O especialista Edilson Luiz Vicente analisa o desenho de carros nacionais e importados, apontando o que eles trazem para agradar a nossos olhos, ou não, e como eles seguem e introduzem tendências de estilo. Aqui você tem o arquivo de análises anteriores.
Artigos atualizados até a data de publicação
2012
Alfa Romeo 156 provou: grandes desenhos tornam-se atemporais
Hyundai Elantra: progresso em desenho mostrou sua evolução
Honda CR-V: desenho pode ser atualizado sem romper tradições
BMW Série 1 mantém a identidade da marca de um modo discutível
Fiat Grand Siena: sedã emancipado do Palio beneficiou-se em desenho
Volvo S60 rompeu tradições, pois segurança não bastava à marca
Nissan Versa: clínicas explicam proporções tão mal resolvidas
Range Rover Evoque: por trás da ousadia, as tradições da marca
Chevrolet Cobalt tem alguns acertos, mas desliza nas proporções
Peugeot RCZ: receita tradicional em cupê que cativa pelas formas
2011
Fiat Palio: opção por segurança levou a desenho simples e correto
Renault Duster poderia ser mais atraente sem a origem romena
Hyundai Veloster mostra boa fase da marca, mas não é cupê
Nissan March: estreante da Nissan parece ter estilo dos anos 90
Fiat Freemont, mesmo sem identidade, mostra bons traços
Mercedes-Benz Classe C: tradição que traz responsabilidade
Kia Picanto revela bem mais cuidado e inspiração no desenho
Audi A1: em menor embalagem, os bons traços de estilo
Porsche 911: alheio a tendências, preserva essência há 48 anos
JAC J3: desenho italiano, mas sem Pininfarina e sem inspiração
Hyundai Sonata prova: sedãs não precisam ser conservadores
Renault Sandero: reforma de baixo custo deixou-o mais atual
BMW X6 combina esportivo e utilitário em um desenho criativo
Peugeot 408: marca aprendeu com os erros em seu novo sedã
Mitsubishi ASX é utilitário com desenho mais para automóvel
Fiat 500: como recuperar, com charme, elementos do passado
Jetta: Volkswagen segue na estratégia de padronizar a família
Chery Cielo: soluções de um dos chineses mais atraentes
Renault Fluence, mais harmonioso, indica nova fase da marca
Kia Cerato, exemplo da evolução sul-coreana em desenho
Chevrolet Camaro: nova edição combina o antigo e o moderno
2010
Família Mini mostra que onda de nostalgia no estilo é para ficar
Hondas Fit e City: os destaques e pontos negativos do desenho
Bravo recoloca Fiat em evidência em estilo em hatches médios
Kia Soul: o “carro-design” é polêmico, mas bem desenhado
Montana e Agile: a fase independente da GM não agrada
Amarok: VW escolhe desenho simples para estreia na categoria
Fiesta: concebido para Europa e EUA, mostra competência
Aircross: soluções interessantes em estilo internacional
Linha Peugeot 207: identidade da marca com altos e baixos