DS5, Fusion, Azera, 508 e Passat: passar ou não de 120

DS5, Fusion, Azera, 508 e Passat: passar ou não de 120

 

Vale a pena superar os R$ 120 mil? Citroën, Ford, Hyundai,
Peugeot e Volkswagen opõem argumentos pelo sim e pelo não

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Sonhos de muitos, realidade de poucos, eles são um dos tipos de carros preferidos pelas frotas corporativas. Oferecem conforto, desempenho, segurança e elegância compatíveis com os requisitos de qualquer situação, sem custar tanto quanto os modelos europeus de marcas de prestígio com porte e conteúdo semelhantes. São cinco modelos executivos com potência acima de 160 cv e preços que começam ao redor de R$ 120 mil: Citroen DS5, Ford Fusion Titanium AWD, Hyundai Azera GLS V6, Peugeot 508 e Volkswagen Passat TSI.

É uma categoria diversificada, seja em termos de carroceria (o DS5 é um hatchback; os demais têm três volumes), seja quanto às opções mecânicas. O motor de 3,0 litros do Azera é o único a seguir a tradicional escola de seis cilindros, aspiração natural e injeção indireta de combustível; os outros adotam turbocompressor e injeção direta em unidades de quatro cilindros, que podem ser de 1,6 litro (DS5 e 508) ou 2,0 litros (Fusion e Passat). Há ainda um caso de tração integral (o Ford), em oposição ao restante de tração apenas dianteira, e outro de caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem (o VW) ante as outras automáticas tradicionais, mas todas com seis marchas.

 

DS5, Fusion, Azera, 508 e Passat: passar ou não de 120
DS5, Fusion, Azera, 508 e Passat: passar ou não de 120
DS5, Fusion, Azera, 508 e Passat: passar ou não de 120

 

DS5, Fusion, Azera, 508 e Passat: passar ou não de 120

DS5, Fusion, Azera, 508 e Passat: passar ou não de 120

Cinco marcas com modelos comparáveis em proposta de uso, porte, potência e preço: qual deles oferece os maiores atributos pelo que você paga?

 

Citroën DS5

4,53 m165 cvR$ 134.210

Ford Fusion Titanium AWD

4,87 m240 cvR$ 117.900

Hyundai Azera GLS V6

4,91 m270 cvR$ 124.000

Peugeot 508

4,79 m165 cvR$ 112.490

Volkswagen Passat TSI

4,77 m211 cvR$ 149.886
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

 

À parte esses contrastes, os cinco podem ser considerados compatíveis nos quatro “Ps” que definem nossas comparações. A proposta de uso é a mesma para todos, pois são automóveis grandes de quatro portas que se prestam tão bem ao transporte executivo quanto ao familiar. Em porte, apenas o DS5 fica algo fora da faixa (é pelo menos 24 centímetros mais curto que qualquer outro) por ter a traseira menor inerente a um hatchback. O Azera é o maior em comprimento e o Fusion na distância entre eixos; o Passat, em parte pelo projeto mais antigo, adota o menor entre-eixos.

Hyundai (270 cv) e Ford (240 cv) destacam-se em potência diante de VW (211 cv) e da dupla Citroën/Peugeot, que compartilha o motor de 165 cv. E quanto ao preço? Na composição em que foram avaliados, o Peugeot é o mais barato, por R$ 112,5 mil, seguido pelo Ford (R$ 117,9 mil), o Hyundai (R$ 124 mil), o Citroën (R$ 134,2 mil) e o VW (R$ 149,9 mil), que contava com vários e caros opcionais. O expressivo desnível de R$ 37,4 mil do menor ao maior preço pode ser bastante reduzido pela opção por um Passat menos equipado.

Qual é o melhor? Que modelo oferece mais pelo que custa? Afinal, vale a pena ultrapassar os 120 (não os quilômetros por hora, mas os milhares de reais)? Nas próximas páginas, as respostas.

 

Próxima parte