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Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
in Avaliação, Comparativo, Fiat, Honda, Hyundai, Volkswagen
  • Argo
  • WR-V
  • HB20X
  • Nivus

O Volkswagen pelo motor turbo e o Hyundai pelo menor peso sobressaem em desempenho; o alto peso do Fiat cobra seu preço

Entre as transmissões automáticas, o Honda distingue-se por usar a de variação contínua (CVT), que opera em seu modo típico variando pouco a rotação enquanto a velocidade sobe, a menos que sejam usados os comandos no volante para simular seis marchas. Os outros carros usam a automática tradicional de seis marchas, com trocas manuais pelos comandos no volante ou alavanca. Em modo manual, apenas o Hyundai não faz reduções quando se abre todo o acelerador. Honda e Volkswagen oferecem programa esportivo, que no primeiro é algo exagerado em elevar as rotações quando se acelera de leve.



Consumo
Com transmissão CVT, peso moderado e boa calibração de motor, o WR-V agradou por ser o mais econômico em todas as condições de medição. O Nivus foi segundo colocado nos trajetos urbanos, com os outros dois bem próximos, mas em rodovia foi ele o mais gastador, inesperado pelo motor tido como eficiente e por seus resultados do Polo. Qual a razão? Pode ser que a aerodinâmica do modelo requeira maior ação do turbo nessa faixa de velocidade, anulando a economia esperada pelo dispositivo. Uma pena a Hyundai não oferecer motor turbo no HB20X, pois — a julgar pela versão normal do modelo — traria consumo bem menor que o do 1,6.

  • Argo
  • WR-V
  • HB20X
  • Nivus
  • Argo
  • WR-V
  • HB20X
  • Nivus

Motores de 1,0 a 1,75 litro com e sem turbo, caixa automática tradicional ou CVT: um grupo variado em soluções técnicas

Comportamento dinâmico
Quando se aumenta a altura de rodagem de qualquer carro, é usual adotar um acerto de suspensão mais firme a fim de manter a estabilidade, com sacrifício ao conforto de rodagem. Esse efeito fica claro no HB20X em relação ao HB20 comum e, em menor grau, no Nivus em comparação ao Polo, enquanto a diferença se faz mais discreta no Trekking comparado ao Argo Precision. O WR-V fica no caso oposto: chega a parecer mais macio que o Fit, tanto pelas molas quanto pelos pneus de perfil mais alto.

O HB20X empolga pelo comportamento em curvas, sendo preciso, controlado e fácil de dirigir rápido; as suspensões mais confortáveis são do WR-V e do Argo

Comparados entre si, os mais confortáveis são o Honda e o Fiat, sendo este último melhor na absorção de pequenos impactos. O Confortline da Volkswagen com rodas de 16 polegadas decepcionou: pareceu mais duro em irregularidades que o Highline com 17 pol, talvez por culpa dos pneus Bridgestone Ecopia ou da pressão adotada. Qualquer um, porém, supera nesse campo o Hyundai, muito firme em toda aspereza ou irregularidade e que sugere pouca resistência estrutural em certos impactos. Em uso fora de estrada leve o Trekking agrada pelos pneus de uso misto, melhores quando existe lama, e pelo maior vão livre do solo.

  • Argo
  • WR-V
  • HB20X
  • Nivus

Maior estabilidade no Hyundai, melhor conforto no Honda e no Fiat: faça sua escolha de suspensão

O HB20X dá seu troco em comportamento em curvas: é preciso, controlado e fácil de dirigir rápido. Argo (apesar dos pneus de uso misto, em geral piores em aderência) e Nivus ficam em segundo plano e o WR-V em último, prejudicado pela suspensão macia. O Honda afinal recebeu controle eletrônico de estabilidade e tração de série, como nos outros, o que ele estava devendo ao próprio Fit havia três anos. Os freios e a direção dos quatro modelos, com assistência elétrica bem acertada, cumprem bem seu papel. Apenas o Nivus usa discos também nas rodas traseiras. Maior assistência aos freios do HB20X, para pedal mais leve, seria bem-vinda.


Teste do Leitor

Segurança passiva
O WR-V e o Nivus vêm com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina de série, além dos itens hoje obrigatórios (cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos, fixação Isofix para cadeiras infantis, bolsas frontais), o que compõe um bom pacote de segurança em caso de acidente. O HB20X traz apenas as bolsas laterais e o Argo nem elas, carência que a Fiat deveria rever.

  • Argo
  • WR-V
  • HB20X
  • Nivus

O maior preço do Nivus pode ser justificado pelo conteúdo, mas não o do WR-V; os outros dois custam bem menos

Custo-benefício
Os dois modelos que mais se distinguem dos carros de origem são também os mais caros: WR-V e Nivus ultrapassam R$ 96 mil como avaliados, enquanto HB20X e Argo ficam ao redor de R$ 85 mil. Os dois primeiros podem defender seu valor, ao menos em parte, por itens como controlador de distância (Nivus), cortinas infláveis e faróis de leds. Entre os dois mais baratos, se o conteúdo do Hyundai leva vantagem por recursos de segurança como frenagem autônoma e bolsas infláveis laterais dianteiras, o Fiat tem a seu favor algumas conveniências.



A comparação nas notas (abaixo) aponta como cada um pode atender melhor a um perfil de público. O WR-V agrada pelo espaço, o rodar confortável e a economia, além de estar tão bem em segurança passiva quanto o Nivus, que é forte em porta-malas e rápido como o HB20X. Este é o mais esportivo em comportamento e tem bom conteúdo pelo preço, com limitações em espaço como no Argo — elogiável em acerto de suspensão, nem tanto em posição do motorista, recursos de segurança e na combinação de desempenho e consumo. No fim das contas, o Honda e o Volkswagen confirmam-se as melhores opções do grupo na média de pontos, com ressalva à boa relação custo-benefício do Hyundai.

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Nossas notas

  Argo  WR-V  HB20X  Nivus 
Estilo 4 3 3 4
Acabamento e conveniência 4 4 4 4
Posto do motorista 3 4 4 4
Espaço interno 3 4 3 3
Porta-malas 3 4 3 4
Motor e desempenho 3 3 4 4
Consumo 3 4 3 3
Comportamento dinâmico 5 4 4 4
Segurança passiva 3 5 4 5
Custo-benefício 3 3 4 3
Média 3,4 3,8 3,6 3,8
Posição 4º. 1º. 3º. 1º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

Ficha técnica

Argo WR-V HB20X Nivus
Motor
Posição
transversal transversal transversal transversal
Cilindros
4 em linha 4 em linha 4 em linha 3 em linha
Comando de válvulas
no cabeçote no cabeçote duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro
4, variação de tempo 4, variação de tempo e levantamento 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso
80,5 x 85,8 mm 73 x 89,4 mm 77 x 85,4 mm 74,5 x 76,4 mm
Cilindrada
1.747 cm³ 1.497 cm³ 1.591 cm³ 999 cm³
Taxa de compressão
12,5:1 11,4:1 12,0:1 10,5:1
Alimentação
injeção multiponto sequencial injeção multiponto sequencial injeção multiponto sequencial injeção direta, turbo e resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.)
135/139 cv a 5,750 rpm 115/116 cv a 6.000 rpm 123/130 cv a 6.000 rpm 116/128 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.)
18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm 15,2/15,3 m.kgf a 4.800 rpm 16,0 m.kgf a 4.500 rpm/16,5 m.kgf a 5.000 rpm 20,4 m.kgf de 2.000 a 3.500 rpm
Argo WR-V HB20X Nivus
Transmissão
Tipo de caixa e marchas
automática, 6 marchas automática de variação contínua, simulação de 6 marchas automática, 6 marchas automática, 6 marchas
Tração
dianteira dianteira dianteira dianteira
Argo WR-V HB20X Nivus
Freios
Dianteiros
a disco ventilado a disco ventilado a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros
a tambor a tambor a tambor a disco
Antitravamento (ABS)
sim sim sim sim
Argo WR-V HB20X Nivus
Direção
Sistema
pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência
elétrica elétrica elétrica elétrica
Argo WR-V HB20X Nivus
Suspensão
Dianteira
independente, McPherson, mola helicoidal independente, McPherson, mola helicoidal independente, McPherson, mola helicoidal independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira
eixo de torção, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal
Argo WR-V HB20X Nivus
Rodas
Dimensões
6 x 15 pol 6 x 16 pol 5,5 x 16 pol 16 pol
Pneus
205/60 R 15 195/60 R 16 195/60 R 16 205/60 R 16
Argo WR-V HB20X Nivus
Dimensões
Comprimento
3,998 m 4,068 m 3,94 m 4,266 m
Largura
1,724 m 1,734 m 1,72 m 1,757 m
Altura
1,568 m 1,599 m 1,47 m 1,493 m
Entre-eixos
2,521 m 2,555 m 2,53 m 2,566 m
Argo WR-V HB20X Nivus
Capacidades e peso
Tanque de combustível
48 l 45 l  50 l 52 l
Compartimento de bagagem
300 l 363 l 300 l 415 l
Peso em ordem de marcha
1.235 kg 1.138 kg  1.098 kg 1.199 kg
Argo WR-V HB20X Nivus
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima
178/180 km/h ND 187/191 km/h ND/189 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h
11,1/10,4 s ND 10,9/10,5 s ND/10,0 s
Consumo em cidade
9,4/6,6 km/l 11,7/8,1 km/l  11,7/8,1 km/l 10,7/7,7 km/l
Consumo em rodovia
11,9/8,6 km/l 12,4/8,8 km/l 13,3/9,3 km/l 13,2/9,4 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível
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Tags: ArgoArgo TrekkingavaliaçãoAvaliação CompletacomparativoDesafioFiatHB20HB20XHondaHyundaiNivusNivus ComfortlineVolkswagenWR-VWR-V EXL

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