Best Cars Web Site Consultório Técnico

por Fabrício Samahá 

Controle de tração: desligar na
arrancada evita perda de potência


Tenho um Vectra CD 97 e gostaria de saber se o controle de tração (TC) melhora ou piora o desempenho em termos de aceleração e retomada. É aconselhável ligado ou desligado?

Alysson Menezes Gomes
Brasília, DF
alyssongomes@hotmail.com

Embora mais comum em países onde há neve, o controle eletrônico de tração equipa também alguns carros nacionais, como Vectra CD, Focus Ghia e Mercedes Classe A. Sua finalidade é permitir a transmissão do máximo de potência para o solo sem que haja deslizamento dos pneus. Além das vantagens de segurança (a perda de aderência pode gerar reações no volante) e do menor desgaste dos pneus nessas condições, há um benefício ao desempenho: é nessa condição que se obtém a melhor aceleração -- a perda de aderência, que faz "cantar" os pneus, representa um retardo na aceleração.

O controle pode atuar de duas formas: aplicando o freio individual de uma das rodas motrizes, quando apenas ela perder aderência, ou atuando na central eletrônica do motor, caso a perda se verifique em ambas as rodas de tração. No segundo caso, porém, ocorre uma redução de potência que prejudica o desempenho por instantes, prejudicando uma hipotética prova de aceleração. De acordo com as condições de piso, desligar o sistema pode ser benéfico com esse fim, mas não há nenhum problema em mantê-lo ativo por toda a vida útil do veículo.

É importante observar que o controle de tração -- sempre, em qualquer veículo -- atua no modo padrão, servindo o botão no painel para desligá-lo e não para acioná-lo. É com o sistema inativo que aparece a luz-piloto indicativa no painel, justamente para alertar o motorista de que não conta com esse recurso de segurança. Parece incrível, mas o manual de instruções do Vectra traz a informação incorreta de que se deve ligá-lo pelo botão. A Ford publicou a mesma falha no manual do Focus, mas efetuou recall rapidamente corrigindo a informação.

Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados