Ford Focus vs. Peugeot 308: médios bons para acelerar

Focus tem porta-malas para 316 litros e bons instrumentos; como no rival, vidros um-toque, ar-condicionado de duas zonas, retrovisor fotocrômico e limitador/controlador de velocidade

 

Favorecem o 308 a câmera traseira para manobras, amplo teto envidraçado (há comando elétrico para o forro, que veda o sol de forma apropriada, ao contrário do usado pelo 2008), sensores de estacionamento também na frente, porta-luvas refrigerado, apoios centrais de braço separados na frente e um atrás (este ausente do rival), quatro focos de luz para leitura (no concorrente, apenas luzes gerais dianteira e traseira), recolhimento elétrico dos retrovisores, maçanetas internas cromadas (para fácil localização à noite) e, a nosso ver, o comutador de fachos de faróis que apenas se puxa contra o volante (embora o do Focus também seja bom: facho alto empurrando, baixo puxando ou empurrando).

 

O interior do 308 oferece mais espaço na frente e para as cabeças de quem viaja no banco traseiro; sua capacidade de bagagem é pouco maior

 

Os fabricantes reviram algumas deficiências dos modelos até 2015. O Ford ganhou melhor posição para a tomada de 12 volts (ficava distante do para-brisa para uso de navegador portátil ou celular) e desenho mais agradável na alavanca de freio de estacionamento. O Peugeot, além da questão citada do navegador, teve revista a iluminação excessiva dos instrumentos — por outro lado, perdeu o difusor de ar para o banco traseiro.

Os dois ainda podem ter detalhes aprimorados. No Focus estranham-se as barras tortas que sustentam os encostos de cabeça e há alguns itens de acabamento inadequados, caso do forro de teto flexível em certas regiões e dos parafusos bem à mostra na base dos bancos dianteiros. No 308 a ventilação emite ar quente mesmo com temperatura externa na faixa de 20°C, o que leva ao uso de ar-condicionado quando não se precisaria, e a tampa do tanque de combustível ainda requer uso da chave. Nos dois falta faixa degradê no para-brisa.

 

Porta-malas de 348 litros e grafia exagerada nos mostradores do 308; teto envidraçado, câmera traseira e ampla tela para áudio, telefone e navegador são vantagens

 

O interior do 308 oferece mais espaço na frente e para as cabeças de quem viaja no banco traseiro, onde as acomodações de pernas e ombros são algo limitadas como no Focus. Vantagem deste é a posição central do banco mais confortável, sem o encosto bem duro do adversário, embora nenhum seja adequado para levar três adultos atrás.

Em capacidade de bagagem há sutil vantagem para o Peugeot, 348 litros ante apenas 316 do Ford, que fica entre os piores da classe nesse quesito. Observe que a marca francesa divulga 430 l no Brasil, mas pela medição com líquido: o método VDA, com blocos, permite 348 l como divulgado na Argentina. Os dois contam com banco traseiro bipartido 60:40 (assento incluído). O estepe do Focus é temporário, bem estreito, enquanto o 308 usa pneu de 16 pol, diferente dos demais de 17: impõe menos restrições durante o uso, mas continua limitado a emergências.

Próxima parte

 

 

Equipamentos de série e opcionais

Focus308
Ajuste de altura dos bancos mot./pas.S/NDS/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas.S/NDND
Ajuste do volante em altura/distânciaS/SS/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas.NDND
Ajuste elétrico dos retrovisoresSS
Alarme antifurto/controle a distânciaS/SS/S
AquecimentoSS
Ar-condicionado/controle automático/zonasS/S/2S/S/2
Bancos/volante revestidos em couroS/SS/S
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinasS/S/NDS/S/S
Caixa automática/automatizadaND/SS/ND
Câmera traseira para manobrasNDS
Cintos de três pontos, todos os ocupantesSS
Computador de bordoSS
Conta-girosSS
Controlador/limitador de velocidadeS/SS/S
Controle de tração/estabilidadeS/SS/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras.S/SS/S
Controles de áudio no volanteSS
Direção assistidaSS
Encosto de cabeça, todos os ocupantesSS
Faróis com lâmpadas de xenônioNDND
Faróis de neblinaSS
Faróis/limpador de para-brisa automáticoS/SS/S
Freios antitravamento (ABS)SS
Interface Bluetooth para telefone celularSS
Limpador/lavador do vidro traseiroS/SS/S
Luz traseira de neblinaSS
Navegador por GPSNDS
Rádio com toca-CDs/MP3S/SND/S
Repetidores laterais das luzes de direçãoSS
Retrovisor interno fotocrômicoSS
Rodas de alumínioSS
Sensores de estacionamento diant./tras.ND/SS/S
Teto solar/comando elétricoNDS/S*
Travamento central das portasSS
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; *teto envidraçado fixo com controle elétrico do forro
Próxima parte