Conceitos: o tortuoso caminho até chegar ao mercado

Kia Soul 2006
Kia Soul 2008

 

Kia Soul

A polêmica originalidade do estilo do Soul tem suas razões, pois foi como estudo que ele apareceu no Salão de Detroit de 2006, ostentando portas traseiras invertidas sem coluna central, enormes rodas e detalhes futuristas. Foi inevitável perder parte dos atrativos no modelo de série, de 2008.

 

Lamborghini 350 GTV 1963
Lamborghini 350 GT 1964

 

Lamborghini 350 GTV e 350 GT

O primeiro carro da marca dos touros bravos, o GTV (Gran Turismo Veloce), foi mostrado em outubro de 1963 no Salão de Turim com desenho de Bertone. Não agradou com o contraste entre frente arredondada e traseira retilínea, o que levou Ferruccio Lamborghini a contratar a empresa Touring para um redesenho. Em março seguinte, em Genebra, o 350 GT de produção surgia com linhas mais suaves, faróis fixos em vez de escamoteáveis e traseira mais arredondada.

 

 

Lamborghini Countach LP500 1971
Lamborghini Countach LP400 1974

 

Lamborghini Countach LP 5000 e Countach LP 400

Um dos supercarros mais famosos da história também nasceu como conceito, o LP 5000 do Salão de Genebra de 1971. Dali até a produção do Countach LP 400, em 1973, houve mudanças como motor de 4,0 litros em vez de 5,0 (por isso a nova denominação), frente mais baixa, janelas divididas e tomadas de ar para o motor nas laterais traseiras. Não importa: mesmo modificado, ele continuou tão ousado e intimidador que causaria sensação até ser substituído pelo Diablo em 1990.

 

Land Rover Range Stormer 2004
Range Rover Sport

 

Land Rover Range Stormer e Range Rover Sport

Em busca de um rejuvenescimento da marca, a Land Rover mostrou em Detroit em 2004 seu primeiro conceito, o Range Stormer, com três portas (as laterais abriam como lâminas de tesoura), teto de perfil baixo e linhas mais esportivas que as do Range Rover tradicional. No ano seguinte o Range Rover Sport de produção aparecia no mesmo salão com formas inspiradas pelo estudo, mas com cinco portas comuns e perfil mais alto a fim de oferecer mais espaço interno.

 

Land Rover LRX 2008
Range Rover Evoque 2011

 

Land Rover LRX e Range Rover Evoque

Poucos conceitos de linhas ousadas chegaram às ruas tão intocados quanto o LRX, que a Land Rover mostrou em 2008 no Salão de Detroit. As formas que surpreenderam no estudo hoje esbanjam modernidade no Evoque, adotado pela divisão de luxo Range Rover e lançado em 2010. Pena que, ao menos no Brasil, poucos optem pela esportividade do modelo de três portas.

 

Lexus LF-A 2005
Lexus LFA 2010

 

Lexus LF-A e LFA

Após uma longa gestação de quase seis anos desde o primeiro conceito, do Salão de Detroit de 2005, a Lexus começava a produção de seu supercarro no fim de 2010. Nesse período o estilo foi refeito, sobretudo na frente, o que deixou o carro de série mais atraente e harmonioso que o primeiro estudo. O hífen da sigla perdeu-se em algum momento do processo de desenvolvimento.

 

Lotus Esprit 1972
Lotus Esprit 1976

 

Lotus Silver Car e Esprit

Carro prateado era a simples denominação do Lotus conceitual que Giugiaro desenhou e expôs no Salão de Turim de 1972. Adotado pela fábrica inglesa, ele reapareceu no ano seguinte em Genebra com o nome Esprit e serviu de base para desenvolver a versão de linha, que chegaria ao mercado em 1976 com poucas alterações, uma delas o para-brisa menos inclinado.

 

Mazda RX-8 2003

 

Mazda RX-Evolv e RX-8

Desenho esportivo, portas traseiras abertas para trás sem coluna central e motor rotativo de 280 cv eram elementos do conceito RX-Evolv, do Salão de Tóquio de 1999. Quando o RX-8 foi lançado, em 2003, os faróis eram mais convencionais, mas muito do estilo do estudo havia sido mantido, assim como o uso de motor com rotores em vez de pistões.

 

Mercedes-Benz Coupe Studie 1993
Mercedes-Benz CLK 1997

 

Mercedes-Benz Coupe Studie e CLK

Os quatro faróis ovalados causaram controvérsia no Salão de Genebra de 1993, quando a Mercedes revelou o estudo de um cupê de médio porte. O estilo frontal chegou ao mercado em 1995 com o Classe E, mas foi preciso esperar mais um ano pelo cupê, que ressurgiu como o CLK de série com um terceiro volume mais pronunciado.

 

Mercedes-Benz Vision A93 1993
Mercedes-Benz Classe A 1997

 

Mercedes-Benz Vision A93 e Classe A

Mesma proposta, estilos diferentes: embora o conceito do Salão de Frankfurt de 1993 previsse um Mercedes bem menor que o usual, com forma praticamente monovolume, tração dianteira e aproveitamento de espaço pela verticalização, o desenho retilíneo (elaborado pelo estúdio italiano I.DE.A, mesmo autor do Fiat Palio inicial) foi todo refeito em favor de linhas mais arredondadas e agradáveis para o Classe A de primeira geração, lançado em 1997.

 

Mercedes-Benz SLK 1994
Mercedes-Benz SLK 1996

 

Mercedes-Benz SLK

A marca da estrela já estava consagrada com o grande conversível SL quando propôs um modelo menor, o SLK, nos Salões de Turim e de Paris de 1994. O desenho foi retocado com linhas mais suaves, mas tanto a proposta quanto a solução do teto rígido retrátil foram preservados no carro de produção, apresentado dois anos depois.

 

Mercedes-Benz AAV 1996
Mercedes-Benz Classe M 1997

 

Mercedes-Benz AAV e Classe M

Embora a primeira geração do utilitário esporte devesse estar pronta quando o conceito AAV (All Activity Vehicle) foi revelado no Salão de Los Angeles de 1996, a Mercedes não deixou de exagerar na imponência com os para-lamas e pneus largos. Isso deixou o Classe M definitivo, lançado no ano seguinte, um tanto tímido em comparação.

 

Mercedes-Benz SLR 1999
Mercedes-Benz SLR McLaren 2004

 

Mercedes-Benz Vision SLR e SLR McLaren

Primeiro como cupê no Salão de Detroit de 1999, depois como roadster  em Frankfurt, o Vision SLR (a Mercedes costuma denominar seus conceitos com o prefixo Vision) antecipava mais que o estilo do modelo de produção de 2003: trazia também soluções técnicas a serem aproveitadas nele, como motor V8 com compressor, chassi de alumínio e compósito, freios a disco de cerâmica, bancos de fibra de carbono e lanternas traseiras com leds. Já os freios com acionamento eletro-hidráulico estrearam antes, no conversível SL de 2001.

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