Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Comparativo

Logan vs. Etios vs. Voyage: como o brasileiro gosta

14/03/2014
in Comparativo, Renault, Toyota, Volkswagen

Logan vs. Etios vs. Voyage

 

Com projetos simples, esses sedãs compactos concorrem por
sua preferência com diferentes qualidades na faixa até R$ 50 mil

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Sedãs compactos são, por definição, um tipo de carro para países emergentes. O dito Primeiro Mundo costuma optar pela praticidade e eficiência dos hatchbacks e das peruas ou, no caso dos Estados Unidos, praticamente começa seu leque de sedãs naqueles que chamamos de médios. Vez ou outra aparecem sedãs de pequeno porte por lá, mas uma participação de mercado expressiva eles só alcançam em países como… o Brasil.

Aqui eles são a solução para muitas famílias: por valores pouco mais altos que os dos hatches, oferecem amplo espaço para bagagem — não raro, mais que em sedãs médios e até grandes. Nos últimos anos, em vez de apenas acrescentar um porta-malas saliente aos modelos de dois volumes, os fabricantes têm desenvolvido sedãs com maior distância entre eixos a fim de ampliar também o espaço para os passageiros. Hoje é possível acomodar-se em um sedã compacto quase tão bem quanto em um médio.

 

Renault Logan Dynamique
Toyota Etios XLS
VW Voyage Selecao

 

Renault Logan Dynamique

Toyota Etios XLS

Volkswagen Voyage Seleção

4,35 m4,26 m4,21 m
98/106 cv92/96,5 cv101/104 cv
R$ 44.250R$ 46.890R$ 50.602
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

O Renault Logan, pioneiro desses “pequenos crescidos”, ganhou a oposição de modelos como Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, Nissan Versa e Toyota Etios sedã. Incomodada em sua zona de conforto, a marca francesa decidiu adotar na linha 2014 brasileira as formas bem mais atuais e atraentes que haviam sido apresentadas um ano antes na Europa, onde em alguns países o Logan é vendido pela marca romena Dacia.

A chegada do novo Logan é o momento para verificar suas chances nesse renovado segmento. Para a competição com a versão de topo da Renault, a Dynamique, chamamos o Etios — ainda não avaliado como sedã — em seu acabamento XLS e o Volkswagen Voyage — em série limitada Seleção —, que não passava por nossa análise havia bons anos. Tanto o Grand Siena quanto o Versa são praticamente os mesmos do comparativo de 2012. Quanto ao Cobalt, vale explicar ao leitor não habitual que a General Motors há anos não mais cede carros para avaliação do Best Cars.

 

Auto Livraria

 

Os três modelos são concorrentes diretos nos quatro “Ps” que norteiam nossos comparativos. Sua proposta de uso  é a mesma: sedãs compactos de quatro portas com espaço e desempenho adequados tanto ao uso urbano quanto às viagens em família, ainda que sem excessos, como se espera dessa faixa de mercado. Em porte,  a variação chega a 13 centímetros em comprimento, o que os mantém no mesmo segmento, enquanto o entre-eixos varia 17 cm entre o menor VW e o maior Renault.

A potência  oscila pouco entre o mais modesto Etios (96,5 cv) e o líder Logan (106 cv), com Voyage (104 cv, todos com álcool) no meio-termo, em motores de 1,5 litro no Toyota e 1,6 nos demais, com quatro válvulas por cilindro apenas no primeiro. Quanto ao preço, o Etios XLS não oferece opcionais e custa R$ 46,9 mil; o Logan Dynamique começa em R$ 42,1 mil, mas chega a R$ 44,2 mil com opções; e o Voyage Seleção parte de R$ 43,8 mil e alcança R$ 50,6 mil como avaliado.

Os mais caros valem realmente mais? Respostas a partir da próxima página.

Próxima parte

 

  • Concepção e estilo
  • Conforto e conveniência
  • Equipamentos de série e opcionais
  • Mecânica, comportamento e segurança
  • Simulação de desempenho
  • Comentário técnico
  • Preços
  • Custo-benefício
  • Nossas notas
  • Ficha técnica

 

 

Page 1 of 6
12...6Next
Tags: avaliaçãocomparativoEtiosEtios XLSLoganLogan DynamiqueRenaultToyotaVolkswagenVoyageVoyage Seleção

Related Posts

Renault Kiger: o míni-SUV da família Kwid em versão final
Destaques

Renault Kiger: o míni-SUV da família Kwid em versão final

28/01/2021
Taos: revelado o SUV da Volkswagen contra o Compass
Destaques

Volkswagen conta mais do Taos, seu SUV contra o Compass

27/01/2021
VW Kombi: revistas com 4 versões do utilitário mais popular
Livros e revistas Volkswagen

VW Kombi: revistas com 4 versões do utilitário mais popular

27/01/2021
Fiat Argo deixa tempos de coadjuvante para trás
Destaques

Guia: econômico e espaçoso, Fiat Argo raramente dá trabalho

26/01/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível
Revistas nacionais

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/01/2021
Volkswagen Nivus: duas versões a partir de R$ 85.890
Volkswagen

Volkswagen Nivus

22/01/2021

Pesquise no site

Notícias

Renault Kiger: o míni-SUV da família Kwid em versão final

Renault Kiger: o míni-SUV da família Kwid em versão final

28/01/2021
Taos: revelado o SUV da Volkswagen contra o Compass

Volkswagen conta mais do Taos, seu SUV contra o Compass

27/01/2021
BMW M5 CS de 635 cv é o carro mais potente que a M já fez

BMW M5 CS de 635 cv é o carro mais potente que a M já fez

27/01/2021
Minis hatch e conversível renovam visual; Cooper S perde potência

Minis hatch e conversível renovam visual; Cooper S perde potência

27/01/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

VW Kombi: revistas com 4 versões do utilitário mais popular

VW Kombi: revistas com 4 versões do utilitário mais popular

27/01/2021
Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

26/01/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/01/2021
Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

21/01/2021

Avaliações

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020
Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

03/11/2020

Teste do Leitor

Volkswagen Nivus: duas versões a partir de R$ 85.890
Volkswagen

Volkswagen Nivus

22/01/2021
Chevrolet Equinox ganha motor 1,5 e versão Midnight
Chevrolet

Chevrolet Equinox

22/01/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

22/01/2021
Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações
Chevrolet

Chevrolet Onix (segunda geração)

22/01/2021
Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant
Volkswagen

Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant

22/01/2021
Chevrolet S10 2017: veja as novidades, versões e preços
Chevrolet

Chevrolet S10 (segunda geração)

22/01/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade