O multiuso mundial

Prática e bem-projetada, a Kombi prova há meio século a
viabilidade de um desenho pioneiro entre os monovolumes

Texto: Francis Castaings - Edição: Fabrício Samahá e Bob Sharp - Fotos: divulgação

O projeto do utilitário mais famoso do mundo começou a ser esboçado em Wolfsburg, na Alemanha, logo após a Segunda Guerra Mundial. Nesta época, a fábrica da Volkswagen ainda não estava completamente refeita dos danos do conflito e dos bombardeios, embora já estivesse produzindo razoavelmente o Sedan.

Nasceu da simpatia de um oficial inglês das forças de ocupação (Major Ivan Hirst, encarregado da produção), de um engenheiro alemão (Alfred Haesner) e, principalmente, de um holandês (Ben Pon), dono de concessionária, a idéia de um automóvel revolucionário e muito eficaz. Na verdade, seria o primeiro minifurgão ― minivan ― do mundo.

O curioso Plattenwagen, um utilitário com a cabine sobre o motor (de Fusca) na parte traseira e uma plataforma à frente, foi a inspiração de Ben Pon para criar a Kombi

Pon, que se tornaria o primeiro importador oficial Volkswagen em agosto de 1947, fez os rabiscos que dariam origem a um sucesso. Foi ele quem teve a idéia de fazer um utilitário ao ver os veículos construídos sobre um chassi tubular e usando a mecânica “da casa”, ou seja, do Sedan e do jipe Kubelwagen, o famoso Tipo 82.

Esses veículos, chamados de Plattenwagens, carros planos, eram simples plataformas com uma pequena cabine para duas pessoas na parte de trás. Eram usados no transporte de peças no interior da fábrica. De início, Pon pensou em importar esses estranhos veículos para seu país, mas o departamento de trânsito de lá recusou-se a lhes dar licença para uso nas vias públicas (a VW do Brasil tinha alguns desses veículos para a mesma finalidade).

As anotações de Pon em sua agenda, em abril de 1947, e um croqui inicial da Kombi

Foi então que Ben Pon fez os primeiros traços da Kombi, um furgão de carga, em sua agenda de bolso (veja foto). A disposição e as medidas básicas estavam ali. O Major Hirst gostou da idéia e mandou a equipe de projetos se mexer. Era o dia 23 de abril de 1947, considerado o dia da concepção da Kombi.

O engenheiro Haesner assumiu o comando da empreitada. Os primeiros protótipos rodavam no ano seguinte, com a Volkswagenwerke já novamente em mãos alemãs e comandada desde 5 de janeiro de 1948 por Heinrich “Heinz” Nordhoff (que permaneceria no cargo até sua morte, em 1968).
Continua

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Data de publicação: 14/6/03

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