VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô

 

Ao buscar elementos de estilo no Fusca original, o sucessor
do New Beetle associa o ar nostálgico a linhas mais esportivas

Texto: Edilson Luiz Vicente – Fotos: divulgação

 

Já se vão 24 anos desde que surgiram o carro-conceito Dodge Viper e o Mazda MX5 Miata de produção, ambos inspirados em carros do passado — em especial o Viper, cujo estilo remetia ao Cobra de Carroll Shelby, lendário piloto e construtor que foi consultor no projeto do Dodge. Aqueles podem ser considerados os pioneiros do que chamamos de estilo retrô, tendência que foi seguida por numerosos fabricantes, da BMW com o Mini à Chevrolet com o Camaro.

Em 1992 foi lançado o Viper de produção e no ano seguinte aparecia o conceito Plymouth Prowler, este sim feito com a filosofia que definiria o segmento — um desenho puramente trazido do passado com interpretação atual. O sucesso de público e crítica que esses modelos obtiveram abriu as portas para a Chrysler colocar em produção também o Prowler e, mais tarde, o PT Cruiser, antecipado por modelos conceituais.

A Volkswagen, percebendo o potencial desse nicho, chacoalhou o mundo automotivo em 1994 ao apresentar o Concept 1. Ao contrário da Chrysler, que vinha trabalhando o estilo retrô de forma mais genérica, a VW redesenhou um modelo específico — não à toa, seu carro mais icônico e um dos mais importantes na história da indústria automobilística, o Fusca. O resultado foi tão bem-sucedido que a matriz alemã não pôde deixar de produzi-lo. Assim, em 1997, a Volkswagen lançava o New Beetle.

 

Somado aos maiores comprimento e largura e um rearranjo nas proporções por conta do capô mais longo, o Fusca ficou com um aspecto mais forte, musculoso, esportivo

 

Cheio de estilo, com mecânica eficiente (era baseado no Golf) e preço acessível nos mercados internacionais, o “besouro” explodiu em vendas e consolidou em definitivo essa então nova maneira de dar estilo a um automóvel. De seu lado, a Chrysler não perdeu a oportunidade e lançou em 2000 o PT Cruiser seguindo a receita aprendida com o New Beetle. Em 2012 era lançado o sucessor do New Beetle, chamado apenas de Beetle nos Estados Unidos e de diferentes nomes em outros países, como Fusca no Brasil.

Mesmo se não tiver a mesma importância do antecessor — os tempos são outros e o impacto de novidade do estilo retrô não é mais aquele —, o novo Fusca tem papel de destaque outra vez. Quanto ao New Beetle, sua trajetória teve uma peculiaridade: ficou taxado, sobretudo nos EUA (seu maior mercado), como “carro de mulher”. Embora não seja possível dar uma explicação lógica e convincente dessa fama, um carro se tornar “de mulher” pode acontecer mesmo que não tenha sido a intenção na hora de sua concepção. É o público que determina. Aqueles utilitários esporte brutamontes são tidos como “carros de homem”, e no entanto as mulheres adoram dirigi-los. Vai entender…

 

 

Basicamente, o novo Fusca continua com as características de estilo do New Beetle, exceto pelo teto de desenho mais aproximado ao do Fusca original, o que lhe confere menor altura. Somado aos maiores comprimento e largura e um rearranjo nas proporções por conta do capô mais longo, o modelo ficou com um aspecto mais forte, musculoso, esportivo, de aparência mais dinâmica.

Por conta dessas características de estilo revisadas, o Fusca tem recebido muitos comentários mundo afora sobre a Volkswagen tê-lo deixado mais masculino, como ela própria fez questão de afirmar. É claro que a empresa quer atingir o máximo desempenho possível nas vendas e, mesmo que um carro agora tão “masculino” — como ela afirma — possa vir a perder parte do público feminino que comprou o anterior, para qualquer produto o melhor é não haver qualquer tipo de estereotipagem.

O que importa é que as mudanças fizeram bem ao modelo, que ficou muito interessante e mais atual, sem deixar de ser nostálgico. A tendência é que agrade bastante a um grande público. Uma pena que o maior trunfo desse carro no exterior — ser um bom produto, com estilo e preço acessível — não se aplique ao Brasil.

 

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô

 

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô  A frente do Concept 1 de 1994, o primeiro carro-conceito do renascimento do Fusca, é bastante curta: bom do ponto de vista de estilo para dar aquele ar diferente e futurista, mas na prática a frente teve de ficar mais comprida e o para-choque ganhar volume, coisas normais quando se viabiliza uma ideia conceitual.

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô  Para se obter aquele arco perfeito na curvatura do teto, as colunas foram posicionadas bem à frente e o capô ficou bem curto. Outro aspecto interessante do conceito que teve de ser ajustado para o modelo de produção, o New Beetle.

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô  O ponto em que o modelo de produção saiu perdendo: o perfil das janelas nessa versão de conceito era levemente mais baixo, o que alongava visualmente o carro. Dessa forma as proporções ficavam mais harmoniosas.

 

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô

 

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô  O New Beetle de produção: o desenho dessas aberturas não tinha conexão com o restante da linha Volkswagen. O item foi desenhado para combinar com o estilo do carro e ficou bem interessante.

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô  Pouco uso de vincos foi uma decisão acertada para a época: deixava o estilo bastante limpo, mas havia harmonia. O novo Fusca ficou melhor em termos de estilo, mas o anterior ainda não deixou de ser interessante.

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô  Por causa do encantamento que causou na época do lançamento, não se reparava o quanto esse teto era alto e o para-brisa grande. Com o passar do tempo isso passou a incomodar um pouco.

 

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô

 

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô  Onde estavam com a cabeça quando desenharam o rebaixo da placa de licença dessa maneira? Essa parte mais saliente, que determina a altura do para-choque, estava posicionada muito embaixo de forma que fazia a traseira parecer caída.

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô  Para efeito de comparação com o novo Fusca, esses para-lamas bem arredondados e um tanto grandes nas relações das proporções do carro faziam as rodas parecerem menores do que realmente eram.

VW Fusca acerta na redefinição do desenho retrô  O tema do desenho das janelas deveria ser o mesmo do Concept 1, mas a versão de produção aparenta ter o perfil mais alto e o comprimento das janelas menor. Essa mudança de proporção deixou o carro “cabeçudo” e, como já foi citado, depois de um tempo cansou.

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