Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus

Onix Plus: central com tela de 7 pol, carregador por indução e a pressão de cada pneu

 

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus

Cronos: tela de 7 pol e mostradores de temperatura da transmissão e tensão da bateria

 

Cronos e Virtus vêm com monitor indireto de pressão dos pneus (no Onix é direto, mais completo). Esses e o Yaris têm limpador de para-brisa automático e retrovisor interno fotocrômico. HB20S, Virtus e Yaris iluminam os espelhos dos para-sóis. Onix e HB20S trazem limitador de velocidade. Rebatimento elétrico de retrovisores equipa Cronos e HB20S.

Alguns pontos merecem correção. O Chevrolet não tem ajuste de altura da ancoragem superior do cinto do passageiro, que pode ficar inadequada; os difusores de ar centrais impedem direcionar o ar frio para cima, como deve ser (falha que o Virtus evita, embora com difusores na mesma posição); o ar continua gelado mesmo quando se pedem 23°C em dia frio e o mostrador de portas mal fechadas não indica qual delas. No Fiat o espaço para objetos é escasso, os cromados no painel causam reflexos em algumas situações e o acelerador impõe posição incômoda do pé no fim de curso.

 

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus

HB20S: tela de 8 pol, frenagem autônoma e alerta para saída de faixa; seu ar-condicionado deixou de ser automático

 

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus

Yaris: tela de 7 pol, o único teto solar e (como no Onix) ajuste elétrico dos faróis

 

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus

Virtus: tela de 8 pol, três medições para o computador (como no Yaris) e sensores também na frente (o Onix tem em 360 graus se equipado com assistente para estacionar)

 

Ao Hyundai faltam ar-condicionado automático (abolido para 2020) e mostrador de temperatura externa; o Volkswagen é o único sem alças de teto. O Toyota vem sem comando a distância para abrir e fechar vidros, luz na parte traseira da cabine e sensores de estacionamento, além de o bloqueio dos controles traseiros de vidros inibir também o comando do passageiro ao lado.

 

 

Posto do motorista
O Virtus oferece a melhor posição ao condutor, pois os demais têm restrições: pouco apoio às coxas no Cronos e no Onix, este com assento estreito; apoio lombar insuficiente no HB20S e no Yaris, apesar do bom banco, volante sem ajuste em distância e algo distante — nesses dois ele é enviesado, impondo braço esquerdo mais esticado.

Entre os instrumentos, o Virtus sobressai com o quadro digital e configurável (opcional) em grande tela colorida e de alta resolução. Pena que a ampla exibição de mapa não inclua o de aplicativos com o Waze. O digital do HB20S, bem mais simples e sem ajustes, satisfaz. Todos têm velocímetro digital, mais prático de usar, mesmo como repetidor. O Cronos tem mais funções (voltímetro, horas do motor, temperatura do fluido da transmissão) e o Onix indica o percentual que resta da vida útil do óleo do motor. Os computadores de bordo indicam consumo em três medições (Virtus e Yaris), uma (HB20S) ou duas (outros). Incômodo no Hyundai é selecionar funções pelo pino de zerar hodômetro.

 

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Cronos
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
HB20S
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Yaris
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus

Mais espaço para pernas no Volkswagen, que ao lado do Chevrolet oferece maior largura para os passageiros de trás; o primeiro e o Fiat são mais amplos para bagagem

 

Os faróis usam o eficiente refletor elipsoidal no HB20S (baixo e alto), Onix e Yaris (só baixo). Apenas o Onix não oferece faróis de neblina, embora tenha a luz traseira e ajuste elétrico de altura dos faróis, itens também presentes no Yaris. Luzes diurnas com leds estão só no Chevrolet e no Volkswagen — os leds de Fiat e Hyundai limitam-se a luzes de posição, ou seja, devem-se acender os faróis baixos em rodovia. No Virtus o farol de neblina de cada lado acende-se para ajudar em curvas, por seu facho mais largo. Todos oferecem visibilidade apropriada, com pouco prejuízo pelas colunas dianteiras (algo pior no HB20S), e usam retrovisores externos convexos de bom tamanho.

 

A vantagem do Virtus em espaço para pernas é clara, ele é mais amplo em largura como o Onix Plus e, ao lado do Cronos, tem porta-malas maior que os dos outros

 

Espaço interno
Alguns fabricantes entenderam melhor a demanda por espaço nesse segmento que outros. Assim, enquanto a acomodação nos bancos dianteiros satisfaz em todos eles, na parte traseira a vantagem do Virtus em espaço para pernas é clara, seguido por Onix e Yaris e, com o menor conforto, Cronos e HB20S. O Chevrolet e o Volkswagen são também mais amplos em largura — nenhum, porém, consegue ser adequado a três adultos atrás ou oferece conforto ao passageiro central. Com espaço vertical limitado pelo perfil do teto, todos estão aptos a pessoas de estatura média.

Porta-malas
Dois deles sobressaem em capacidade de bagagem: Cronos com 525 litros e Virtus com 521. Os demais ficam atrás: 475 litros no HB20S, 473 no Yaris e 469 no Onix — o espaço do Chevrolet perdeu 31 litros do antigo Prisma, enquanto o Hyundai ganhou 25 na nova geração. Todos têm banco traseiro rebatível bipartido e tampa com braços convencionais, que consomem espaço e podem amassar as malas ao fechar. Onix e HB20S usam estepe temporário, bem fino. Nos demais, o pneu de medida diferente dos outros limita-se do mesmo modo ao uso emergencial. O Hyundai tem o menor vão de acesso, pela escolha de desenho. Lamentável o Toyota o acabamento do assoalho.

 

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Cronos
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
HB20S

 

Já são três os motores turbo de três cilindros no grupo, dois deles com injeção direta; embora mais potente, o Fiat perde em torque para o Volkswagen

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Yaris
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Virtus

 

Motor e desempenho
Há dois anos o Virtus era exceção na categoria com seu motor turbo de três cilindros e 1,0 litro. Hoje temos três carros no comparativo com a mesma solução, sendo mais um com injeção direta (HB20S) e outro sem (Onix). Os demais usam o tradicional quatro-cilindros aspirado, de 1,75 litro no Cronos e 1,5 no Yaris, sempre com quatro válvulas por cilindro. O Fiat é o mais potente, seguido por Volkswagen, Hyundai, Chevrolet e Toyota. Já o Virtus oferece o maior torque, vindo depois Cronos, HB20S, Onix e Yaris (veja dados na ficha técnica).

 

 

Seja nas medições de desempenho (quadro abaixo), seja no uso cotidiano, a opção pelo turbo mostra-se vantajosa. Os três motores respondem rápido, com algum retardo de ação do sistema no Onix, e sua vivacidade nas rotações de uso mais frequente supera por larga margem a dos modelos aspirados — mesmo a do Cronos, que anula sua vantagem em potência por ser o carro mais pesado do grupo.

Próxima parte

 

Desempenho e consumo

OnixCronosHB20SYarisVirtus
Aceleração
0 a 100 km/h10,2 s11,4 s9,3 s11,5 s10,7 s
0 a 120 km/h14,3 s15,6 s12,9 s16,2 s14,8 s
0 a 400 m17,3 s18,0 s16,6 s18,2 s17,4 s
Retomada*
60 a 100 km/h5,5 s6,2 s6,1 s7,1 s6,1 s
60 a 120 km/h9,9 s10,3 s9,9 s11,6 s10,2 s
80 a 120 km/h7,2 s7,7 s7,1 s8,6 s7,3 s
Consumo
Tr. leve cidade15,5 km/l12,1 km/l15,3 km/l14,5 km/l15,1 km/l
Tr. exigente cidade8,2 km/l5,9 km/l7,9 km/l7,5 km/l7,8 km/l
Trajeto em rodovia13,4 km/l12,8 km/l15,1 km/l13,0 km/l15,4 km/l
Testes com gasolina; *reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição
Próxima parte