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por Fabrício Samahá

Pneus mais largos e offset das rodas


Possuo um Gol 95 com pneus 175/70 R13. Que série de pneus devo usar para ter uma largura de 195 mm e 205 mm, em aro 15 e 16, sem alterar o velocímetro? Há possibilidade de modificação no "offset" com essas medidas? Como evitar? A substituição das rodas e pneus acarretaria muita perda em consumo? E quanto à escolha das rodas entre liga leve e aço? Existem rodas de 15 e 16 pol de aço? Meu carro perderia estabilidade, aceleração, consumo, frenagem, etc. usando rodas de aço? Quanto? Continuem com o excelente trabalho!

Eduardo Albuquerque
albuquerque@domain.com.br
Rio de Janeiro, RJ


Tenho um Gol i 96. Troquei as rodas e pneus orginais 175/70 R13 por rodas Jolly modelo BBS, 14x7, e pneus 185/60, e senti que a direção ficou mais leve, mesmo em manobras e o pneu sendo mais largo. Qual o motivo? Qual seria a melhor medida de pneu para essa roda? Como faço para saber se não está fora de offset? O pneu "canta" muito em curvas, mas não escapa. Pode ser o offset?

Leandro Carrera
snakeviper@usa.net
São Paulo, SP


Gostaria de parabenizá-los pelo excelente site. Quero colocar as rodas/pneus (165/70 R13) de um Corsa de modo que fiquem quase faceando com a linha dos pára-lamas. É possivel sem alterar a profundidade de montagem original? Existe um limite imposto pela legislação para o diâmetro do conjunto roda/pneu original, mesmo aferindo o velocímetro?

Fernando Correia
fernandocorreia@zipmail.com.br



Rodas e pneus são um item sempre debatido no Best Cars. Vamos às dúvidas. Modificar o perímetro do conjunto roda-pneu é ilegal, como qualquer alteração no veículo não constante de seu certificado -- a legislação não menciona limites de tolerância. Quando sensível (em média a partir de 2%), acarreta desajuste da suspensão e direção, das relações de transmissão e da leitura do velocímetro e hodômetro.

A tabela a seguir mostra opções de pneus mais largos e aros maiores para três medidas-padrão comuns em carros nacionais, sem alteração significativa do perímetro (indicado em mm). Basta localizar a medida original de seu carro. Como exemplos, a primeira coluna inclui Uno e Corsa; a segunda, Gol e o Escort até 1996; a última, o Escort mais recente, Astra, Tempra, Kadett e Santana.

145/80 R 13 ... 1766
165/70 R 13 ... 1763
165/65 R 14 ... 1791
185/55 R 14 ... 1756
155/80 R 13 ... 1816
175/70 R 13 ... 1807
175/65 R 14 ... 1831
185/60 R 14 ... 1814
185/55 R 15 ... 1836
195/50 R 15 ... 1809
205/40 R 16 ... 1791
215/40 R 16 ... 1817
165/80 R 13 ... 1866
185/70 R 13 ... 1851
185/65 R 14 ... 1872
195/60 R 14 ... 1852
195/55 R 15 ... 1870
205/50 R 15 ... 1840
195/50 R 16 ... 1889
Pneus mais largos, desde que mantenham o perímetro original, não alteram a profundidade de montagem (offset) das rodas. Entretanto, isso ocorre com frequência em rodas não-originais, ocasionando desde reações no volante até desvios em freadas. Posicionar as rodas mais para fora modifica diretamente esse fator, pelo que não deve ser feito em nenhuma condição. Pode também ser razão para as "cantadas" de pneus, embora se devam analisar outros pontos como alinhamento de direção, desgaste e pressão dos pneus.

Offset modificado pode até mesmo deixar o volante mais leve, como ocorre quando o raio de rolagem (
saiba mais) se anula ou se aproxima de zero. Como exemplo, os primeiros Escorts usavam raio de rolagem nulo e tinham direção bastante macia, mesmo na versão XR3 com pneus de 185 mm. Mas considere-se sempre o desgaste dos pneus: sua área de contato com o solo aumenta à medida que se gastam, gerando a impressão de volante leve ao ser substituídos.

Rodas de aço de 15 e 16 pol de fábrica não existem para o Gol, mas é possível produzi-las a partir de aros 14. Apesar do menor custo, causam perda em desempenho e comportamento dinâmico (
saiba mais), pequena e difícil de mensurar. Pneus mais largos aumentam o consumo pela maior área de contato com o solo, em patamar que varia conforme o torque do motor. Um carro de 1 litro com pneus de 205 mm teria de ser mais acelerado para produzir o mesmo desempenho de um com pneus de 165 mm (saiba mais). Há tambem o fator aerodinâmico.

A proporção entre tala de roda e largura de pneu deve manter-se entre 70% e 90%, tendendo à esportividade (pneu mais firme, menor dobramento em curvas, menor conforto) com proporção mais elevada. Pneus de 185 mm deveriam usar rodas de 5,5 a 6,5 pol de tala. O uso de 7 pol, como no carro de Leandro, aproxima-se da proporção usada em competição e com certeza explica algum desconforto. Contudo, passar a pneus 195/60 aumentaria o perímetro. A solução ideal seria adotar rodas mais estreitas.

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