Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

03/11/2020
in Avaliação, Chevrolet, Comparativo, Honda, Toyota

Cada um a seu modo, Chevrolet, Honda e Toyota buscam rejuvenescer a imagem dos sedãs

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Houve um tempo em que sedãs eram carros de senhoras e senhores — quem não se lembra da campanha “Não tem cara de tiozão” da Nissan, em 2007, que buscava um público mais jovem para o Sentra? Mudam os carros, mudam os tempos, e hoje os três-volumes de porte médio são uma alternativa quase que jovial, própria para quem não quer aderir aos utilitários esporte em um mercado onde hatches do mesmo segmento estão em extinção.

Confrontamos quatro deles há pouco mais de um ano: Chevrolet Cruze LTZ, Honda Civic Touring, Toyota Corolla XRS e Volkswagen Jetta R-Line encararam-se em agosto de 2019, com o Honda saindo vencedor. De lá para cá houve alterações pontuais em Cruze e Civic e, mais importante, uma nova geração veio renovar o apelo do Corolla — apenas o Jetta segue inalterado, razão pela qual não foi convidado dessa vez. Como fica o embate entre os três modelos mais vendidos da categoria?

  • Cruze
  • Civic
  • Corolla

Desenho mais sóbrio e elegante no Chevrolet e no Toyota ou mais arrojado, e por isso controverso, no Honda: faça sua opção

Em busca do equilíbrio de preços, trouxemos para o Desafio o Cruze de topo (Premier) e versões intermediárias, mais representativas em vendas, de Civic (EXL) e Corolla (XEi). São competidores diretos nos quatro “Ps” com mesma proposta de uso, porte similar, variação aceitável de potência (de 150 a 169 cv com gasolina) e preços próximos.


Auto Livraria

O Civic tem o menor valor (R$ 118,7 mil) e não oferece opcionais, assim como o Corolla (R$ 121,7 mil). Embora tenhamos recebido o Cruze com o pacote de opcionais Premier II, que custa mais de R$ 10 mil, consideramos para todos os efeitos o Premier I de R$ 118,9 mil.

Estilo

A defasagem em desenho do antigo Corolla foi bem compensada na nova geração, que mostra uma aparência atual e se afasta da imagem conservadora. Nesse aspecto ele se equilibra ao Cruze, enquanto o Civic segue com o estilo mais ousado, cheio de arestas e recortes — e por isso mais controverso, sendo amado por alguns e rejeitado por outros.

  • Cruze
  • Civic
  • Corolla

Bom acabamento e conforto para dirigir nos três; painel mais elaborado no Civic e com maior número de informações no Cruze

Acabamento e conveniência

Os interiores foram bem desenhados e usam materiais com aspecto e montagem adequados à categoria. Mesmo que sejam raros os plásticos macios ao toque (caso do painel do Corolla), não faltam seções macias em pontos de contato como os apoios de braço das portas. Pode ser pessoal, mas gostamos muito do interior em tom marrom do Cruze Premier, que foge à mesmice do cinza dos rivais.

O Cruze traz itens exclusivos como partida remota do motor, limitador de velocidade, assistências On Star e roteador de internet a bordo

As centrais de áudio têm boa qualidade sonora, amplas telas (de sete polegadas no Civic e oito nos demais) e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. Cruze e Corolla trazem mais botões físicos, que facilitam o uso. O Civic traz ainda conexão HDMI, pois a central pode executar vídeos, mantendo apenas o som com o carro em movimento. Estranha-se no Corolla a caixa atrás da tela, que lembra antigos televisores: a fábrica se justifica por haver versões de exportação que seguem sem sistema de áudio.

O Cruze mostra várias vantagens em conveniências, como alerta programável para excesso de velocidade, assistências On Star (monitoramento de trajeto, navegação, chamada de emergência em caso de acidente, auxílio para localização em caso de furto, serviços de reservas e outros) e capô que dispensa uso de trava sob a peça (basta acionar o comando sob o painel duas vezes).

Cruze: central com roteador de internet e assistência On Star, limpadores opostos, mostradores de vida do óleo e pressão dos pneus

Ele tem ainda comando a distância de partida do motor (útil para refrigerar a cabine mantendo o carro travado), limitador de velocidade, limpador de para-brisa com braços em sentidos inversos (melhor varredura da parte superior à direita), luzes de leitura traseiras (nos outros, só luz geral no centro da cabine), sensores de estacionamento à frente e atrás (como no Civic; o Corolla não tem nenhum) e roteador de internet a bordo, baseado em conexão da Claro a ser paga à parte.

Teste do Leitor

O Civic tem a seu favor ar-condicionado com duas zonas de ajuste e difusores para os passageiros de trás, comando elétrico do freio de estacionamento e retenção automática em paradas. Nenhum item favorece o Corolla em isolado. Todos têm ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, controlador de velocidade, chave presencial para acesso e partida, espelho interno fotocrômico, faróis automáticos e para-sóis com espelhos iluminados.

Próxima parte

Preços

  Cruze Civic Corolla
Sem opcionais R$ 118.890 R$ 118.700 R$ 121.690
Como avaliado R$ 118.890 R$ 118.700 R$ 121.690
Completo R$ 131.390 R$ 120.700 R$ 123.940
Preços sugeridos em 21/10/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

Equipamentos de série e opcionais

• Cruze Premier – Assistências On Star, ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem de altura, faróis e luz traseira de neblina, limpador de para-brisa automático, rodas de alumínio de 17 pol, retrovisor interno fotocrômico, roteador de internet, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante ajustável em altura e distância.

• Opcionais – Pacote Premier II ou R7F (assistentes de comutação dos faróis, de estacionamento e de faixa da via, banco do motorista com regulagem elétrica, carregador de celular por indução, monitor de distância ao tráfego à frente, monitor de veículos em pontos cegos).

• Civic EXL – Ar-condicionado automático de duas zonas, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos de leds, faróis de neblina, limpador de para-brisa automático, rodas de alumínio de 17 pol, retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante ajustável em altura e distância.

• Corolla XEI – Ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de joelhos do motorista e de cortina; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem de altura, faróis e luz traseira de neblina, rodas de alumínio de 17 pol, retrovisor interno fotocrômico, volante ajustável em altura e distância.

• Garantia – Três anos (Cruze e Civic) ou cinco anos (Corolla) sem limite de quilometragem.

Próxima parte
Page 1 of 3
123Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaChevroletCivicCivic EXLcomparativoCorollaCorolla XEiCruzeCruze PremierDesafioHondaToyota

Related Posts

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo
Livros e revistas Honda

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos
Destaques

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021
Honda já propõe acessórios para o novo HR-V ou Vezel
Fora de estrada

Honda já propõe acessórios para o novo HR-V ou Vezel

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Honda mostra novo HR-V, só híbrido, que vem ao Brasil em 2022
Fora de estrada

Honda mostra novo HR-V, só híbrido, que vem ao Brasil em 2022

18/02/2021
Honda Civic 2020: visual retocado e mais equipamentos
Guia de Compra

Guia: estável e eficiente, Civic prova que sedã não é só Corolla

16/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

22/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade