Fiat Mobi vs. Renault Kwid: será que vai ter “surra”?

Um mais potente, outro bem mais leve, e os resultados na pista acabaram bem próximos: de 0 a 100 km/h o Fiat chegaria apenas 0,2 segundo à frente

 

Desempenho e consumo

A favor do Mobi havia potência e torque maiores; pelo Kwid, a importante vantagem em peso. O que isso representou na pista? O resultado foi grande equilíbrio, mesmo que os dados de fábrica (veja mais abaixo) indicassem clara vantagem para o Fiat. Ele venceu por margem mínima nas acelerações, como ao fazer de 0 a 100 km/h em 14 segundos exatos ante 14,2 s do Renault. Ambos perdem bastante tempo entre 100 e 120 por ser necessária troca para quarta marcha: além da manobra em si, o motor perde fôlego pela queda de rotação após a mudança.

Entre as retomadas o Mobi venceu as feitas em terceira ou quinta marcha, e o Kwid, em quarta. Não é um resultado explicado pelas relações de marcha: como se vê na ficha técnica (abaixo), o Fiat é mais curto em terceira e quarta e mais longo em quinta. Trata-se, na verdade, de uma combinação de fatores como rotação, curva de torque dos motores (o Mobi tem mais m.kgf com menos giros) e até mesmo aerodinâmica, que presumimos ser pior no Kwid.

A título de curiosidade, observe-se o quanto se torna lenta a retomada de 80 a 120 km/h ao usar quinta marcha em qualquer um deles: no Renault leva 73% mais tempo que em quarta. Vale notar que ambos os carros tiveram o desempenho medido com álcool, com o qual os recebemos.

Para os testes de consumo foi possível substituir o combustível por gasolina, que é nosso padrão. Aqui o Mobi foi melhor em todos os trajetos por pequenas diferenças. Se na cidade a explicação para sua maior economia pode estar na eficiência do motor em baixa rotação, em rodovia podemos atribuí-la à provável vantagem em aerodinâmica, preço que o Kwid pagaria pelo vão livre típico de SUV. Além disso, o pequeno tanque de combustível do Renault implica autonomia bem menor.

 

 

MobiKwid
Aceleração
0 a 100 km/h14,0 s14,2 s
0 a 120 km/h21,4 s22,3 s
0 a 400 m19,7 s19,8 s
Retomada
60 a 100 km/h (3ª.)10,6 s11,1 s
60 a 100 km/h (4ª.)15,5 s15,3 s
60 a 120 km/h (3ª.)NANA
60 a 120 km/h (4ª.)24,2 s22,7 s
80 a 120 km/h (3ª.)NANA
80 a 120 km/h (4ª.)17,3 s16,6 s
80 a 120 km/h (5ª.)25,8 s28,7 s
Consumo
Trajeto leve em cidade18,1 km/l17,0 km/l
Trajeto exigente em cidade9,8 km/l9,5 km/l
Trajeto em rodovia16,1 km/l15,5 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade766 km581 km
Trajeto exigente em cidade415 km325 km
Trajeto em rodovia681 km530 km
Testes efetuados com álcool (desempenho) e gasolina (consumo); NA = não aplicável; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição

 

Dados dos fabricantes

MobiKwid
Velocidade máxima161/164 km/h152/156 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h12,8/12,0 s15,5/14,7 s
Consumo em cidade13,7/9,6 km/l14,9/10,3 km/l
Consumo em rodovia16,1/11,3 km/l15,6/10,8 km/l
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Só a Renault partiu de uma nova plataforma, específica para carros desse porte, o que explica em parte o menor peso; ambos os motores são modernos

 

Comentário técnico

• O Kwid usa uma plataforma exclusiva, a menor da família CMF (Common Module Family, família de módulo comum) do grupo Nissan-Renault. Por ora, apenas o Datsun Redi-Go também vendido na Índia a compartilha. O caso do Mobi é diferente: embora a fábrica destaque o que há de novo, sua arquitetura é derivada daquela do Uno, que aproveitou algo do primeiro Palio, que derivou do…

• Apesar de Logan e Sandero o terem recebido antes, o motor SCE de três cilindros nasceu com o Kwid na Índia, de início com 800 cm³ e depois com 1.000. É uma unidade Renault em essência, sem relação com a similar da Nissan — o que não faz muito sentido em uma associação, mas nem tudo o faz na indústria. A versão do menor carro, porém, abre mão da variação de tempo de abertura das válvulas para reduzir custos e tem menor taxa de compressão (11,5:1 em vez de 12:1).

• O motor Firefly da Fiat, lançado no Uno 2017, usa bloco de alumínio e corrente para acionar o comando de válvulas, assim como o rival. Uma diferença é ter apenas duas válvulas por cilindro (quatro no Renault); outras, usar variação de tempo e taxa de compressão bem mais alta: 13,2:1. As versões de três cilindros/1,0 litro e quatro cilindros/1,35 litro são iguais em diâmetro e curso e compartilham muitos componentes — na prática, o maior é o menor com mais um cilindro.

• Barra estabilizadora é um daqueles itens que vale a pena usar, mesmo com algum custo adicional. Com a rolagem (inclinação da carroceria) contida por sua “amarração” entre as rodas do mesmo eixo, a suspensão pode receber molas e/ou amortecedores mais macios, que favorecem o conforto. Os dois carros em questão deixaram o elemento de fora — mesmo na dianteira, onde é mais frequente seu uso —, o que ajuda a explicar o rodar áspero, com má absorção de irregularidades. A versão Way do Mobi, que recebe a barra na frente, mostrou-se mais agradável em pisos de má qualidade.

 

Ficha técnica

MobiKwid
Motor
Posiçãotransversaltransversal
Cilindros3 em linha3 em linha
Material do bloco/cabeçotealumínioalumínio
Comando de válvulasno cabeçoteduplo no cabeçote
Válvulas por cilindro2, variação de tempo4
Diâmetro e curso70 x 86,5 mm71 x 84,1 mm
Cilindrada999 cm³999 cm³
Taxa de compressão13,2:111,5:1
Alimentaçãoinjeção multiponto sequencialinjeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.)72 cv a 6.000 rpm/77 cv a 6.250 rpm66/70 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.)10,4/10,9 m.kgf a 3.250 rpm9,4/9,8 m.kgf a 4.250 rpm
Potência específica (gas./álc.)72,1/77,1 cv/l66,1/70,1 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchasmanual, 5manual, 5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª.4,27 / 6 km/h3,77 / 7 km/h
2ª.2,32 / 11 km/h2,05 / 12 km/h
3ª.1,44 / 18 km/h1,29 / 20 km/h
4ª.1,03 / 25 km/h0,95 / 27 km/h
5ª.0,80 / 33 km/h0,79 / 32 km/h
Relação de diferencial4,204,38
Regime a 120 km/h3.650 rpm (5ª.)3.750 rpm (5ª.)
Regime à velocidade máxima informada (gas.álc.)6.350/6.450 rpm (4ª.)5.700/5.900 rpm (4ª.)
Traçãodianteiradianteira
Freios
Dianteirosa discoa disco
Traseirosa tambora tambor
Antitravamento (ABS)simsim
Direção
Sistemapinhão e cremalheirapinhão e cremalheira
Assistênciaelétricaelétrica
Diâmetro de giro10,0 m10,0 m
Suspensão
Dianteiraindependente, McPherson, mola helicoidal
Traseiraeixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es)nãonão
Rodas
Dimensões5,5 x 14 pol14 pol
Pneus175/65 R 14165/70 R 14
Dimensões
Comprimento3,566 m3,68 m
Largura1,633 m1,579 m
Altura1,502 m1,474 m
Entre-eixos2,305 m2,423 m
Bitola dianteira1,406 mND
Bitola traseira1,4 mND
Coeficiente aerodinâmico (Cx)NDND
Capacidades e peso
Tanque de combustível47 l38 l
Compartimento de bagagem215 l290 l
Peso em ordem de marcha945 kg786 kg
Relação peso-potência (gas./álc.)13,1/12,3 kg/cv11,9/11,2 kg/cv
Garantia
Prazo3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo20172018
PneusPirelli Cinturato P1Continental Conti Eco Contact 3
Quilometragem inicial3.000 km1.500 km
Dados do fabricante; ND = não disponível
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