Best Cars Web Site
Supercarros
Homenagem à esportividade

Clique para ampliar a imagem

Trinta anos depois, a BMW apresenta um conceito
inspirado no M1, seu carro esporte de motor central

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Ao mesmo tempo que se completam 30 anos do lançamento do BMW M1, o cupê esporte com desenho de Giugiaro e motor central-traseiro, a marca de Munique apresenta um carro-conceito inspirado nesse marco de sua história. O M1 Homage (homenagem) aparece ao público no Concorso d'Eleganza Villa d'Este, evento de carros clássicos.

O novo projeto remete tanto ao M1 quanto ao Turbo (à direita na foto dos três carros), conceito de 1972 que inspiraria as formas do modelo de série sete anos mais tarde. Além do perfil baixo, alongado e intimidador, o Homage lembra o M1 em detalhes de estilo como as saídas de ar centrais no capô dianteiro, a persiana no vidro traseiro, a concavidade da tampa posterior, as linhas das rodas e até a cor laranja.

Interessante é o sulco que dá continuidade às janelas rumo à traseira. Naturalmente a grade frontal, com o conhecido "duplo rim", é bem mais larga que a do M1 ou a do Turbo, reflexo da evolução do elemento em três décadas. Embora não sejam mais escamoteáveis (tipo que caiu em desuso), os faróis continuam a só aparecer quando acesos, pois ficam em recessos.

O Homage não tem mecânica. Mas não se pode descartar que, diante de boa recepção ao conceito, a BMW resolva colocar algo parecido em produção, talvez com o fantástico motor V10 de 5,0 litros e 507 cv do M5. Afinal, o Z8 (nascido do conceito Z07), o pequeno roadster Z1 e o próprio M1 começaram assim, como meros estudos de desenho.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 28/4/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados

Shopping Best Cars