Best Cars Web Site
Guia de Compra

Muito mais que visual

O importado Mitsubishi Pajero iO e o nacional TR4 vão bem
na cidade e não negam fogo no fora-de-estrada

Texto: Alberto Polo Jr. - Fotos: Renato Araújo

Moda no Brasil desde que foram abertas as importações, os utilitários esporte chamam a atenção de boa parte dos consumidores. Mas, como os preços são altos, poucos são os que têm condições de comprá-los. A fórmula tupiniquim foi "vestir" peruas, picapes leves e até compactos com os apetrechos fora-de-estrada. Se você, porém, faz questão de tração integral, reduzida e uma marca com tradição em 4x4, vale a pena analisar o Mitsubishi Pajero iO/TR4. Seu preço é atraente: começa em R$ 35,7 mil.

O Pajero iO foi lançado no Japão em 1999. Com linhas assinadas pelo tradicional estúdio italiano Pininfarina, estava pronto para concorrer com Toyota RAV4, Subaru Forester e Honda CR-V. Rápida no gatilho, a Mitsubishi lançou o modelo por aqui no mesmo ano, antes mesmo da Europa e dos EUA.

Em versão única, era equipado com ar-condicionado, direção assistida, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS), entre outros. O motor escolhido era um 1,8-litro 16V com 117 cv de potência. O sistema de tração atuava no eixo traseiro (4x2) ou nos dois eixos (4x4), com caixa de redução e bloqueio do diferencial central. O câmbio automático de quatro marchas, bancos de couro, estribos, capa de estepe e do bagageiro eram os opcionais.

Em 2001 o iO passou por uma ligeira reestilização, ganhando faróis com novo arranjo interno, grade e pára-choques redesenhados, além de um defletor sobre a tampa traseira. Passou a adotar o sobrenome SE. Foi esta última versão que deu origem ao iO nacional, que chegou um ano depois com o nome de Pajero TR4. Mais alguns retoques foram providenciados para o jipe, produzido pela MMC em Catalão, Goiás. A grade ganhou uma tela no lugar das aletas horizontais e o capô ficou mais alto na seção central. Continua

O Pajero iO de 2000: estilo agradável, motor de 1,8 litro e 117 cv, tração integral com reduzida

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 30/7/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados