Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Comparativo

Fiat Uno vs. Ford Ka vs. VW Up: de olho na economia

17/12/2014
in Comparativo, Fiat, Ford, Volkswagen

Uno vs. Ka vs. Up

 

Um veterano renovado e dois estreantes na competição pelo menor
consumo — e pelo maior conjunto de qualidades na faixa de R$ 40 mil

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

De repente, mudou tudo para o Fiat Uno. Antes considerado uma das opções mais atuais entre os carros nacionais do segmento de entrada, de uma hora para outra ele tornou-se um veterano diante dos estreantes Ford Ka de terceira geração e Volkswagen Up. Mas Betim reagiu rápido e lança sua linha 2015 com uma reestilização, interior aprimorado e novos recursos, como o primeiro sistema de parada e partida automáticas do motor na categoria.

As novidades justificaram uma comparação entre os três, em versões que priorizam a economia de combustível — quesito dos mais relevantes nesse segmento — e têm preços em torno de R$ 40 mil. O Up é oferecido apenas com motor de 1,0 litro, cuja potência fica próxima à do Ka de mesma cilindrada — escolha natural, portanto, no caso do Ford. Já o Uno dispõe de unidades de 1,0 e 1,4 litro, sendo a segunda a mais próxima em potência aos rivais; além disso, apenas a versão Evolution 1,4 tem parada/partida automática, item de nosso especial interesse. Por isso, foi esse o Fiat escolhido para o confronto.

 

Fiat Uno Evolution
Ford Ka SEL
VW Move Up

 

Fiat Uno Evolution 1,4

Ford Ka SEL 1,0

Volkswagen Move Up 1,0

3,81 m 3,88 m 3,60 m
85/88 cv 80/85 cv 75/82 cv
R$ 43.357 R$ 40.590 R$ 41.423
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

Uno e Up cobram à parte por equipamentos como ar-condicionado, rodas de alumínio e sistema de áudio, que no Ka vêm de série. Para maior equilíbrio de conteúdos e preços, ficamos com o Uno Evolution, o Ka SEL e o Move Up, dos quais apenas o Ford dispensa opcionais. O resultado foi uma gama de preços próxima: R$ 43,4 mil para o Fiat, R$ 40,6 mil para o Ford e R$ 41,4 mil para o VW, conforme avaliados, mas sem pintura metálica (a partir de agora esse item fica de fora de nosso cálculo, pois alguns carros testados o têm e outros não, sem podermos influir na decisão).

 


Auto Livraria

 

Se em preço há certo equilíbrio, como ficam os outros três “Ps” que definem nossos comparativos? A proposta de uso é a mesma: são hatches pequenos de cinco portas que têm no trânsito urbano seu habitat, embora possam ser usados em viagens com algumas limitações de espaço para passageiros e bagagem e de desempenho. Em porte há razoáveis diferenças — 28 centímetros em comprimento do Up para o Ka, 11 cm em distância entre eixos do Uno para o Ka —, mas nada que inviabilize ao interessado em um deles optar por outro. Em potência, como mencionado, os valores são próximos: 85/88 cv no Fiat, 80/85 cv no Ford e 75/82 cv no VW, sempre na ordem gasolina/álcool.

Depois de mais de 1.500 quilômetros de cidade, rodovia e pista de testes, chegamos a algumas conclusões sobre como a Fiat pretende se defender das mais recentes ameaças. As respostas começam na próxima página.

Próxima parte

 

  • Concepção e estilo
  • Conforto e conveniência
  • Equipamentos de série e opcionais
  • Mecânica, comportamento e segurança
  • Desempenho e consumo
  • Comentário técnico
  • Preços
  • Custo-benefício
  • Nossas notas
  • Ficha técnica

 

 

Page 1 of 6
12...6Next
Tags: avaliaçãocomparativoFiatFordKaKa SELMove UpUnoUno EvolutionUpVolkswagen

Related Posts

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45
Destaques

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch
Fora de estrada

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
O que há de novo na Fiat Strada, versões e ficha técnica
Notícias

Fiat Cronos Drive e Strada Freedom ganham equipamentos

24/02/2021
Novo VW Tiguan R-Line ganha motor de 245 cv do Golf GTI
Fora de estrada

Novo VW Tiguan R-Line ganha motor de 245 cv do Golf GTI

22/02/2021
VW Kombi: propagandas da “corujinha”, a primeira geração
Livros e revistas Volkswagen

VW Kombi: propagandas da “corujinha”, a primeira geração

22/02/2021
T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

22/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Suzuki Vitara começa em R$ 84 mil e oferece turbo
Suzuki

Suzuki Vitara (geração atual)

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade