telefone. Não gostamos no Peugeot de depender da tela para várias funções do ar-condicionado, embora ao menos exista uma tecla física para a recirculação de ar (o Citroën C4 Cactus não tem).

Apenas o 208 tem assistentes de facho dos faróis e para se manter na faixa, leitor de placas de velocidade e monitor de distância à frente com frenagem autônoma de emergência

Outros detalhes que favorecem o Onix são alerta para uso do cinto até para os passageiros de trás, alerta para veículos em pontos cegos, assistências On Star (socorro em acidente, assistência para troca de pneus, na recuperação em caso de roubo e outros serviços), assistente de estacionamento, monitor e mostrador da pressão dos pneus, sensores de estacionamento também na frente (o Yaris não tem nem atrás) e três tomadas USB, sendo duas para os passageiros de trás.

O 208 responde com assistentes de facho dos faróis e para se manter na faixa de rolamento, incluindo intervenções na direção (se este for desligado, ainda assim emite mensagens ao perceber saída excessiva da faixa); opção entre vários ângulos na câmera traseira de manobras, incluindo uma visão simulada por cima em 180 graus; leitor de placas de limite de velocidade, que é então mostrado no painel e pode ser aplicado facilmente ao limitador; monitor de distância à frente com frenagem autônoma de emergência; e o maior espaço para objetos do dia a dia.

Onix: roteador de internet, assistência Onstar, auxílio para estacionar, indicação de vida do óleo e pressão dos pneus, sensores dianteiros

208: câmera traseira com vários ângulos e visão de 180 graus, monitor de distância frontal, assistente de faixa, teto panorâmico

Yaris: teto solar elétrico e comandos de trocas junto ao volante; como nos outros, chave presencial e partida por botão

Exclusivos do Yaris são alça de teto também para o motorista (útil para apoio de pessoas mais pesadas ao entrar e sair), apoio de braço central no banco traseiro, para-sóis com iluminação nos espelhos, rebatimento elétrico dos espelhos, retrovisor interno fotocrômico (que deixa passar mais luz aos olhos do que deveria) e teto solar com controle elétrico — o 208 tem o teto envidraçado, bem maior, mas fixo.

Carregador de celular por indução e limitador de velocidade equipam Onix e 208; limpador de para-brisa automático vem no Peugeot e no Toyota. Os três trazem ar-condicionado e faróis com controle automático, chave presencial para acesso e partida (que no 208 trava e destrava as portas quando o usuário se afasta ou se aproxima, sem precisar de qualquer comando) e controlador de velocidade.

Próxima parte

Preços

  Onix 208 Yaris
Sem opcionais R$ 78.890 R$ 94.990 R$ 90.980
Como avaliado R$ 82.090 R$ 94.990 R$ 90.980
Completo R$ 83.690 R$ 96.880 R$ 92.780
Preços sugeridos em 30/11/2020 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

Equipamentos de série e opcionais

 • Onix Premier – Alarme, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 8 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e roteador de internet; chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, monitor de pressão dos pneus com indicação individual, rodas de alumínio de 16 pol, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: pacote com assistente de estacionamento, bancos com revestimento em preto e bege e sensores de estacionamento em todo o perímetro.

• 208 Griffe – Alarme, ar-condicionado automático, assistente de farol, assistente de saída da faixa, bancos com revestimento em camurça sintética, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras com visão de 180 graus, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de leds automáticos, leitura de placas de velocidade, limpador de para-brisa automático, monitor de atenção do motorista, monitor frontal com alerta de risco de colisão e frenagem autônoma de emergência, rodas de alumínio de 16 pol, sensor de estacionamento traseiro, teto panorâmico, volante com ajuste em altura e distância.

• Yaris XLS – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, faróis e luz traseira de neblina, limpador de para-brisa automático, para-sóis com espelho iluminado, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 15 pol, sistema de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, teto solar com controle elétrico, volante com ajuste em altura.

• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte
Page 1 of 3
123Next
Tags: 208208 GriffeavaliaçãoAvaliação CompletaChevroletcomparativoDesafioOnixOnix PremierPeugeotToyotaYarisYaris XLS

Related Posts

Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos
Destaques

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Honda Civic 2020: visual retocado e mais equipamentos
Guia de Compra

Guia: estável e eficiente, Civic prova que sedã não é só Corolla

16/02/2021
Chevrolet Bolt: elétrico muda para 2022 e ganha variação EUV
Notícias

Chevrolet Bolt: elétrico muda para 2022 e ganha variação EUV

15/02/2021
Opala & Cia.: revistas dedicadas a um Chevrolet especial
Livros e revistas Chevrolet

Opala & Cia.: revistas dedicadas a um Chevrolet especial

12/02/2021
Goliath: Chevrolet Silverado da Hennessey chega a 650 cv
Carros preparados

Goliath: Chevrolet Silverado da Hennessey chega a 650 cv

10/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

22/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Suzuki Vitara começa em R$ 84 mil e oferece turbo
Suzuki

Suzuki Vitara (geração atual)

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade