Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Citroën

Citroën DS3: imagem, mas com substância

24/05/2012
in Citroën

Avaliação

Imagem, mas com substância

Mais que um rostinho bonito, o Citroën DS3 revela desempenho e comportamento de real esportivo com motor turbo de 165 cv

Texto: Fabrício Samahá e Roberto Agresti – Fotos: divulgação

Foi uma longa espera — sua importação havia sido anunciada em 2009 —, mas o Citroën DS3 afinal chega ao mercado brasileiro, inaugurando a linha DS de carros mais luxuosos da marca francesa, que na Europa já conta também com os modelos maiores DS4 e DS5. Mais que pelo refinamento, a novidade sobressai pela esportividade, aspecto que a Citroën havia praticamente abandonado no País nos últimos tempos, desde a suspensão da importação do C4 VTR de três portas.

Ao preço sugerido de R$ 79.900, o DS3 vem competir com o Audi A1 e o Mini da BMW, também considerados carros pequenos “de imagem”, uma categoria em que estilo e exclusividade são os pontos-chave — e permitem ao fabricante cobrar por isso. Com motor turbo de 1,6 litro e 165 cv e câmbio manual de seis marchas, o modelo importado de Poissy, na França, fica em clara vantagem em desempenho diante dos rivais: o A1 oferece 122 cv e custa R$ 94.900, já com câmbio automatizado; o Mini Cooper Salt manual de mesma potência sai por R$ 80.750. Outra opção, mas sem a mesma exclusividade, é o nacional Fiat Punto TJet de 152 cv por R$ 62.680.

O conteúdo de série do Citroën é muito bom, com itens como seis bolsas infláveis (frontais, laterais de tórax na frente e cortinas), controle eletrônico de estabilidade e tração, freios com sistema antitravamento (ABS), distribuição eletrônica entre os eixos e assistência adicional em emergência, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras de crianças na traseira, rodas de alumínio de 17 pol, ar-condicionado automático, para-brisa com isolamento acústico, computador de bordo, rádio/CD/MP3 com comando satélite na coluna de direção e entrada USB, interface Bluetooth para telefone celular, faróis e limpador de para-brisa automáticos, sensores de estacionamento na traseira, controlador e limitador de velocidade e retrovisor interno fotocrômico.

Opcional, só um: revestimento dos bancos em couro perfurado com aquecimento, por salgados R$ 2.900. Mas há diversas opções de personalização, como quatro cores para o painel, o pomo da alavanca de câmbio e o botão da chave; adesivos de teto, capô e tampa do porta-malas; rodas brancas, calotinhas centrais das rodas em quatro tons, aplique de lanterna traseira e moldura de vidro traseiro cromada. Ficou de fora da liberdade de escolha o teto, que na Europa oferece ampla paleta, mas aqui vem sempre preto.

Para quem gostaria de se livrar do pedal de embreagem, má notícia: a única opção na linha europeia seria com motor aspirado de 120 cv e câmbio automático de quatro marchas, que a Citroën preferiu não trazer, ao menos na fase inicial. A garantia é de três anos e as revisões têm preços fixos.

Lançado em 2009 com a plataforma do novo C3 (modelo que será fabricado no Brasil no próximo ano), o DS3 impressiona pelo estilo. A frente insere a nova grade da marca sobre uma ampla tomada de ar, enquanto o emblema da linha DS vem por cima do “duplo chevron”. Os faróis sem nada de especial, com duplo refletor de superfície complexa, conseguem bom efeito visual e há filas de leds verticais para luz diurna nas extremidades do para-choque.

De lado, o teto que “boia”, parecendo solto do restante da carroceria, e a atitude musculosa são itens relevantes, mas nada se compara à “barbatana de tubarão” — a coluna central característica da família DS, que dá ao carrinho forte personalidade. O elemento na cor da carroceria, com alguma imaginação e quando associado ao teto preto e a vidros com filme escurecedor, faz lembrar uma barra targa. A traseira de linhas simples é que poderia ser mais elaborada.

O interior do DS3 é pequeno, mas não claustrofóbico, apesar da forração preta do teto — que, segundo nos foi informado, é para criar um ambiente aconchegante. O acabamento mostra cuidado e materiais compatíveis com seu preço. Os bancos trazem formas que evidenciam aconchego, elevados apoios laterais e aparência de alta qualidade — e, ao sentar, entregam tudo isso mesmo. Embora o encosto não siga o mais adequado sistema de regulagem micrométrica, em segundos se encontra ótima posição, ajudada pelo volante que se movimenta em altura e distância. Nele há detalhes em material que simula alumínio, mas não é frio ao tato. E tal material também está presente no pomo de câmbio.

Cá e lá, elementos comuns a outros Citroëns e Peugeots surgem no interior do DS3, como o quadro de instrumentos e o volante do novo C3 e das minivans C3 Picasso e Aircross, assim como rádio, comandos de ventilação, controle de áudio na coluna de direção e computador de bordo. Se tanto déjà vu poderia indicar falta de criatividade, revela um válido aproveitamento de bons elementos em nova disposição, que resultou em um painel à altura da modernidade do pequeno Citroën. Entre os instrumentos há termômetro do motor, ausente da minivan.
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Revestimento de couro nos bancos é único opcional; porta-malas tem capacidade adequada, 280 litros; ar-condicionado tem uma só zona de ajuste
Próxima parte Ficha técnica

Avaliações – Página principal – Escreva-nos – Envie por e-mail

Data de publicação: 24/5/12

© Copyright – Best Cars Web Site – Todos os direitos reservados – Política de privacidade

UOL – O melhor conteúdo
Assine 0800 703 3000
SAC
Bate-papo
E-mail
E-mail Grátis
Shopping

 

Tags: avaliaçãoC3CitroënDS3

Related Posts

Honda Civic 2020: visual retocado e mais equipamentos
Guia de Compra

Guia: estável e eficiente, Civic prova que sedã não é só Corolla

16/02/2021
Citroën reestiliza C3 Aircross e muda central de áudio
Fora de estrada

Citroën reestiliza C3 Aircross e muda central de áudio

12/02/2021
Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus
Avaliação

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Stellantis em Porto Real faz 20 anos e espera novo carro
Notícias

Stellantis em Porto Real faz 20 anos e espera novo carro

01/02/2021
Fiat Argo deixa tempos de coadjuvante para trás
Guia de Compra

Guia: econômico e espaçoso, Fiat Argo raramente dá trabalho

01/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW
Avaliação

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021

Pesquise no site

Notícias

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

22/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade