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Triumph Daytona

[Nome] Carlos Eduardo Targino
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] Daytona 675
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 4
[Instrumentos] 5
[Conforto] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O design é lindo. A moto é esbelta, possui um conjunto quadro-balança de alumínio lindíssimo, com o escape embaixo do banco. O motor de três cilindros é excelente... o ronco é diferente das marcas japonesas, começando com um assobio que vai se tornando grave em alta, quase o barulho de um carro esportivo. O torque é muito superior à das japonesas de 600 cc e isso faz realmente muita diferença na tocada esportiva, com respostas rápidas e vigorosas a qualquer tempo (mas não espere comportamento de 1000 cc). A estabilidade e confiança que ela transmite em curvas também são um destaque. A bike deita de verdade e com muita facilidade. Os freios são com aeroquip de série e têm potência e progressividade ótimos. Muito superior à média. O que não curti muito foi a posição da pedaleira do freio traseiro, que apesar de não usar muito, considero que não tem uma posição que facilita, comparando, neste ponto com a 1000 fireblade da Honda. A posição de pilotagem é agressiva, pois o guidão é baixo em relação ao banco. Em compensação, o banco alto permite viajar com as pernas menos dobradas, o que, no meu caso, que tenho 1,81m de altura, me livrou da dor nos joelhos que eu tinha na época em que pilotava uma bandit 650n. Resumindo, uma moto maravilhosa para uso em estradas, principalmente sinuosas. O seguro é um dos mais baratos da categoria, e a moto é menos visada pelos gatunos que assolam a cidade de São Paulo. De resto, a moto tem um computador de bordo que é um show, marcando, além de várias outras coisas, a velocidade maxima atingida, consumo médio de gasolina, além de cronometro de volta com acionamento no manete, para quem frequenta os autódromos. Além disso, o shift-light totalmente regulável, com uma escala de luzes azuis que vao se acendendo à medida em que o giro sobe.

[Principais aspectos negativos] A velocidade final, apesar de boa, pode não encantar os valentinos da vida. Ela chega a uns 260 km/h, mas a verdade é que acima de 240 ela cresce vagarosamente de velocidade. Não é uma mil e acho que, de final, algumas 600 levam vantagem, pois os motores de quatro cilindros, principalmente o da R6, têm faixa vermelha de rotação na casa dos 16/17 mil rpm enquanto o da daytona, tricilindrica, entra nessa faixa em 14mil. a compensação pra Daytona é o torque, que é bem superior ao das japas e dá muito mais prazer na pilotagem, em minha modesta opinião. O câmbio também não é dos mais macios, comparando novamente com a 1000 fireblade da Honda. Também vale apontar que é impossível levar garupa para passear. É tortura pro piloto e pro garupa, como é a regra em motos esportivas. Nesse quesito, sinto falta da versatilidade da minha antiga bandit 650n.

[Defeitos apresentados] Não apresentou defeitos até o momento

[Concessionárias] O grupo IZZO é famoso pelo péssimo atendimento, mas até o momento não precisei deles. Comparando com a Suzuki, as revisões são um pouco mais caras, mas menos periódicas, sendo a primeira com 1000 Km e a segunda com 10000 km, o que acaba compensando.

[Comentários adicionais] a moto é uma excelente opção para pilotagem em estradas sinuosas e autodromos, pois a dirigibilidade em curvas é extraordinária. Uma ótima e exclusiva opção às marcas japonesas.

[Best Cars Web Site] O site é excelente, principalmente em relação a carros e a seção teste do leitor é uma ótima ferramenta de pesquisa para uma aquisição bem sucedida, devendo ser mais explorada pelos donos de motocicletas. Parabéns à equipe do site.

[Data de publicação] 16/1/10



[Nome] Rodrigo Flinkas
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 675i
[Ano-modelo] 2009
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com a moto] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de pilotar] 5
[Instrumentos] 4
[Conforto] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] A exclusividade causa impacto por onde passa. A potência e linearidade da sua entrega impressiona, incomodando e muito as 1000cc nas pistas. Sua velocidade final declarada é 265kmh, mas bate 270kmh no painel já próximo da linha de corte. Sua estabilidade tanto em baixa quanto em alta é perfeita, sem vibrações e sem a sensação da moto "estar solta". O consumo até amaciar é relativamente alto, mas após os 1600km rodados a coisa muda, ficando próximo dos 13km/l na cidade e próximo dos 17km/l na estrada (tocando bem), se andar mais a passeio as médias melhoram. O acabamento é clean e representa com perfeição a realeza britânica. Até o momento não tive problemas mecânicos e tanto peças e acessórios, são facilmente adquiridos pela Internet ao mesmo custo de uma Honda, Yamaha ou Suzuki.

[Principais aspectos negativos] A princípio nenhum. Quaisquer aspectos teoricamente negativos são específicos de qualquer Super Esportiva.

[Defeitos apresentados] não.

[Concessionárias] Poucas concessionárias, mas com bom atendimento.

[Best Cars Web Site] Excelente site e a seção Teste do Leitor sem dúvida alguma é uma das principais fontes de consulta para qualquer pessoa que pensa em adquirir uma moto.

[Data de publicação] 5/12/09

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