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AVALIAÇÃO
 
Dirigindo sem as mãos


Dirigir um lançamento numa pista especial como a "reta infinita da GM": esta combinação daria prazer a qualquer um que goste de automóveis, e pode-se dizer que é mesmo muito interessante. É uma sensação diferente fazer uma volta toda (4,3 km) sem ter de pôr as mãos no volante, pois a inclinação da pista compensa as forças centrífuga e centrípeta. É só acelerar e curtir...
 
O motor 16V deu novo ânimo ao Corsa, pois mesmo em baixas rotações ganha do 8V, o que demonstra cuidado para acabar com a fama de que motor multiválvula é fraco em baixa rotações. Quanto aos equipamentos, a GM está se mexendo diante das mudanças dos concorrentes e passa a oferecer itens que atendem em cheio ao gosto do brasileiro, como pára-choques pintados e rodas esportivas de 14 pol.
 
A linha Corsa está numa fase bem madura do projeto, mas faltou uma coisa: a mudança do visual para ficar igual ao modelo europeu. Quem sabe na virada no século...

Luiz Fabiano Mazzeo, colaborador

 
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 16 válvulas. Injeção multiponto sequencial. Diâmetro e curso: 71,1 x 62,9 mm. Cilindrada: 999 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 68 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 9,2 m.kgf a 4.000 rpm.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.

FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.

DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica (opcional).

SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, com estabilizador; traseira, eixo de torção com estabilizador.

RODAS - 5,5 x 14 pol., de alumínio (opcionais); pneus, 185/60 R 14.

DIMENSÕES - comprimento, 4,026 m; largura, 1,608 m; altura, 1,387 m (1,448 m); entre-eixos, 2,443 m; capacidade do tanque, 46 l; porta-malas, 390 l (401 l); peso, 955 kg (975 kg).

(Dados do fabricante. Entre parênteses, dados referentes à Corsa Wagon.)

Comentário técnico


Exclusivo do mercado brasileiro (na Europa a Opel tem um 3-cilindros de 1 litro e 12 válvulas no Corsa básico), o motor 1.000 16V utiliza cárter estrutural de alumínio e adota agregados modernos, como injeção sequencial e sensor de detonação ("batida de pino" -- saiba mais). Houve ganho de 13% em potência, de 60 para 68 cv, e de 10% em torque. O belo trabalho de engenharia fica evidente nas curvas abaixo: são poucos os regimes em que o novo motor atinge potência ou torque inferiores aos do 8-válvulas.

A GM aproveitou o ensejo para adotar, em toda a linha 1-litro, uma transmissão com a primeira marcha numericamente 12% mais curta (4,18:1), alternativa ao câmbio de 6 marchas do Siena e Palio Weekend, que resolveu o problema de arrancadas em subidas íngrimes e até mesmo em certas rampas de garagens. O tanque de combustível agora é de material plástico, foi recalibrada a suspensão e adotaram-se amortecedores pressurizados.

 
Desempenho e consumo
   
Velocidade máxima 160 km/h
Aceleração 0-100 km/h 15,7 s
Consumo em cidade 11,3 km/l
Consumo em estrada 16,8 km/l

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