Ford Focus vs. Peugeot 308: médios bons para acelerar

Por valores muito próximos, o 308 (à direita) traz mais conteúdos, como cortinas infláveis, teto envidraçado, navegador e câmera traseira

 

Preços

Focus308
Sem opcionais86.89086.490
Como avaliado86.89086.490
Completo88.19087.780
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 9/8/16; menores preços em destaque; consulte os sites: Focus e 308

 

Custo-benefício

Poucos concorrentes no mercado ficam tão próximos em preço quanto esses: apenas R$ 400 separam os valores básicos, que só se alteram pela escolha de pintura metálica ou perolizada (não há outros opcionais). O 308, porém, sai à frente com itens de série como cortinas infláveis, câmera traseira, sistema de áudio com ampla tela, navegador e teto envidraçado, que o Focus só oferece na versão de topo Titanium (no caso, teto solar móvel). Para o Ford ficam poucas vantagens, como comando de marchas no volante e apoio lombar ajustável.

Assim, a relação entre equipamentos e preço favorece o Peugeot e não esperávamos que fosse diferente, tanto por ser o Griffe THP a versão de topo do modelo (ao contrário do SE na linha Focus) quanto pelo fato de que acrescentar conteúdos é uma estratégia habitual na indústria para manter competitivo um modelo mais antigo.

 

Melhor acerto de suspensão no Focus (à esquerda), mais espaço e desempenho no 308: cada um a seu modo, boas alternativas para optar por um hatch

 

E na comparação item por item, qual a competitividade do 308? O Focus obteve notas superiores nos quesitos estilo, posição de dirigir, suspensão, estabilidade e visibilidade e perdeu em espaço interno, motor, desempenho e segurança passiva. Portanto, o Ford oferece projeto mais moderno e melhor calibração de suspensão, a que o Peugeot responde com motor e espaço superiores, além de bolsas infláveis adicionais. Entendemos, assim, que a relação custo-benefício merece a mesma nota em ambos.

O Focus termina a comparação com pequena vantagem na média de notas, não a ponto de definir o adversário como um produto superado: ainda há bons atributos no 308, mesmo defasado em relação à versão europeia. Mais importante, esses representantes de um segmento em baixa nas vendas comprovam que são grandes opções para quem busca desempenho, comportamento dinâmico, conteúdo de conforto e segurança em um carro médio, sem gastar mais que em um utilitário esporte compacto e com muito melhor resposta ao comando do pé direito.

  • Atualização: corrigida a capacidade de bagagem do 308 pelo método VDA (348 litros; o fabricante informa 430 l pelo método de líquido), com consequente alteração da nota.
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Nossas notas

Focus308
Estilo43
Acabamento44
Posição de dirigir43
Instrumentos44
Itens de conveniência44
Espaço interno34
Porta-malas33
Motor45
Desempenho45
Consumo44
Transmissão44
Freios44
Direção43
Suspensão54
Estabilidade54
Visibilidade43
Segurança passiva45
Custo-benefício44
Média4,003,88
Posição1º.2º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

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Focus308
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Ficha técnica

 Focus308
Motor
Posiçãotransversal
Cilindros4 em linha
Material do bloco/cabeçotealumínio
Comando de válvulasduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro4, variação de tempo
Diâmetro e curso87,5 x 83,1 mm77 x 85,8 mm
Cilindrada1.999 cm³1.598 cm³
Taxa de compressão12:110,2:1
Alimentaçãoinjeção diretainjeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.)175/178 cv a 6.500 rpm166/173 cv a 6.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.)21,5/22,5 m.kgf a 4.500 rpm24,5 m.kgf a 1.400 rpm
Potência específica (gas./álc.)87,5/89,0 cv/l103,9/108,3 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchasautomatizada de dupla embreagem, 6automática, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª.3,92 / 8 km/h4,04 / 8 km/h
2ª.2,43 / 13 km/h2,37 / 13 km/h
3ª.1,44 / 20 km/h1,56 / 20 km/h
4ª.1,02 / 28 km/h1,16 / 27 km/h
5ª.0,87 / 37 km/h0,86 / 36 km/h
6ª.0,70 / 45 km/h0,67 / 47 km/h
Relação de diferencial3,85 e 4,28*4,06**
Regime a 120 km/h2.650 rpm (6ª.)2.550 rpm (6ª.)
Regime à vel. máx. informada5.550 rpm (5ª.)5.900 rpm (5ª.)
Traçãodianteira
* A segunda relação aplica-se apenas a 3ª. e 4ª.; **árvore de saída com relação 0,94 alonga em 6% todas as marchas
Freios
Dianteirosa disco ventilado (ø ND)a disco ventilado (283 mm ø)
Traseirosa disco (ø ND)a disco (249 mm ø)
Antitravamento (ABS)sim
Direção
Sistemapinhão e cremalheira
Assistênciaelétricaeletro-hidráulica
Diâmetro de giroND10,6 m
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraindependente, multibraço, mola helicoidaleixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es)dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões7 x 17 pol
Pneus215/50 R 17 W225/45 R 17 W
Dimensões
Comprimento4,36 m4,292 m
Largura1,823 m1,815 m
Altura1,469 m1,518 m
Entre-eixos2,648 m2,608 m
Bitola dianteira1,53 mND
Bitola traseira1,53 mND
Coeficiente aerodinâmico (Cx)ND
Capacidades e peso
Tanque de combustível55 l60 l
Compartimento de bagagem316 l348 l
Peso em ordem de marcha1.375 kg1.392 kg
Relação peso-potência (gas./álc.)7,9/7,7 kg/cv8,4/8,0 kg/cv
Garantia
Prazo3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo2016
PneusPirelli Cinturato P7Michelin Primacy 3
Quilometragem inicial3.000 km1.500 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível