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Ford Focus vs. Peugeot 308: médios bons para acelerar

11/08/2016
in Avaliação Completa, Comparativo, Ford, Peugeot

Por valores muito próximos, o 308 (à direita) traz mais conteúdos, como cortinas infláveis, teto envidraçado, navegador e câmera traseira

 

Preços

Focus 308
Sem opcionais 86.890 86.490
Como avaliado 86.890 86.490
Completo 88.190 87.780
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 9/8/16; menores preços em destaque; consulte os sites: Focus e 308

 

Custo-benefício

Poucos concorrentes no mercado ficam tão próximos em preço quanto esses: apenas R$ 400 separam os valores básicos, que só se alteram pela escolha de pintura metálica ou perolizada (não há outros opcionais). O 308, porém, sai à frente com itens de série como cortinas infláveis, câmera traseira, sistema de áudio com ampla tela, navegador e teto envidraçado, que o Focus só oferece na versão de topo Titanium (no caso, teto solar móvel). Para o Ford ficam poucas vantagens, como comando de marchas no volante e apoio lombar ajustável.

Assim, a relação entre equipamentos e preço favorece o Peugeot e não esperávamos que fosse diferente, tanto por ser o Griffe THP a versão de topo do modelo (ao contrário do SE na linha Focus) quanto pelo fato de que acrescentar conteúdos é uma estratégia habitual na indústria para manter competitivo um modelo mais antigo.

 

Melhor acerto de suspensão no Focus (à esquerda), mais espaço e desempenho no 308: cada um a seu modo, boas alternativas para optar por um hatch

 

E na comparação item por item, qual a competitividade do 308? O Focus obteve notas superiores nos quesitos estilo, posição de dirigir, suspensão, estabilidade e visibilidade e perdeu em espaço interno, motor, desempenho e segurança passiva. Portanto, o Ford oferece projeto mais moderno e melhor calibração de suspensão, a que o Peugeot responde com motor e espaço superiores, além de bolsas infláveis adicionais. Entendemos, assim, que a relação custo-benefício merece a mesma nota em ambos.

O Focus termina a comparação com pequena vantagem na média de notas, não a ponto de definir o adversário como um produto superado: ainda há bons atributos no 308, mesmo defasado em relação à versão europeia. Mais importante, esses representantes de um segmento em baixa nas vendas comprovam que são grandes opções para quem busca desempenho, comportamento dinâmico, conteúdo de conforto e segurança em um carro médio, sem gastar mais que em um utilitário esporte compacto e com muito melhor resposta ao comando do pé direito.

  • Atualização: corrigida a capacidade de bagagem do 308 pelo método VDA (348 litros; o fabricante informa 430 l pelo método de líquido), com consequente alteração da nota.
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Nossas notas

Focus 308
Estilo 4 3
Acabamento 4 4
Posição de dirigir 4 3
Instrumentos 4 4
Itens de conveniência 4 4
Espaço interno 3 4
Porta-malas 3 3
Motor 4 5
Desempenho 4 5
Consumo 4 4
Transmissão 4 4
Freios 4 4
Direção 4 3
Suspensão 5 4
Estabilidade 5 4
Visibilidade 4 3
Segurança passiva 4 5
Custo-benefício 4 4
Média 4,00 3,88
Posição 1º. 2º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

Focus 308
Envie sua opinião sobre o carro que possui

 

Ficha técnica

  Focus 308
Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 87,5 x 83,1 mm 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.999 cm³ 1.598 cm³
Taxa de compressão 12:1 10,2:1
Alimentação injeção direta injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 175/178 cv a 6.500 rpm 166/173 cv a 6.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 21,5/22,5 m.kgf a 4.500 rpm 24,5 m.kgf a 1.400 rpm
Potência específica (gas./álc.) 87,5/89,0 cv/l 103,9/108,3 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automatizada de dupla embreagem, 6 automática, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,92 / 8 km/h 4,04 / 8 km/h
2ª. 2,43 / 13 km/h 2,37 / 13 km/h
3ª. 1,44 / 20 km/h 1,56 / 20 km/h
4ª. 1,02 / 28 km/h 1,16 / 27 km/h
5ª. 0,87 / 37 km/h 0,86 / 36 km/h
6ª. 0,70 / 45 km/h 0,67 / 47 km/h
Relação de diferencial 3,85 e 4,28* 4,06**
Regime a 120 km/h 2.650 rpm (6ª.) 2.550 rpm (6ª.)
Regime à vel. máx. informada 5.550 rpm (5ª.) 5.900 rpm (5ª.)
Tração dianteira
* A segunda relação aplica-se apenas a 3ª. e 4ª.; **árvore de saída com relação 0,94 alonga em 6% todas as marchas
Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (283 mm ø)
Traseiros a disco (ø ND) a disco (249 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica eletro-hidráulica
Diâmetro de giro ND 10,6 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol
Pneus 215/50 R 17 W 225/45 R 17 W
Dimensões
Comprimento 4,36 m 4,292 m
Largura 1,823 m 1,815 m
Altura 1,469 m 1,518 m
Entre-eixos 2,648 m 2,608 m
Bitola dianteira 1,53 m ND
Bitola traseira 1,53 m ND
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND
Capacidades e peso
Tanque de combustível 55 l 60 l
Compartimento de bagagem 316 l 348 l
Peso em ordem de marcha 1.375 kg 1.392 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 7,9/7,7 kg/cv 8,4/8,0 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2016
Pneus Pirelli Cinturato P7 Michelin Primacy 3
Quilometragem inicial 3.000 km 1.500 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível

 

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Tags: 308308 Griffe308 THPavaliaçãoAvaliação CompletacomparativoFocusFocus SEFordPeugeot

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