Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

05/03/2021
in Avaliação, Chevrolet, Comparativo, Nissan

Confronto entre sedãs compactos de topo revela chances do Nissan contra o líder de segmento da Chevrolet

Texto e fotos: Fabrício Samahá

“Quem te viu, quem te vê”. O velho ditado volta à mente quando se olha para o novo Nissan Versa, com seu desenho elegante, em claro contraste ao sempre esquisito modelo anterior. Mas não se compra carro — pelo menos, não se deveria comprar — apenas pela aparência, o que leva à questão: como se sai o Versa em versão de topo Exclusive contra o Chevrolet Onix Plus Premier?

Além de ser o líder do segmento de sedãs compactos por larga margem, o Onix obteve o melhor resultado no comparativo de cinco modelos da categoria que publicamos um ano atrás. Embora o Volkswagen Virtus o tenha vencido por um ponto na soma de notas, o carro da General Motors saiu em evidente vantagem em relação custo-benefício.


  • Onix Plus
  • Versa

Bom desenho no Chevrolet, mas quem impressiona mesmo é o Nissan, com linhas elegantes que compensam todo o tempo em que vimos seu antecessor

Versa e Onix estão equilibrados no quatro “Ps” de nossos comparativos: proposta de uso, porte (o Versa mede apenas dois centímetros a mais em comprimento e entre-eixos), potência (116 cv no Chevrolet e 114 no Nissan) e, até certo ponto, preço. O Versa Exclusive supera o Onix Plus Premier 2 (com pacote de opcionais) por quase 10%, mas a fábrica japonesa não tinha disponível a versão Advance, ideal em preço para a comparação.



Estilo
Poucas vezes se viu um modelo ganhar tanto em desenho na mudança de geração quanto o Versa. Tudo o que estava errado no anterior — faróis grandes demais, traseira alongada e baixa, desproporção entre as partes — foi corrigido para um estilo atraente, dos melhores do segmento, tão equilibrado que é fácil confundi-lo com um sedã médio. Embora de linhas corretas, o Onix Plus chega a ser ofuscado pelo novo concorrente.

  • Onix Plus
  • Versa

Interiores com bom aspecto e acabamento apropriado; as centrais de áudio (com tela maior no Onix, 8 pol contra 7) conectam-se a Android e Car Play

Acabamento e conveniência
O desenho interno do Versa assemelha-se muito ao do Kicks, com formas agradáveis como as do adversário. Opção interessante de sua versão Exclusive é o revestimento em dois tons com predomínio de um cinza bem claro, ideal para sensação de espaço e arejamento, embora possa dar trabalho para manter limpa — existe opção com os tons em posições contrárias, melhor nesse aspecto. O Onix também oferece seções em bege para quebrar a monotonia do interior. Os dois usam revestimento sintético de bancos, desconfortável em clima quente, e plásticos rígidos com bom aspecto.

Entre os itens exclusivos do Versa estão alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e câmeras externas em 360 graus com diferentes opções de visualização na tela

As centrais de áudio incluem integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e tela ampla, de oito polegadas no Chevrolet e sete no Nissan — nosso Onix era um modelo 2020, ainda com tela de 7 pol. O primeiro traz roteamento de internet (exige contratar plano de dados da Claro), conexão sem fio para ambos os sistemas (usa o wi-fi do celular) e três tomadas USB (duas no rival), enquanto só o segundo inclui navegador integrado. Entre os itens de conveniência, os dois modelos têm ainda alerta de cinto para todos os ocupantes, ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso ao interior e partida do motor, controlador de velocidade, monitor de veículos em pontos cegos nas laterais e temporizador ajustável do limpador de para-brisa.

Onix: assistência On Star, carregador de celular por indução, assistente para estacionar, mostradores de pressão dos pneus e vida útil do óleo

Versa: quadro com seção digital, câmeras de 360 graus, navegador, monitor de distância frontal, alerta de porta traseira e (como o Onix) monitor de pontos cegos

Vantagens do Onix são assistência On Star (socorro em acidente, auxílio para troca de pneus e recuperação em caso de roubo, entre outros serviços), assistente de estacionamento, carregador de celular por indução, indicador da pressão de cada pneu, limitador de velocidade e sensores de estacionamento em todo o perímetro. Alguns desses itens fazem parte do pacote opcional.


Teste do Leitor

A favor do Versa estão alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro (detecta aproximação de veículos na transversal quando se manobra de ré), alerta para possível esquecimento de algo ou alguém no banco traseiro (acionado quando se abre uma porta de trás, se dirige e não se volta a abri-la após estacionar), apoio de braço também no banco traseiro (o dianteiro ambos têm), aviso de qual porta está mal fechada, câmeras externas em 360 graus com diferentes opções de visualização na tela e retrovisores externos com aquecimento.

Próxima parte

Preços

  Onix Plus Versa
Sem opcionais R$ 86.620 R$ 98.590
Como avaliado R$ 89.830 R$ 98.590
Completo R$ 91.430 R$ 100.040
Preços sugeridos em 4/3/21 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

Equipamentos de série e opcionais

• Onix Plus Premier – Alarme, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e roteador de internet; chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, monitor de pressão dos pneus com indicação individual, rodas de alumínio de 16 pol, sensor de estacionamento traseiro, volante com ajuste em altura e distância.  Opcionais: pacote com assistente de estacionamento, bancos com revestimento em preto e bege, carregador de celular por indução, sensores de estacionamento em todo o perímetro.

•  Versa Exclusive – Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de objetos no banco traseiro, alerta de tráfego cruzado traseiro, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmeras externas de 360 graus, central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e navegador; chave presencial para acesso e partida, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, detector de objetos em movimento ao redor, faróis automáticos de leds, faróis de neblina, monitoramento de pontos cegos, retrovisores com aquecimento, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento traseiros, volante com ajuste em altura e distância.

• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte
Page 1 of 3
123Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaChevroletcomparativoDesafioNissanOnix PlusOnix Plus PremierVersaVersa Exclusive

Related Posts

Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio
Livros e revistas Chevrolet

Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio

13/04/2021
Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira
Avaliação

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

09/04/2021
Chevrolet Kadett: catálogos dos esportivos GS e GSi e outras versões
Livros e revistas Chevrolet

Chevrolet Kadett: catálogos dos esportivos GS e GSi e outras versões

12/04/2021
Chevrolet Equinox 2021 mantém visual e vem só como Premier 1,5
Fora de estrada

Chevrolet Equinox 2021 mantém visual e vem só como Premier 1,5

24/03/2021
Chevrolet Monza: Classic, Hatch e S/R em quatro revistas
Livros e revistas Chevrolet

Chevrolet Monza: Classic, Hatch e S/R em quatro revistas

09/04/2021
Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações
Chevrolet

Chevrolet Onix (segunda geração)

19/03/2021

Pesquise no site

Notícias

Audi Q4 e Q4 Sportback nascem elétricos com versões de até 300 cv

Audi Q4 e Q4 Sportback nascem elétricos com versões de até 300 cv

14/04/2021
Kodiaq: “Tiguan” da Skoda, renovado, muda motor do esportivo RS

Kodiaq: “Tiguan” da Skoda, renovado, muda motor do esportivo RS

14/04/2021
Jeep Compass: edição 80 Anos traz motor turbo de 185 cv por R$ 163 mil

Jeep Compass turbo 2022: as versões de R$ 140 mil a R$ 177 mil

13/04/2021
Citroën C5 X: a volta do C5 como um amplo hatch com híbrido de 225 cv

Citroën C5 X: a volta do C5 como um amplo hatch com híbrido de 225 cv

12/04/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

14/04/2021
Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio

Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio

13/04/2021
Auto Esporte: novas (e raras!) edições da revista dos anos 1960 e 1970

Auto Esporte: novas (e raras!) edições da revista dos anos 1960 e 1970

12/04/2021
Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

09/04/2021

Avaliações

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

09/04/2021
Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

05/03/2021
Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021

Teste do Leitor

Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações
Chevrolet

Chevrolet Onix (segunda geração)

19/03/2021
T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/03/2021
Peugeot 3008: bons argumentos para encarar Compass
Peugeot

Peugeot 3008 (ambas as gerações) e 5008

19/03/2021
Volkswagen Virtus: fotos e informações são reveladas
Volkswagen

Volkswagen Virtus

19/03/2021
Toyota Camry, agora como nos EUA, vem a R$ 190 mil
Toyota

Toyota Camry (todas as gerações)

19/03/2021
Hyundai Tucson (primeira geração)
Hyundai

Hyundai Tucson (primeira geração)

19/03/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade