Glossário – V

O glossário de termos técnicos pretende esclarecer termos citados em artigos do site, evitando a repetição de seu significado a cada citação. Não é seu objetivo definir todos os incontáveis termos técnicos relacionados ao automóvel.

 

Válvula de alívio: válvula usada para limitar a pressão de sobrealimentação do turbo. Como a turbina é acionada pelos gases de escapamento, a válvula de alívio cria um desvio para esses gases quando o turbo atinge a pressão máxima preajustada, impedindo que a pressão suba além deste patamar. Veja válvula pop-off, abaixo.

 

Válvula pop-off: válvula usada para limitar a pressão de sobrealimentação do turbo. Quando a pressão máxima regulada é atingida, a válvula pop-off abre a linha de sobrealimentação, desviando o ar comprimido para atmosfera e limitando assim a pressão máxima. A vantagem deste sistema em relação à válvula de alívio (veja acima) é que ele mantém o turbo sempre em alta rotação, reduzindo o retardo do turbo (turbo-lag) e tornando as reações do motor mais rápidas. Mas isso provoca um desgaste excessivo do turbo, pois ele trabalhará sempre em rotação máxima.

 

Variador de tempo de válvulas: sistema mais simples e barato que o comando variável com a função de fazer variar os tempos de abertura e fechamento das válvulas. Isso pode ser obtido pela alteração de posicionamento do comando (em geral apenas o das válvulas de admissão, mas em alguns casos também o de escapamento) para aumentar o enchimento dos cilindros em alta rotação. Nesse tipo de sistema, o levantamento das válvulas não é alterado.

 

Vetorização de torque: sistema de controle eletrônico, associado ao controle de estabilidade, que busca evitar a patinação da(s) roda(s) interna(s) em uma curva e facilitar o contorno da curva. Atua por meio de frenagem apenas da roda desejada, em geral com o objetivo de fechar a curva e evitar o subesterço. Pode ser aplicado a modelos de tração dianteira, traseira ou integral.