Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação

 

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Esse vinco delimita uma superfície que recebe luz e assim acentua a linha de cintura, que é também chamada de linha de caráter da lateral. A foto retocada pela fábrica não representa o bom trabalho feito com os dois vincos: à medida em que o vinco acima (que vai até a lanterna) fica mais marcado, este vai ficando mais suave. Assim não polui o visual, pois um não concorre com o outro.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Em regra, espelhos retrovisores passam despercebidos, mas alguns chamam atenção como esse, que ficou muito bom: tem até um toque esportivo e retrô.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  A famosa superfície “pegadora de luz”, presente em praticamente todos os carros, recebeu um tratamento interessante pelo contorno formado pelos vincos.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Esse é o detalhe mais diferenciado da lateral, algo que não se vê em outros modelos. Ficou inteligentemente discreto.

 

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação

 

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Não se veem muitos carros com as quinas tão marcadas justamente por isso: visto por alguns ângulos esse vinco parece interessante; por outros não. E não combina bem com o restante do carro.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  A janela traseira ficou interessante, bem estreita. Seu contorno serve como recurso de estilo e combina com a traseira. Esse tipo de contorno tem sido usado em muitos modelos atuais.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  O recurso de fazer uma pequena dobra na parte debaixo da tampa marcado por um vinco é sempre interessante. Nesse caso até parece não combinar muito bem com a traseira, mas se não estivesse aí ficaria um visual limpo demais, parecendo faltar alguma coisa.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  O vinco que acompanha a linha inferior do contorno da janela, contorna a traseira e vai para as laterais ficou elegante. Essa superfície formando uma sombra deixa a traseira ainda mais interessante.

 

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação

 

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Favoreceu o estilo ser possível fazer partes separadas nesse local. Quando o para-choque tem de ser uma peça única, não se podem deixar áreas como essa sem pintura, por causa do custo adicional, e o resultado é uma perda na aparência. Note que o farol de neblina é bem comum: o charme fica por conta do contorno e da forma da moldura.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  O vinco se desfaz quando chega perto da moldura do farol de neblina: detalhe sutil, mas que ajuda a não poluir o visual.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Molduras largas nas caixas de rodas e marcadas por vincos são um recurso estético bem atual e, em geral, bem-vindo, pois ajuda na estética geral, sem chamar a atenção pra isso.

 

 

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação

 

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  As janelas têm o perfil baixo e o contorno bem simples, que lembra até o contorno do primo Kia Picanto. Por mais que o pessoal do estilo tenha vontade de fazer algo diferenciado, às vezes a simplicidade é uma boa pedida, como nesse caso, pois o carro todo já tem detalhes diferenciados da concorrência o suficiente.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Esse jeito dos asiáticos de fazer as molduras das janelas das portas talvez seja um pouco mais caro do que o modo ocidental, mas o resultado também é melhor — desde que esteja pintado em preto, como nesse caso. Em caso contrário, a aparência não fica boa.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Faltaram fotos oficiais do HB20 visto de lado para poder mostrar melhor, mas se pode observar que a inclinação do vidro traseiro é muito boa, assim como a inclinação da coluna e da janela.

 

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação

 

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Em termos tecnológicos, o modelo usa o que existe de mais comum em faróis; a boa aparência é por conta do contorno bem feito e dos detalhes internos.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  O coração da estética do farol é essa moldura, que faz toda a graça ao desenho, separando o refletor principal da luz de direção com curvas suaves e bem feitas. Chama a atenção para si de forma positiva, o que nos faz esquecer que o farol é bem comum. A moldura pode vir em prata ou preto, conforme a versão.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Uma área morta no farol por conta de sua estética alongada: foi feito um pequeno e discreto trabalho, suficiente para não parecer liso demais ou que falte alguma coisa.

 

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação

 

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Assim como acontece aos faróis, as lanternas são comuns, mas mesmo assim têm boa aparência.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Essa parte debaixo ficou bem “bicuda” e chama a atenção para isso. Como a lanterna como um todo já tem mais dois “bicos”, não está o ideal.

Hyundai HB20: boa filosofia em nova aplicação  Como citado no texto, as duas partes das lanternas permitiram um tema horizontal e um contorno que tem tudo a ver com o carro: é o ponto mais alto do estilo da traseira.

Análise de Estilo anterior

 

O autor

Edilson Luiz Vicente é designer com 22 anos de experiência na indústria automobilística, atuados em empresas de grande porte como Volkswagen, Ford e General Motors no Brasil, Isuzu no Japão e General Motors nos Estados Unidos. É um dos poucos de seu segmento com experiência também em projetos e engenharia. Também é professor no Istituto Europeo di Design em São Paulo. Mais informações.