Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Divirta-se Curiosidades

As marcas de automóveis que surgiram como modelos

13/03/2020
in Curiosidades, Informe-se

Nomes como Jetta, Mini, Genesis e Jeep começaram em um produto, mas hoje denominam uma divisão do fabricante

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

No Brasil, todo mundo sabe que o Jetta é um sedã da Volkswagen. Já na China, se você for comprar um, poderá escolher entre o sedã VA3 e o utilitário esporte VS5. Como assim? Assim mesmo: enquanto para nós o Jetta é um modelo, para os chineses se tornou uma marca do grupo alemão. Parece estranho, mas já aconteceu o mesmo em vários fabricantes. Vamos conhecer esse e outros casos, em ordem alfabética.

 

Continental

Talvez o mais famoso modelo da Lincoln norte-americana, Continental também foi marca por algum tempo. O Continental Mark III foi lançado em 1968 como cupê de luxo com um grande motor V8 de 7,5 litros. Na sucessão vieram o Mark IV (foto) em 1972, o Mark V em 1977, o Mark VI em 1980 e o Mark VII em 1983. Três anos mais tarde a série Mark era incorporada à Lincoln, o que pôs fim à submarca Continental.

 



 

Cupra

Nesse caso o uso original não era em modelo, mas em versão. O nome Cupra simboliza desempenho para a Seat, marca espanhola do grupo Volkswagen, desde 1997. Começou pelo pequeno hatch Ibiza GTI Cupra Sport, com 150 cv, e se seguiu pelos modelos Cordoba e Leon. Em 2018 a empresa lançava a submarca de alto desempenho Cupra, iniciada com a versão esportiva do SUV Ateca e depois do hatch Leon. O recém-apresentado Formentor (foto) é seu primeiro modelo próprio.

 

DS

O primeiro DS da Citroën marcou época: em 1955 oferecia linhas ousadas, suspensão hidropneumática e freios a disco. Foi tão avançado que ainda parecia assim ao sair de linha, 20 anos depois. Como homenagem a ele a marca lançou em 2009 o DS3 (foto), primeiro modelo da série DS, que depois teve DS4, DS5, DS6… A linha ganhou independência em 2014, quando surgiu a DS Automobile e os carros deixaram de ter o emblema Citroën.

 

Genesis

Como fizeram Toyota (com a Lexus) e Nissan (Infiniti) nos anos 80, a Hyundai escolheu um nome pomposo para entrar no segmento de luxo: Genesis. O sedã era lançado em 2008, mas mantendo a marca Hyundai. Oito anos depois, com a imagem já consagrada, a Genesis assumia-se como marca própria, renomeando o sedã como G80 (foto). Hoje a linha inclui os sedãs G70 e G90 e o utilitário esporte GV80.

 

 

Imperial

O Imperial surgiu em 1926 nos Estados Unidos como modelo de luxo da Chrysler para competir com Cadillac, Lincoln e Packard. Tornava-se marca independente em 1955, mantendo-se assim por 20 anos (na foto o Imperial LeBaron 1968), até sucumbir em meio à grave crise da empresa-mãe nos anos 70. Não para sempre: ela ressurgia em 1981 em um cupê e desaparecia de novo em 1984. Na terceira tentativa, em 1990, Imperial voltava a ser um modelo da Chrysler. Durou apenas três anos.

 

Jaguar

A Jaguar também começou por um modelo: o SS Jaguar 100, esportivo de 1936 com motor de seis cilindros. A marca era chamada de SS Cars, sigla que se tornou inadequada depois da Segunda Guerra Mundial, por causa da organização paramilitar nazista Schutzstaffel (esquadrão de proteção, em alemão). Então, em 1945 a empresa se tornou a Jaguar Cars, que lançou modelos inesquecíveis como o XK 120 (foto).

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: ContinentalCupraCuriosidadesDSGenesisImperialJaguarJeepJettaKarmaMiniRamRange Rover

Related Posts

Sedã elétrico Karma, ex-Fisker, ganha versão GS-6 com 536 cv
Notícias

Sedã elétrico Karma, ex-Fisker, ganha versão GS-6 com 536 cv

23/02/2021
Com 390 cv, Cupra Formentor VZ5 acelera mais que Audi RS Q3
Fora de estrada

Com 390 cv, Cupra Formentor VZ5 acelera mais que Audi RS Q3

22/02/2021
Rural Willys, valente e familiar, foi precursora dos SUVs
Fora de estrada

Rural Willys, valente e familiar, foi precursora dos SUVs

12/02/2021
Range Rover Velar 2021: motor de 340 cv e novidades internas
Fora de estrada

Range Rover Velar 2021: motor de 340 cv e novidades internas

12/02/2021
Jeep Renegade 2019: as novidades, versões e preços
Jeep

Jeep Renegade

05/02/2021
Tempero alemão é destaque do novo Volkswagen Jetta
Notícias

VW suspende versões de 1,4 litro de Jetta e Tiguan no Brasil

04/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

22/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade