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por Fabrício Samahá

Óleo sintético, mais proteção e durabilidade


Gostaria de saber se existe vantagem em se usar óleo sintético e se o uso deste tipo de óleo aumenta o valor da quilometragem entre trocas. Sei que usando óleos minerais seria recomendável trocar a cada 10.000 km. Tenho um Palio e a Fiat, que recomenda o uso do Selenia, estabelece o período de troca em 20.000km, daí a minha dúvida.

Walter Lima Garcia
wlgarcia@uol.com.br



Eu tenho um Gol GTI 16V. É verdade que o óleo é a vida do motor? É recomendado usar aqueles óleos sintéticos grafitados? Até que ponto esse investimento vale a pena?

Luciano Breder Guimarães
lucianoguimaraes@zipmail.com.br
Taguatinga, DF


Gostaria de saber o que é melhor para o motor, trocar o óleo a cada 20.000 km usando óleo sintético ou a cada 5.000 km usando óleo mineral. Qual a diferença entre os dois óleos?

Fausto Jr.
demira@eps.ufsc.br
Florianópolis, SC


Gostaria de informações sobre os benefícios dos óleos sintéticos e semi-sintéticos (5W40 e 15W50), uma vez que o manual do Corsa GSi não recomenda o uso de tais óleos.

Marcos Patrick Fernandes Guimarães
mpfg@yawl.com.br


Posso passar a usar no motor de meu carro óleo sintético, sendo que já estavam sendo usados óleos tradicionais? É verdade que quando a bateria perde grande parte de sua carga (mais de 50%), o alternador não consegue carregá-la mais?

Bruno Sanchez de Moraes
brusan@lbm.com.br
Guarujá, SP


Os óleos sintéticos não são derivados do petróleo, mas produzidos em laboratório a partir de ensaios em condições críticas. No caso dos semi-sintéticos, a uma base sintética é adicionado o óleo mineral, o que barateia o produto e resulta em qualidade intermediária. Os sintéticos apresentam uma curva de viscosidade praticamente plana, isto é, não ficam nem muito finos nem muito espessos (viscosos) em toda a faixa de operação especificada (
saiba mais sobre a classificação dos lubrificantes).

Outra vantagem sensível é a resistência à oxidação, o que permite seu uso por quilometragem muito maior que a dos óleos minerais. É comum rodar três ou quatro vezes mais e trocar o lubrificante ainda em boas condições. De modo geral, 10.000 km é boa periodicidade para um óleo mineral e 25.000 a 30.000 km um bom período de uso de um totalmente sintético. A Fiat, ao recomendar o semi-sintético Selenia, estabelece 20.000 km.

O contraponto dessa qualidade e durabilidade é o custo bastante elevado do sintético. É importante lembrar ainda que ele não desobriga o usuário de trocar o filtro de óleo, na quilometragem recomendada pelo fabricante, nem de repor o nível, quando baixo, com lubrificante similar. Misturar óleos comum e sintético no mesmo motor não chega a prejudicá-lo, mas pode anular boa parte das propriedades oferecidas pelos aditivos de cada um.

Embora não seja necessário para assegurar boa durabilidade ao motor, o lubrificante sintético ou semi-sintético não traz problemas e pode ser utilizado em qualquer automóvel. De acordo com Robert Sharp, de sua assessoria de imprensa, a GM "indica os lubrificantes nos manuais de proprietário. Qualquer óleo utilizado deve atender os requisitos mínimos ali expressos em classificação API. Se ultrapassá-los, melhor, como ocorre com os óleos sintéticos."

Por sua função detergente mais acentuada, o óleo sintético tende a remover depósitos de carbonização criados pelo uso prolongado de lubrificante mineral -- sobretudo os de geração mais antiga, pois este parâmetro vem sofrendo contínua evolução nos óleos mais modernos. É interessante substituir o filtro mais cedo na primeira utilização, para evitar sua saturação. Quando o filtro de óleo se satura, abre-se uma válvula que permite a passagem do lubrificante sem filtragem.

Quanto à bateria, a recarga fornecida pelo alternador -- desde que em boas condições -- independe de sua carga no momento. O que o leitor Bruno pode ter escutado é que, se a bateria tiver seus elementos internos desgastados, a perda de energia será maior, aproveitando mal a recarga do alternador. Neste caso, só a substituição da bateria resolve.


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