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Carros do Passado

Raridades em terras gaúchas

Trezentos veículos compõem o rico acervo do Museu da
Tecnologia, recém-inaugurado pela Ulbra em Canoas

Edição: Fabrício Samahá - Fotos: Eduardo Sauner de Anflor e divulgação

Os apreciadores de veículos e objetos antigos podem desfrutar, desde setembro, de um dos mais completos museus do país em quantidade e diversidade de acervo. A Universidade Luterana do Brasil, Ulbra, abriu as portas do Museu da Tecnologia, que ocupa uma área de 9.346 metros quadrados no campus de Canoas, a 15 quilômetros de Porto Alegre, RS, e abriga cerca de 300 veículos, entre carros de passeio, utilitários e motos -- além de armas, relógios, rádios, filmadoras e outras peças raras.

O museu resulta do esforço do reitor da universidade, Ruben Eugen Becker, e do empresário gaúcho Luís Carlos Marconi, diretor do museu. Importante colaboração foi a da General Motors, que cedeu um acervo de mais de 70 veículos.

Ao lado e acima, a bela fechada noturna do Museu da Tecnologia, composto por quatro andares e um total de 9.346 m2

Os veículos estão distribuídos pelos quatro andares do museu, divididos em seções por ano de fabricação e país de origem. Todos os pisos contam com sistema de consulta eletrônica do acervo, possibilitando a obtenção, de forma rápida e precisa, de informações e curiosidades a respeito dos modelos expostos. A visita começa pelo quarto andar.

Andar por andar

4º. andar: carros nacionais e veículos fora-de-série, desde a década de 40 até o final dos anos 90. Ainda estão localizados o museu dos correios, o museu dos relógios e da comunicação, o museu das armas, a biblioteca e o auditório com 70 lugares.

3º. andar:
carros americanos abrangendo o período de 1934 a 1997.

2º. andar:
carros europeus e americanos, abrangendo um período que se inicia em 1908 e se estende até 1993. Aqui está o carro mais antigo do acervo, atualmente, o Chase 1908.

Automóveis e utilitários desde 1908 compõem o acervo, de cerca de 300 veículos. A partir da próxima página você confere os mais interessantes

1º. andar: caminhões, tratores, ônibus, picapes, abrangendo um período que vai de 1873 (carruagem fúnebre) até 1982 (Austin Mini Moke). Um pouco da história dos transportes coletivo e de carga no Brasil.

Na entrada do museu estão expostas duas locomotivas que pertenceram à rede ferroviária federal e um tanque Sherman 1942, utilizado pelo exército americano na Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, adquirido pelo exército brasileiro. Continua

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Data de publicação deste artigo: 10/12/02

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