Best Cars Web Site
Guia de Compra

R$ 6.578   XT 225

Pioneira no segmento no Brasil com a TT 125, uma versão reforçada e de altos pára-lamas da urbana RX no final dos anos 70, a Yamaha encontrou no estilo fora-de-estrada seu lugar ao sol no mercado. Haja visto o sucesso da DT 180 e 200 nas últimas duas décadas. Por isso, o lançamento da quatro-tempos XT 225 (inicialmente importada, depois montada aqui) foi uma tendência natural.

Dentro da categoria, disputa diretamente com a Honda XR, mas por ser um projeto mais recente leva clara vantagem no desenho. O que para os mais puristas é ponto negativo, porque a Yamaha é bem mais urbana que a Honda, sugerindo certa fragilidade ao lado da XR. Dependendo da posição que é vista no trânsito, facilmente é confundida com a irmã maior, XT 600. Seus grafismos e cores são agressivos e ousados. Seu valor, contudo, está bastante salgado para enfrentar a XR.
R$ 5.449   TDM 225

Parece que a Yamaha gastou todo seu estoque de harmonia no projeto da XT... Não sobrou quase nada para a TDM. A carenagem minúscula destoa das linhas agressivas da traseira e do pára-lama dianteiro rente à roda. No entanto, até o patinho feio tinha seu charme.

Uma vez que eficiência e desempenho são os mesmos da irmã (mesmo propulsor de 18 cv e quadro), o que pode contar na hora da escolha é o preço, inferior em mais de R$ 1.100. E nesse caso a comparação com a Honda XR 200 se inverte, pois a Yamaha é mais robusta.

Suzuki: desenho ultrapassado, boa mecânica
R$ 6.290   Intruder 250

Depois de ver suas vendas subirem com a GS 500 e outras médias e grandes, a Suzuki resolveu apostar também nas pequenas. Mas o mesmo problema que enfrenta com a Katana 125 marca a Intruder 250: o desenho muito defasado. No caso da Intruder, há ainda um agravante: quem vê a frente e depois a traseira, ou vice-versa, não acredita que ambas estão na mesma moto.

Para contrabalançar, a mecânica da motocicleta é exemplar. Seu motor responde rápido aos comandos e não desaponta até chegar ao limite. O conforto é também um de seus grandes trunfos, uma vez que ela pretende ser uma custom -- até cumpre o que o estilo sugere, mas de maneira bem espartana. A vantagem é o preço, bem inferior ao da sua concorrente direta, a Yamaha Virago 250.
Fichas técnicas

Os preços são os sugeridos pelas marcas e válidos em 12/2/01. Não incluem frete e podem não refletir os efetivamente praticados pelo mercado, em função de ágio ou descontos.

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados