Renault Kwid e Sandero: quem vence a briga de irmãos?

Variação de tempo de válvulas deixa o Sandero com mais potência e torque e garante melhores retomadas, mas o Kwid pesa bem menos e acelera mais rápido

 

Motor e desempenho
O motor de três cilindros, 1,0 litro e 12 válvulas é basicamente o mesmo nos dois, mas só no Sandero usa variação de tempo de abertura das válvulas, que lhe rende maiores potência e torque (veja na ficha técnica) e compensa em parte o peso maior em 213 kg. Nota-se seu bom rendimento em altas rotações, nas quais o do Kwid parece perder fôlego.

 

 

Nos testes, o leve Kwid saiu à frente em duas das três provas de aceleração, mas por pouca diferença. Melhor em retomadas por boa margem, o Sandero também mostra melhor isolamento das oscilações típicas dos três-cilindros, mais notadas abaixo de 1.500 rpm e acima de 4.000 — no Kwid aparecem até em marcha-lenta. Ambos são um tanto ruidosos em velocidade de rodovia. As transmissões manuais têm comando preciso, embora um pouco pesado no Sandero. No Kwid o pedal de embreagem é levíssimo, mas o ronco de engrenagens em marcha à ré deixa sensação de má qualidade.

 

Acerto de suspensão não deixa dúvidas: o Sandero comporta-se melhor, até mesmo em retas, e oferece muito mais conforto em lombadas e irregularidades

 

Consumo
Menor e mais leve, o Kwid vence facilmente em consumo urbano, como ao fazer 2,2 km/l a mais no trajeto leve. Contudo, esta unidade foi mais “beberrona” em rodovia, onde perdeu para o Sandero (ambos foram testados com álcool, que não é nosso padrão, pois a Renault não pôde emprestá-los com gasolina nem houve tempo hábil de mudarmos). Entre os carros pequenos testados, as marcas urbanas do Kwid são ótimas, e as demais, medianas.

 

Nos testes, o leve Kwid saiu à frente em duas das três provas de aceleração (embora perca em retomadas) e venceu facilmente em consumo urbano

 

Comportamento dinâmico
Ponto indiscutível a favor do Sandero. Sua estabilidade é claramente melhor, tanto em curvas quanto em alta velocidade em retas: o Kwid parece desviar-se facilmente da trajetória por uma questão de geometria. Nenhum oferece controle eletrônico de estabilidade e tração. O carro maior também vence por larga margem em conforto, com ajuste muito bom de molas e amortecedores e ótima passagem por lombadas — só poderia absorver melhor os pequenos impactos.

 

Faróis de neblina apenas no modelo menor; leds diurnos e nas lanternas, só no maior; ambos trazem bolsas infláveis laterais dianteiras e fixação Isofix

 

O “caçula” é um tanto áspero, transmitindo excesso de vibrações do piso à cabine; tem amortecedores dianteiros muito macios, que fazem a suspensão chegar aos batentes facilmente em lombadas, e traseiros duros na distensão, que penalizam o conforto. O Sandero também revela melhor calibração da assistência dos freios: a resposta do Kwid com média pressão no pedal, que era fraca nos anos anteriores, se tornou algo excessiva no modelo 2020. A favor do pequeno, só a leveza em baixa velocidade da direção, que usa assistência elétrica em vez da eletro-hidráulica mais pesada do “irmão” maior.

 

 

Segurança passiva
O Sandero ganhou em proteção dos ocupantes na linha 2020: além de reforços estruturais, vem de série com bolsas infláveis laterais dianteiras, fixação Isofix para cadeira infantil (itens que o Kwid já tinha), encostos de cabeça e cintos de três pontos para cinco pessoas (no Kwid o cinto central é subabdominal).

 

Pagar 11% a mais pelo Sandero é bom negócio, pois ele supera o “caçula” em muito mais que espaço; o Kwid só vale o preço nas versões mais simples

 

Custo-benefício
Pela versão Zen do Sandero pagam-se R$ 50 mil ou 11% a mais que pela Outsider do Kwid (R$ 45 mil), ambas sem oferecer opcionais. Os dois estão disponíveis também em acabamentos mais simples, a partir de R$ 47 mil no Sandero Life e de R$ 34 mil no Kwid Life (este tem ainda opções Zen e Intense por valores intermediários).

Quem optar pelo Sandero terá ganhos importantes em espaço interno, posição do motorista, estabilidade e conforto de rodagem, com alguma perda em agilidade e consumo em cidade. Portanto, a menos que o fator financeiro seja determinante — como é frequente na compra por frotistas —, a vantagem do “irmão” maior fica clara no conjunto, mesmo para quem não precisa de grande espaço no banco traseiro. O Sandero é 11% mais caro, mas é 17% melhor na média de notas e um carro bem mais satisfatório de dirigir. A nosso ver, comprar o Kwid faz sentido apenas nas versões mais simples, que se afastam da faixa de preço do modelo maior.

Mais Avaliações

 

Nossas notas

KwidSandero
Estilo33
Acabamento e conveniência33
Posto do motorista23
Espaço interno24
Porta-malas34
Motor e desempenho33
Consumo43
Comportamento dinâmico23
Segurança passiva44
Custo-benefício34
Média2,93,4
Posição2°.1°.
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Desempenho e consumo

KwidSandero
Aceleração
0 a 100 km/h14,2 s14,6 s
0 a 120 km/h22,3 s23,1 s
0 a 400 m19,8 s19,5 s
Retomada
60 a 100 km/h (3ª.)11,1 s8,5 s
60 a 100 km/h (4ª.)15,3 s12,4 s
60 a 120 km/h (4ª.)24,2 s21,1 s
80 a 120 km/h (4ª.)17,3 s13,4 s
Consumo
Trajeto leve em cidade13,7 km/l11,5 km/l
Trajeto exigente em cidade7,6 km/l6,2 km/l
Trajeto em rodovia10,0 km/l10,4 km/l
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Ficha técnica

 KwidSandero
Motor
Posiçãotransversaltransversal
Cilindros3 em linha3 em linha
Comando de válvulasduplo no cabeçoteduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro44, variação de tempo
Diâmetro e curso71 x 84,1 mm71 x 84,1 mm
Cilindrada999 cm³999 cm³
Taxa de compressão11,5:112:1
Alimentaçãoinjeção multiponto sequencialinjeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.)66/70 cv a 5.500 rpm79/82 cv a 6.300 rpm
Torque máximo (gas./álc.)9,4/9,8 m.kgf a 4.250 rpm10,2/10,5 m.kgf a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchasmanual, 5manual, 5
Traçãodianteiradianteira
Freios
Dianteirosa disco ventiladoa disco ventilado
Traseirosa tambora tambor
Antitravamento (ABS)simsim
Direção
Sistemapinhão e cremalheirapinhão e cremalheira
Assistênciaelétricaeletro-hidráulica
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraeixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões14 pol15 pol
Pneus165/70 R 14185/65 R 15
Dimensões
Comprimento3,68 m4,06 m
Largura1,579 m1,733 m
Altura1,474 m1,536 m
Entre-eixos2,423 m2,59 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível38 l50 l
Compartimento de bagagem290 l320 l
Peso em ordem de marcha798 kg1.011 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima152/156 km/h160/163 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h15,5/14,7 s13,1/13,0 s
Consumo em cidade14,9/10,3 km/l14,2/9,5 km/l
Consumo em rodovia15,6/10,8 km/l14,1/9,6 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro