Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Renault Kwid e Sandero: quem vence a briga de irmãos?

06/09/2019
in Avaliação, Comparativo, Renault

O modelo maior, renovado, custa pouco mais que o menor: saiba o que se ganha e se perde escolhendo um ou outro

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

A situação acontece em muitos fabricantes. Você escolhe um modelo que atende a suas necessidades, mas se depara no saguão da concessionária com um mais espaçoso e confortável por pouco dinheiro a mais. E agora? Se escolher o maior, ganharei algo além do espaço? Terei alguma desvantagem, à parte a financeira? Em busca dessas respostas, colocamos em Desafio os modelos 2020 do Renault Kwid, na nova versão Outsider (preço sugerido de R$ 45 mil), e do remodelado Sandero em acabamento Zen (R$ 50 mil), ambos com motor de 1,0 litro.

 

Kwid
Sandero

Versão Outsider traz visual diferente ao Kwid, que parece um Sandero menor; neste, as lanternas traseiras com leds e extensão na tampa são a maior novidade

 

Estilo
Os dois modelos seguem linhas simples, que não causam paixão nem desagradam. O Kwid é mais recente, mas não mais moderno, lembrando um Sandero comprimido. A versão Outsider consegue bom efeito com para-choque dianteiro revisto e barras de teto (que trazem aviso para não se colocar carga), além de calotas e retrovisores em preto. No Sandero a frente mudou pouco e a traseira algo mais, com lanternas de leds, que a nosso ver não combinam bem com o conjunto.

 

Auto Livraria

 

Acabamento e conveniência
Os interiores usam plásticos rígidos e tecidos simples nos bancos, mas com certos cuidados para boa aparência — mais alegre no Outsider, com detalhes em tom laranja, e sóbrio no Sandero, com itens em prata. Em itens de conveniência, vantagens do Kwid são ajuste elétrico dos retrovisores, alças de teto traseiras (o Sandero não tem mais nenhuma), aviso para uso de cinto também para o passageiro da frente e câmera traseira de manobras.

 

Kwid
Sandero

Acabamentos são simples, mas com detalhes para melhor aparência; posição do motorista é bem melhor no Sandero, tanto pelo banco quanto pelos ajustes

 

O Sandero responde com ar-condicionado menos ruidoso, comando satélite do sistema de áudio junto ao volante, controle elétrico de vidros dianteiros com função um-toque e comandos nas portas (no Kwid vêm no painel), espelho também no para-sol do motorista, marcador de temperatura externa, mola a gás para sustentar o capô, sensores de estacionamento traseiros e travamento das portas ao rodar — falta incômoda no Kwid. Ambos têm boa central de áudio com tela de 7 polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, mas no Kwid a qualidade de som é baixa por haver alto-falantes só no painel.

 

No Sandero o motorista dispõe de banco mais amplo, confortável e com ajuste de altura; ele é também um dos hatches pequenos mais espaçosos, o oposto do Kwid

 

Posto do motorista
As vantagens do Sandero começam por aqui. O motorista dispõe de mais espaço, banco mais amplo e confortável e ajuste de altura do assento e do volante, embora falte aos dois modelos a regulagem do volante em distância. O Kwid tem posição até bem definida para um carro tão pequeno, mas sua largura diminuta deixa a coluna central rente ao ombro e os dois ocupantes bem próximos, tem banco muito compacto e faz sapatos maiores pegarem na haste do pedal de freio.

 

Kwid
Sandero

Boa central de áudio com integração a celular nos dois; câmera traseira e retrovisores elétricos no Kwid; comando satélite de áudio, controles de vidros nas portas, espelho para motorista e sensores de estacionamento no Sandero

 

Os instrumentos simples incluem computador de bordo com trajeto único; apenas o Sandero tem termômetro do motor. Seus faróis de duplo refletor são melhores e há luzes diurnas de leds, enquanto o Kwid traz faróis de neblina. Faltam a ambos os repetidores laterais das luzes de direção. Nos dois a visibilidade dianteira tem ligeiro prejuízo pelas colunas, e a traseira, grande perda.

 

Teste do Leitor

 

Espaço interno
Como esperado, não há comparação nesse quesito. O Sandero é um dos hatches pequenos mais espaçosos, com ampla acomodação para pernas e cabeças e boa largura para o segmento. No Kwid apenas o espaço vertical dianteiro satisfaz: o banco traseiro é apertado para pernas e ombros (razoável em altura) e, ao entrar, um adulto precisa abaixar a cabeça e dobrar o pé.

 

Kwid
Sandero

Sandero tem clara vantagem em espaço à frente ou atrás, além de cinto de três pontos para os cinco ocupantes; já a capacidade de bagagem é semelhante

 

Porta-malas
Para surpresa de muitos, a capacidade de bagagem do Kwid (300 litros) fica perto daquela do Sandero (320), ambas entre as melhores em hatches pequenos. Os dois usam banco traseiro inteiriço e estepe com medida integral. O comando da tampa é elétrico por botão no painel, na chave ou, no caso do Sandero, pelo emblema Renault. Uma falha em comum é a chapa desprotegida na base de acesso.

Próxima parte

 

Preços

Kwid Sandero
Sem opcionais R$ 44.990 R$ 49.990
Como avaliado R$ 44.990 R$ 49.990
Completo R$ 46.440 R$ 51.490
Preços sugeridos em 6/9/19 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

 

Equipamentos de série e opcionais

• Kwid Outsider – Abertura elétrica do porta-malas, ajuste elétrico dos retrovisores, ar-condicionado, barras de teto, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 polegadas e integração a celular, controle elétrico de vidros dianteiros e travas, direção com assistência elétrica, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, indicador de troca de marcha.

• Sandero Zen – Abertura elétrica do porta-malas, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, ar-condicionado, bolsas infláveis laterais dianteiras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, controle elétrico de vidros dianteiros e travas, direção com assistência eletro-hidráulica, fixação Isofix para cadeira infantil, indicador de troca de marcha, luzes diurnas de leds, sensores de estacionamento na traseira.

• Garantia – Três anos ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro).

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãocomparativoDesafioKwidKwid OutsiderRenaultSanderoSandero Zen

Related Posts

Fiat Argo deixa tempos de coadjuvante para trás
Destaques

Guia: econômico e espaçoso, Fiat Argo raramente dá trabalho

26/01/2021
Renault Fluence muda, mas é o mesmo de sempre
Renault

Renault Fluence

22/01/2021
Renault Kwid Outsider busca um tempero de aventura
Notícias

Renault On Demand: assinatura de Kwid, Stepway e Duster

20/01/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW
Avaliação

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Renault 5 inspira novo conceito elétrico que será produzido
Notícias

Renault 5 inspira novo conceito elétrico que será produzido

14/01/2021
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

08/01/2021

Pesquise no site

Notícias

Taos: revelado o SUV da Volkswagen contra o Compass

Volkswagen conta mais do Taos, seu SUV contra o Compass

27/01/2021
BMW M5 CS de 635 cv é o carro mais potente que a M já fez

BMW M5 CS de 635 cv é o carro mais potente que a M já fez

27/01/2021
Minis hatch e conversível renovam visual; Cooper S perde potência

Minis hatch e conversível renovam visual; Cooper S perde potência

27/01/2021
Jeep: de picape Renegade a Wrangler de 700 cv

Jeep planeja picape Renegade inspirada na Gladiator

26/01/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

VW Kombi: revistas com 4 versões do utilitário mais popular

VW Kombi: revistas com 4 versões do utilitário mais popular

27/01/2021
Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

26/01/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/01/2021
Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

21/01/2021

Avaliações

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020
Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

03/11/2020

Teste do Leitor

Volkswagen Nivus: duas versões a partir de R$ 85.890
Volkswagen

Volkswagen Nivus

22/01/2021
Chevrolet Equinox ganha motor 1,5 e versão Midnight
Chevrolet

Chevrolet Equinox

22/01/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

22/01/2021
Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações
Chevrolet

Chevrolet Onix (segunda geração)

22/01/2021
Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant
Volkswagen

Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant

22/01/2021
Mitsubishi Lancer 2018: versões partem de R$ 75 mil
Mitsubishi

Mitsubishi Lancer (hatch e sedã – geração atual)

22/01/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade