Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Comparativo

Fiat Bravo e Peugeot 308: comodidade em traje esporte

11/12/2012
in Comparativo, Fiat, Peugeot

 

Bem-equipados em conforto e sem pedal de embreagem,
esses hatches médios não abrem mão de bom desempenho

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Esquecido por alguns fabricantes durante anos — o caso da Volkswagen, que mantém o Golf na mesma geração desde 1998, é emblemático —, o segmento de hatchbacks médios volta a receber a atenção de diversas marcas. A renovação iniciada em 2008 com o Ford Focus, e que teve seguimento no ano seguinte com o Hyundai I30 e o Citroën C4, ganhou força com os lançamentos do Fiat Bravo (2010), do Chevrolet Cruze e do Peugeot 308, no começo de 2012.

Para saber o que eles representam para a categoria, o Best Cars colocou frente a frente esses novos modelos da classe (sem o Cruze, já que a General Motors não cede carros para nossa avaliação desde 2008). O 308 veio em versão de topo Feline, com motor de 2,0 litros e 16 válvulas e caixa de câmbio automática de quatro marchas de série, enquanto o Bravo foi escolhido na Sporting de 1,75 litro e 16 válvulas, dotada da caixa manual automatizada Dualogic de cinco marchas como opcional.

 

 

Fiat Bravo Sporting

Peugeot 308 Feline

4,33 m 130/132 cv R$ 68.881 4,27 m 143/151 cv R$ 67.990
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

Por que não o Bravo T-Jet, cujo motor 1,4 turbo oferece potência de 152 cv, bem próxima à de 151 cv que o Peugeot obtém ao usar álcool? Em primeiro lugar pela pequena importância do Fiat esportivo nas vendas; em segundo, por não oferecer câmbio automático ou automatizado, o que criaria uma distinção relevante ao 308; e em terceiro, pelo interesse em submeter à avaliação o câmbio Dualogic Plus, com evoluções sobre a versão usada até a linha 2012.

 



 

O 308 vem muito bem-equipado ao preço sugerido de R$ 66 mil, que passa a R$ 68 mil com o navegador, seu único opcional; o Bravo começa mais barato, a R$ 60,6 mil (já com o automatizado), mas precisa de várias opções para chegar perto do concorrente em termos de conteúdo. Com eles, chega a R$ 68,9 mil. Portanto, equilíbrio no mais importante dos quatro “Ps” que norteiam nossos comparativos. E os outros três, como ficam?

Em proposta de uso são carros muito parecidos: hatches médios com espaço mediano e bom desempenho, aptos a atender bem ao uso urbano ou a pequenas viagens da família. Em porte, o Bravo mede apenas 6 centímetros a mais em comprimento e as distâncias entre eixos se distinguem apenas por milímetros. E em potência há uma diferença aceitável, pois o Fiat desenvolve 130 cv com gasolina e 132 com álcool, ante 143 e 151 cv (na ordem) do Peugeot.

Próxima parte

 

  • Concepção e estilo
  • Conforto e conveniência
  • Equipamentos de série e opcionais
  • Mecânica, comportamento e segurança
  • Simulação de desempenho
  • Comentário técnico
  • Preços
  • Custo-benefício
  • Nossas notas
  • Ficha técnica

 

Page 1 of 6
12...6Next
Tags: 308308 Allure308 FelineavaliaçãoBravoBravo AbsoluteBravo EssenceBravo SportingcomparativoFiatPeugeot

Related Posts

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira
Avaliação

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

09/04/2021
Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas
Livros e revistas Fiat

Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

09/04/2021
Palio Adventure e Strada Estendida: catálogos com boas ideias da Fiat
Livros e revistas Fiat

Palio Adventure e Strada Estendida: catálogos com boas ideias da Fiat

19/03/2021
Peugeot 3008: bons argumentos para encarar Compass
Peugeot

Peugeot 3008 (ambas as gerações) e 5008

19/03/2021
Novo Peugeot 308 evolui tema do 208 e tem híbridos de até 225 cv
Notícias

Novo Peugeot 308 evolui tema do 208 e tem híbridos de até 225 cv

18/03/2021
Stellantis está pronta para produção local dos motores turbo
Notícias

Stellantis está pronta para produção local dos motores turbo

12/03/2021

Pesquise no site

Notícias

Audi Q4 e Q4 Sportback nascem elétricos com versões de até 300 cv

Audi Q4 e Q4 Sportback nascem elétricos com versões de até 300 cv

14/04/2021
Kodiaq: “Tiguan” da Skoda, renovado, muda motor do esportivo RS

Kodiaq: “Tiguan” da Skoda, renovado, muda motor do esportivo RS

14/04/2021
Jeep Compass: edição 80 Anos traz motor turbo de 185 cv por R$ 163 mil

Jeep Compass turbo 2022: as versões de R$ 140 mil a R$ 177 mil

13/04/2021
Citroën C5 X: a volta do C5 como um amplo hatch com híbrido de 225 cv

Citroën C5 X: a volta do C5 como um amplo hatch com híbrido de 225 cv

12/04/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

14/04/2021
Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio

Chevrolet: catálogos de picapes D-20 e utilitários Bonanza e Veraneio

13/04/2021
Auto Esporte: novas (e raras!) edições da revista dos anos 1960 e 1970

Auto Esporte: novas (e raras!) edições da revista dos anos 1960 e 1970

12/04/2021
Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

Fiat 147: a pioneira Pickup e o charmoso Top em revistas

09/04/2021

Avaliações

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

09/04/2021
Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

05/03/2021
Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021

Teste do Leitor

Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações
Chevrolet

Chevrolet Onix (segunda geração)

19/03/2021
T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/03/2021
Peugeot 3008: bons argumentos para encarar Compass
Peugeot

Peugeot 3008 (ambas as gerações) e 5008

19/03/2021
Volkswagen Virtus: fotos e informações são reveladas
Volkswagen

Volkswagen Virtus

19/03/2021
Toyota Camry, agora como nos EUA, vem a R$ 190 mil
Toyota

Toyota Camry (todas as gerações)

19/03/2021
Hyundai Tucson (primeira geração)
Hyundai

Hyundai Tucson (primeira geração)

19/03/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade