Sedãs: quatro oponentes lançam desafio a novo Civic

Focus
Focus

 

Focus: motorista confortável e ajuste elétrico do banco, mas espaço muito restrito para as pernas dos passageiros de trás

 

Civic
Civic

 

Civic: boa posição de dirigir, embora com regulagens manuais; espaço adequado com acesso crítico à traseira pelo perfil esportivo do teto

 

Itens de conveniência comuns nesse segmento estão nos cinco modelos, como acionamento automático de faróis, alertas para uso de cinto e para porta mal fechada (específico), apoios centrais para braços à frente e atrás, ar-condicionado automático (de duas zonas, salvo no Corolla), comando interno do bocal do tanque de combustível, controlador de velocidade, marcador de temperatura externa, para-sóis com espelhos iluminados e rebatimento elétrico dos retrovisores. Alguns só o Civic deixa de fora, como chave presencial para acesso ao interior e partida do motor e retrovisor interno fotocrômico. Assim como o Corolla, ele não oferece teto solar. O espaço para objetos do dia a dia é bom nos cinco e melhor no Honda.

 

Quem escolhe sedãs pelo conforto dos passageiros no banco traseiro pode descartar o Focus; os outros são bons, mas incomoda no Civic o acesso pelo perfil do teto

 

Como de hábito, há detalhes que destacam cada modelo. No Focus, assistente de estacionamento (que coloca o carro em vagas paralelas e perpendiculares e o retira das paralelas), chave programável (para impor limites de velocidade e volume de áudio, entre outros, ao emprestar o carro), limitador de velocidade, limpador de para-brisa com braços em sentidos opostos para maior campo de varredura (os do Civic não são mais assim), monitor de pressão dos pneus e monitor frontal, que aciona os freios em velocidades urbanas no caso de risco de colisão.

No Civic há apenas comando elétrico do freio de estacionamento e sua retenção automática nas paradas do trânsito. No Sentra, alertas para risco de colisão com veículo à frente (não atua nos freios) e de tráfego cruzado traseiro (útil ao sair de garagens e vagas transversais, por exemplo, de marcha à ré), bússola no retrovisor interno, extensores nos para-sóis (ótimos para proteger do sol pela lateral, em que os comuns são sempre ineficazes) e monitor de veículos em ponto cego nas faixas laterais (se houver, acende-se luz perto dos retrovisores, que passa a piscar se for acionada a luz de direção). No espartano Corolla, só as janelas traseiras que descem por inteiro.

 

Sentra
Sentra

 

Sentra é espaçoso atrás e ganhou ajuste elétrico para o motorista no modelo 2017, mas formas do banco sacrificam seu conforto

 

Corolla
Corolla

 

Corolla acomoda bem motorista (com regulagens elétricas) e passageiros; revestimento em couro bege, padrão no Altis, traz sensação de arejamento

 

Jetta
Jetta

 

Bancos dianteiros podem melhorar no Jetta, que fica bem situado no grupo em relação a espaço, mas tem acabamento inferior

 

A favor do Jetta estão alerta programável para excesso de velocidade, difusor de ar-condicionado e tomada de 12 volts para o banco traseiro, luzes de leitura separadas para os passageiros de trás (nos demais, só luz central) e porta-luvas refrigerado. Ele e o Civic oferecem alça de teto também para o motorista; Sentra e Corolla usam maçanetas internas cromadas, mais fáceis de encontrar à noite; Focus e Jetta têm limpador de para-brisa automático e sensores de estacionamento à frente e atrás (só atrás no Sentra, nenhum no demais).

 

 

Itens que admitem aprimoramento no Focus são as luzes de leitura dianteiras, que ficam muito atrás, e a tela de áudio muito suscetível a marcas de dedo (parecem mais nos Fords que em qualquer outra marca). No Civic a tampa do porta-malas não tem maçaneta (precisa-se usar a chave ou o comando na porta do motorista) e não gostamos de ter de usar a tela para alguns comandos do ar-condicionado. No Sentra faltam função um-toque para os controles elétricos de vidros de passageiros e fechamento de vidros comandado a distância, as instruções do painel e do computador de bordo são só em inglês e os comandos sob o painel que abrem capô e tampa do tanque podem ser confundidos.

No Corolla os comandos metálicos de porta-malas e bocal do tanque são de uma pobreza inaceitável. No Jetta falta câmera traseira de manobras (embora haja sensores com mostrador gráfico) e o botão de partida deveria ser assistido, ou seja, insistir até o motor ligar. Outras ausências são de faixa degradê no para-brisa (Focus, Sentra e Jetta) e proteção volumétrica do interior por ultrassom no alarme antifurto (os três de marcas japonesas).

 

Focus
Focus
Civic
Civic
Sentra
Sentra
Corolla
Corolla
Jetta
Jetta

 

Civic e Jetta oferecem mais espaço para bagagem, com o Focus em último lugar, mas também aqui o acesso do primeiro é limitado; apenas Sentra e Corolla usam estepe integral

 

Quem escolhe sedãs pelo conforto dos passageiros pode descartar o Focus, um tanto apertado para as pernas de quem viaja no banco traseiro. Os demais são muito bons nesse quesito, mas apenas razoáveis em espaço para cabeça atrás. Corolla e Civic oferecem maior largura, embora o Ford seja o mais largo por fora. Incômodo no Honda é o acesso: pelo perfil esportivo do teto, mesmo um passageiro de 1,75 metro precisa encolher-se para entrar. Nota-se nele e no Nissan a reclinação mais acentuada do encosto, o que pode ser mais confortável para alguns. Em todos um ocupante central fica mal acomodado, com encosto duro, e desloca os colegas para posições não ideais (no Focus, pouco menos).

As maiores capacidades de bagagem estão no Civic (519 litros) e no Jetta (510), seguidos por Sentra (503), Corolla (470) e de longe o Focus (421). Mais uma vez cabe crítica ao Civic pelo acesso: o vidro longo impõe uma tampa curta, outra limitação do visual esportivo. Todos trazem banco traseiro rebatível com encosto bipartido 60:40 e as tampas usam braços convencionais, que consomem espaço e podem amassar a bagagem se não lhes for reservado local para o fechamento. Os estepes de Sentra e Corolla usam pneu igual aos de rodagem (apenas a roda é diferente, de aço), melhor para seguir viagem sem restrições e poder usá-lo em reposição, embora ocupe mais espaço. Os outros adotam o tipo temporário.

 

Equipamentos de série e opcionais

FocusCivicSentraCorollaJetta
Ajuste de altura dos bancos mot./pas.S/NDS/NDS/NDS/NDS/S
Ajuste de apoio lombar mot./pas.S/NDNDS/NDNDS/ND
Ajuste do volante em altura/distânciaS/SS/SS/SS/SS/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas.S/NDNDS/NDS/NDND
Ajuste elétrico dos retrovisoresSSSSS
Alarme antifurto/controle a distânciaS/SS/SS/SS/SS/S
AquecimentoSSSSS
Ar-condicionado/automático/zonasS/S/2S/S/2S/S/2S/S/1S/O/2
Bancos/volante revestidos em couroS/SS/SS/SS/SO/S
Bolsas infláveis laterais/cortinasS/SS/SS/SS/SS/ND
Caixa automática/automatizadaND/SS/NDS/NDS/NDS/ND
Câmera traseira para manobrasSSSSND
Cintos de três pontos para todosSSSSS
Computador de bordoSSSSS
Conta-girosSSSSS
Controlador/limitador de velocidadeS/SS/NDS/NDS/NDS/ND
Controle de tração/estabilidadeS/SS/SS/SNDS/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras.S/SS/SS/SS/SS/S
Controles de áudio no volanteSSSSS
Direção assistidaSSSSS
Encosto de cabeça para todosSSS/SSS
Faróis com lâmp. xenônio/leds*S/NDNDND/SND/SND
Faróis de neblinaSSSSS
Faróis/limp. para-brisa automáticoS/SS/NDS/NDS/NDO/O
Freios antitravamento (ABS)SSSSS
Interface Bluetooth para telefone celularSSSSS
Limpador/lavador do vidro traseiroNANANANANA
Luz traseira de neblinaSNDNDNDS
Navegador por GPSSSSSO
Rádio com toca-CDs/MP3S/SND/SS/SS/SS/S
Repetidores lat. das luzes de direçãoSSSSS
Retrovisor interno fotocrômicoSNDSSS
Rodas de alumínioSSSSS
Sensores de estacionamento d./t.S/SNDND/SNDS/S
Teto solar/comando elétricoS/SNDS/SNDO/O
Travamento central das portasSSSSS
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *para iluminação
Próxima parte