Glossário – M

O glossário de termos técnicos pretende esclarecer termos citados em artigos do site, evitando a repetição de seu significado a cada citação. Não é seu objetivo definir todos os incontáveis termos técnicos relacionados ao automóvel.

 

Magneto-reológico: sistema de variação da carga dos amortecedores de acordo com as condições da via e o modo de dirigir. O amortecedor traz em seu interior um fluido sintético que se comporta como um fluido convencional, com partículas em ordem aleatória, até que o controle eletrônico determine o envio de uma carga magnética para alinhar essas partículas. Nessa condição, aumenta a resistência ao fluxo do fluido em milésimos de segundos, o que deixa o amortecedor mais firme. De acordo com a Land Rover, um dos fabricantes que oferece o sistema, o controle eletrônico monitora os parâmetros de terreno e direção pelo menos 1.000 vezes por segundo, o que permite variações muito rápidas.

 

Massa não suspensa: compreende todos os componentes que não ficam suspensos pelas molas da suspensão do veículo, como rodas, pneus, discos e tambores de freio. Quanto menor essa massa, melhor o comportamento da suspensão em pisos irregulares, maior a aceleração e mais eficientes as frenagens.

 

Método carga: modo de condução em que se usa maior abertura de acelerador (carga) e menor rotação para obter o mesmo desempenho. É a forma mais econômica de se dirigir em motores dos ciclos Otto (gasolina, álcool, gás natural) de aspiração natural e Diesel, desde que sejam de quatro tempos.

 

Momento polar de inércia: grandeza que representa o peso (do veículo, no caso) conforme sua distribuição por todo ele. Quanto maior o momento polar de inércia, maior a resistência à mudança de direção. Carros com grande distância entre eixos em relação a seu comprimento e com peso concentrado entre os eixos, como no caso de motor central, tendem a obter baixo momento polar de inércia. Com isso, as respostas ao comando do motorista no volante são mais rápidas.

 

Monobloco: estrutura em que chassi e carroceria formam uma única peça. Hoje usado em todos os automóveis, proporciona menor peso e melhor comportamento dinâmico que o tradicional chassi de longarinas, ainda bastante empregado em picapes e com raro uso em utilitários esporte.

 

MP3: arquivos de áudio compactos, em geral obtidos via internet ou pela conversão de arquivos de outros formatos. A compactação permite que um CD comum receba, em média, 10 vezes mais músicas em MP3 que no formato convencional.

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