Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Citroën

DS5, Fusion, Azera, 508 e Passat: passar ou não de 120

18/10/2013
in Citroën, Comparativo, Ford, Hyundai, Peugeot, Volkswagen

 

Vale a pena superar os R$ 120 mil? Citroën, Ford, Hyundai,
Peugeot e Volkswagen opõem argumentos pelo sim e pelo não

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Sonhos de muitos, realidade de poucos, eles são um dos tipos de carros preferidos pelas frotas corporativas. Oferecem conforto, desempenho, segurança e elegância compatíveis com os requisitos de qualquer situação, sem custar tanto quanto os modelos europeus de marcas de prestígio com porte e conteúdo semelhantes. São cinco modelos executivos com potência acima de 160 cv e preços que começam ao redor de R$ 120 mil: Citroen DS5, Ford Fusion Titanium AWD, Hyundai Azera GLS V6, Peugeot 508 e Volkswagen Passat TSI.

É uma categoria diversificada, seja em termos de carroceria (o DS5 é um hatchback; os demais têm três volumes), seja quanto às opções mecânicas. O motor de 3,0 litros do Azera é o único a seguir a tradicional escola de seis cilindros, aspiração natural e injeção indireta de combustível; os outros adotam turbocompressor e injeção direta em unidades de quatro cilindros, que podem ser de 1,6 litro (DS5 e 508) ou 2,0 litros (Fusion e Passat). Há ainda um caso de tração integral (o Ford), em oposição ao restante de tração apenas dianteira, e outro de caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem (o VW) ante as outras automáticas tradicionais, mas todas com seis marchas.

 

 

Cinco marcas com modelos comparáveis em proposta de uso, porte, potência e preço: qual deles oferece os maiores atributos pelo que você paga?

 

Citroën DS5

4,53 m 165 cv R$ 134.210

Ford Fusion Titanium AWD

4,87 m 240 cv R$ 117.900

Hyundai Azera GLS V6

4,91 m 270 cv R$ 124.000

Peugeot 508

4,79 m 165 cv R$ 112.490

Volkswagen Passat TSI

4,77 m 211 cv R$ 149.886
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 



 

À parte esses contrastes, os cinco podem ser considerados compatíveis nos quatro “Ps” que definem nossas comparações. A proposta de uso é a mesma para todos, pois são automóveis grandes de quatro portas que se prestam tão bem ao transporte executivo quanto ao familiar. Em porte, apenas o DS5 fica algo fora da faixa (é pelo menos 24 centímetros mais curto que qualquer outro) por ter a traseira menor inerente a um hatchback. O Azera é o maior em comprimento e o Fusion na distância entre eixos; o Passat, em parte pelo projeto mais antigo, adota o menor entre-eixos.

Hyundai (270 cv) e Ford (240 cv) destacam-se em potência diante de VW (211 cv) e da dupla Citroën/Peugeot, que compartilha o motor de 165 cv. E quanto ao preço? Na composição em que foram avaliados, o Peugeot é o mais barato, por R$ 112,5 mil, seguido pelo Ford (R$ 117,9 mil), o Hyundai (R$ 124 mil), o Citroën (R$ 134,2 mil) e o VW (R$ 149,9 mil), que contava com vários e caros opcionais. O expressivo desnível de R$ 37,4 mil do menor ao maior preço pode ser bastante reduzido pela opção por um Passat menos equipado.

Qual é o melhor? Que modelo oferece mais pelo que custa? Afinal, vale a pena ultrapassar os 120 (não os quilômetros por hora, mas os milhares de reais)? Nas próximas páginas, as respostas.

 

  • Concepção e estilo
  • Conforto e conveniência
  • Equipamentos de série e opcionais
  • Mecânica, comportamento e segurança
  • Simulação de desempenho
  • Comentário técnico
  • Preços
  • Custo-benefício
  • Nossas notas
  • Ficha técnica
Próxima parte

 

 

Page 1 of 8
12...8Next
Tags: 508avaliaçãoAzeraCitroëncomparativoDS5FordFusionFusion TitaniumHyundaiPassatPassat TSIPeugeotTHPturboV6Volkswagen

Related Posts

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45
Destaques

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch
Fora de estrada

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Novo VW Tiguan R-Line ganha motor de 245 cv do Golf GTI
Fora de estrada

Novo VW Tiguan R-Line ganha motor de 245 cv do Golf GTI

22/02/2021
VW Kombi: propagandas da “corujinha”, a primeira geração
Livros e revistas Volkswagen

VW Kombi: propagandas da “corujinha”, a primeira geração

22/02/2021
T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

22/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade