Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus

Chevrolet e Hyundai trazem novos argumentos em sedãs compactos: como se saem diante de Toyota, Fiat e Volkswagen?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

A quem anda interessado em um sedã médio — segmento de Toyota Corolla, Honda Civic e similares —, temos duas notícias. A má é que os preços desses automóveis estão nas alturas: raras são as opções abaixo de R$ 100 mil, mesmo assim com diversas concessões em itens de conforto. A boa é que a categoria ali debaixo, a dos sedãs compactos, anda melhor do que nunca.

Anos atrás, comprar um carro desse porte significava obter um bom porta-malas, mas com sacrifício do espaço no banco traseiro. Isso começou a mudar com modelos com Renault Logan e Chevrolet Cobalt, mais compridos, e hoje há várias opções com a mesma fórmula. Uma delas é o novo Chevrolet Onix Plus, que ao lado do Hyundai HB20S de segunda geração representa as estrelas desse Desafio.

 

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Cronos
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
HB20S

 

Traseiras mais curtas e altas, mais baixas e longas, mais curvas ou retilíneas: cinco propostas de estilo para um sedã entre 4,2 e 4,5 metros de comprimento

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Yaris
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Virtus

 

Para uma visão ampla do que os recém-chegados representam, chamamos também o Fiat Cronos (dessa vez na nova versão HGT, apenas um pacote visual, com a mesma mecânica da Precision), o Toyota Yaris XLS e o Volkswagen Virtus Highline. Todos similares em proposta de uso e em porte, com variação de até 22 centímetros em comprimento e 13 cm em entre-eixos.

 

 

Dos cinco, três seguem a tendência do motor turbo de três cilindros e 1,0 litro e os demais são fiéis ao quatro-cilindros aspirado de 1,5 ou 1,75 litro, com potências entre 105 e 139 cv. Temos ainda transmissões automáticas de dois tipos, tradicional e CVT, e preços como avaliados entre R$ 79,1 mil e R$ 89,5 mil (veja no quadro abaixo). Vejamos qual oferece mais pelo seu dinheiro.

Estilo
Os desenhos variam entre o sóbrio e o ousado — ou controverso. O novo Onix pertence ao grupo dos discretos, com um estilo tipicamente oriental, enquanto o HB20S recorre a uma traseira curta e elevada que divide opiniões. A do Virtus poderia ser menos retilínea. Dos outros, as linhas do Cronos parecem mais equilibradas que as do Yaris, no qual a frente ousada destoa da traseira.

 

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Cronos
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
HB20S

 

Interiores simples em materiais, mas com cuidados estéticos; o Virtus oferece melhor posição ao motorista, que encontra restrições variadas nos outros

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Yaris
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Virtus

 

Acabamento e conveniência
Dos cinco, apenas o Virtus trazia bancos revestidos em um agradável tecido — nos outros vem simulação de couro, que esquenta um absurdo no verão e a Volkswagen oferece como opcional. Desvantagem desse modelo está nos plásticos de aparência simples, em desacordo com essa faixa de preço. Os demais também usam materiais rígidos de maneira geral, mas com melhor aspecto. O HB20S adota um tom cinza claro no acabamento, enquanto o Onix combina preto e bege. Os demais limitam-se ao preto ou cinza escuro.

 

Apenas o Onix tem carregador de celular por indução, monitor de pontos cegos e roteador de internet; o HB20S é o único a ter alerta de saída da faixa e frenagem automática

 

Todos trazem boas centrais de áudio, com tela de 8 polegadas no Virtus e no HB20S e de 7 pol nos outros carros, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e conexões USB (três no Onix e no Virtus, duas no HB20S, uma nos outros) e Bluetooth. Só o Virtus tem navegador integrado. Sem botões físicos, a do Yaris deixa o uso menos prático.

Conveniências comuns aos cinco carros são alerta para uso de cinto, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso ao interior e partida do motor, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e faróis com acionamento automático (alguns itens são opcionais; confira no quadro abaixo). Outros detalhes favorecem ora um, ora outro.

 

Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Onix Plus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Cronos
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
HB20S
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Yaris
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus
Virtus
Onix Plus e HB20S enfrentam Yaris, Cronos e Virtus

Do quase todo analógico (Chevrolet e Toyota) ao todo digital e configurável (Volkswagen), que pode até mostrar o mapa do navegador, opções variadas de instrumentos

 

Apenas o Onix tem alerta de cinto para todos os ocupantes, assistência On Star (socorro em acidente, assistência para troca de pneus, auxílio na recuperação em caso de roubo e outros serviços), assistente de estacionamento, carregador de celular por indução (que deveria ter botão para desligar, de modo a liberar o espaço para objetos se o telefone não for compatível), indicador da pressão de cada pneu, monitor de veículos em pontos cegos nas laterais, roteador de internet por wi-fi (com maior alcance que o dos celulares e que depende de contratar serviço da Claro) e sensores de estacionamento em todo o perímetro.

 

 

Exclusivos do Cronos são alerta programável para excesso de velocidade, faixa degradê no para-brisa e retrovisores externos que projetam luz no piso ao destravar as portas. O HB20S é o único a ter alerta de saída da faixa da via (sem atuação na direção) e monitor frontal com frenagem automática. A favor do Virtus estão capô com duas travas (mais seguro e favorável ao acabamento da carroceria), difusores de ar-condicionado para o banco traseiro, porta-luvas refrigerado, quatro luzes de leitura e sensores de estacionamento também na frente. Só o Yaris tem alça de teto para o motorista — útil para pessoas idosas ou mais pesadas, por exemplo —, apoio de braço central atrás e teto solar com controle elétrico.

Próxima parte

 

Preços

OnixCronosHB20SYarisVirtus
Sem opcionais76.05078.49081.29087.99084.290
Como avaliado79.09087.93081.29087.99089.525
Completo80.68088.73082.24089.86093.255
Preços sugeridos em reais em 10/3/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

 

Equipamentos de série e opcionais

Onix Plus Premier – Alarme, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e roteador de internet; chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus com indicação individual, rodas de alumínio de 16 pol, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: pacote com assistente de estacionamento, bancos com revestimento em preto e bege e sensores de estacionamento em todo o perímetro.

• Cronos HGT – Alarme, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento na traseira, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, teto em preto, pacote (chave presencial, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisores com rebatimento elétrico).

• HB20 Diamond Plus – Alarme volumétrico, alerta de saída da faixa da via, ar-condicionado, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial,  computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, espelhos com iluminação nos para-sóis, faróis automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, monitor frontal com frenagem autônoma, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento na traseira, volante com ajuste em altura e distância.

• Yaris XLS Connect – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, câmera traseira de manobras, central áudio com tela de 7 pol e integração a celular, chave presencial, computador de bordo, controlador de velocidadecontrole eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, para-sóis com espelho iluminado, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 15 pol, teto solar com controle elétrico, volante com ajuste em altura.

• Virtus Highline – Alarme, ar-condicionado automático, bolsas infláveis laterais dianteiras, central de áudio com tela de 6,5 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial,  computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, espelhos com iluminação nos para-sóis, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, rodas de alumínio de 16 pol, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: bancos com revestimento sintético, rodas de alumínio de 17 pol, sistema de áudio Beats, pacote (câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e navegador, faróis e limpador de para-brisa automáticos, frenagem automática pós-colisão, luzes diurnas por leds, monitor de atenção do motorista, monitor de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital, sensores de estacionamento na frente e na traseira).

• Garantia – Cinco anos (HB20S) ou três anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte