Volkswagen Tiguan (primeira geração)

[Nome] Kwong yiu Fai
[Cidade] Natal
[Estado] RN
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2.0 TSI
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Desempenho,estabilidade e acabamento.

[Principais aspectos negativos] Duro em pisos ruins e paralelepípedos , ruidos na suspensäo dianteira em curvas de esquinas com saliências .

[Defeitos apresentados] Desde o dia da retirada,da concessionária Promac em João Pessoa .O carro cambaleia ,balança em situaçōes de aceleraçōes ou retomadas de velocidades.Isso é perceptivel até em baixas velocidades,50 km/h.Aparenta falta de sicronia na tração do eixo traseiro.
O carro se encontra na concessionária Nacional em Natal.Foram diversas visitas,3 delas agendadas para serviço e a ultima 11/05 enviei o carro de reboque pela seguradora.
Até hoje não foi solucionado nem recebi o carro reserva solicitado.

[Concessionárias] A Promac de João Pessoa até hoje não entregou a chave reserva do carro.culpa a fabrica e diz que há dezenas de casos na mesma situação.
A Nacional,em Natal,apesar de ter tido sempre um atendimento atencioso ,Estão tentando resolver fazendo alinhamento pela terceira vez.

[Comentários adicionais] Apesar de praticamente,não ter usado esse carro.pois foi comprado a 2 meses .sou fã do carro e indico a amigos.
Mas para mim que planejava ter um carro ainda melhor da marca.esse atendimento desencoraja.

[Best Cars Web Site] É um ótimo canal para informações de produtos e serviços.

[Data de publicação] 2/6/12

[Nome] Emerson Otsuka
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2.0
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Dirigibilidade de carro, muito responsivo, sempre pronto para qualquer situação. Faz curvas como um carro, transmite segurança. Ótimo acabamento. É muito espaçoso no banco traseiro.
A troca de marchas no volante são muito “obedientes”, pois tive um Azera que só mudava as marchas no modo manual quando ele achava que devia. O sistema de tração é bastante eficiente pois o carro subiu uma ladeira de paralelepípedos molhados sem patinar.
O carro é empolgante pois numa aceleração mais forte chega a colar suas costas no banco.

[Principais aspectos negativos] Porta-malas é pequeno, falta memória para os bancos. Não considero um carro para uma viagem longa com a família devido ao pequeno porta-malas. Mas como não é meu caso, não é algo que me incomode.
Um carro turbo 2.0 com tração consome bastante na cidade, esperava algo um pouco mais comedido, pois ele consome um pouco menos que o Azera V6 que eu tinha antes. Devido à topografia do lugar onde moro o Tiguan faz 6,0 km/l. Na estrada chegou a fazer 12 km/l. Subindo a serra fez 10 km/l.

[Defeitos apresentados] O teto solar trepida, nenhuma concessionária sequer checou e nunca apresentaram uma solução no período em que o carro estava na garantia.

[Concessionárias] O atendimento é bom, mas nenhuma atende 100% de suas reclamações. Desde a primeira revisão reclamo do barulho no teto, somente após o término da garantia é que comentaram que se houver reparo tenho que pagar por ele.

[Comentários adicionais] Infelizmente a 2012 não tem o câmbio DSG, pois somente isso me levaria a trocar a 2011 pela 2012.
Mas é um dos melhores carros que já tive. Outro porém é essa pasteurização dos carros da VW, todos estão com a mesma frente, e as lanternas traseiras do Tiguan estão iguais as da Spacefox.
Até entendo que a VW queira unificar o estilo, mas a linha de importados deveria se diferenciar bastante dos nacionais.
É um carro bom pra cidade e estrada, fácil de manobrar e confortável.

[Best Cars Web Site] Esta seção uso como referência de pesquisa, pois nada melhor que usuários reais falando sobre seus carros.

[Data de publicação] 5/5/12

[Nome] Jose A. Costa
[Cidade] Brasilia
[Estado] DF
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2.0 T
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] É um crossover com conforto e a estabilidade de um sedan, permitindo que você enfrente os buracos e quebra-molas das nossas estradas, sem abrir mão do conforto, estabilidade e potência de um bom sedan. O motor, o câmbio, a suspensão e o freio são espetaculares. O acabamento é muito superior à média e o espaço interno é excelente. Os itens de conveniência são fantásticos, tais como o auto hold, que permite que o carro fique parado no sinaleiro ou na rampa sem que você esteja pisando no freio, o retrovisor direito que abaixa quando você engata a ré (enquanto automaticamente o veículo diminui o som do rádio, o computador de bordo com informações bastante úteis, etc.

[Principais aspectos negativos] O porta-malas é pequeno se comparado a outros, mas para a minha família (4 pessoas) é o suficiente. Já fizemos viagens longas e não tive problemas com o porta-malas, pois como é um crossover, você consegue colocar as malas em pé. O consumo é de 6,5 a 7 km por litro na cidade e 9 a 10 na estrada, compatível com os seus 200 cv e o peso do carro, mas acho que deve ser melhor com o novo câmbio, DSG.

[Defeitos apresentados] Defeito: troca de uma peça da suspensão dianteira que começou a fazer um barulho, na garantia. Felizmente tinha a peça no Brasil e chegou à concessionária em 5 dias, sendo trocada em algumas horas.

[Concessionárias] O atendimento nas ccs VW não é bom se comparado a Honda, Toyota e Nissan e fica no mesmo nível de Fiat, Chevrolet e Ford. Não sabem atender bem a automóveis mais sofisticados. Se o carro tiver algum problema mais complexo, sei não…

[Best Cars Web Site] Best Cars é o melhor para se avaliar as opiniões dos donos, pois não tem palpiteiros e invejosos. Só opina quem tem.

[Data de publicação] 11/2/12

[Nome] Edson Cevilha Martin
[Cidade] Campo Largo
[Estado] PR
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2.0 TSI 4 Motion
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Varios de itens que acarretam em muito conforto, desempenho,acabamento e segurança.

[Principais aspectos negativos] Nenhum

[Defeitos apresentados] Não

[Concessionárias] Falta de conhecimento sobre os itens de conforto do carro.

[Comentários adicionais] É um belo de conjunto, incomparável com outras SUV no mercado, além de andar muito.

[Best Cars Web Site] É muito bom, ajuda os compradores de decidir sobre a compra do carro.

[Data de publicação] 11/2/12

[Nome] Luiz Alberto Feijó Junior
[Cidade] Porto Alegre
[Estado] RS
[E-mail] luiz.alberto.fj@terra.com.br

[Versão] 2.0 T
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O acabamento, o desempenho, o conjunto de facilidades e conforto.

[Principais aspectos negativos] O porta-malas poderia ser um pouco maior.

[Defeitos apresentados] não

[Concessionárias] Temos boas concessionárias em Porto ALegre.

[Comentários adicionais] O melhor carro que já tive. Acabamento perfeito, repleto de features, anda demais. Não tem como comparar com as outras SUV no mercado!

[Best Cars Web Site] Muito bom, gosto muito da possibilidade de divulgar minha opinião para auxiliar outros leitoes em suas escolhas.

[Data de publicação] 13/8/11

[Nome] fernando silva viella ribeiro
[Cidade] belo horizonte
[Estado] MG
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2.0 TSI
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Tenho 2 metros, caro excelente pra que tem estatura grande. Motor excelente, estabilidade excelente, faróis bi-xenon direcionais espetacular, sem comentário para o carro.

[Principais aspectos negativos] Como sou solteiro, não tive problemas com porta malas. Portanto o que todos reclamam, não posso considerar negativo para mim, mas estou ciente que é um porta mala pequeno.

[Defeitos apresentados] não

[Concessionárias] Não estão preparadas para atender um cliente premium.

[Best Cars Web Site] Excelente site.

[Data de publicação] 7/5/11

[Nome] Placido de Souza Meirelles
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2.0 TSI
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 1
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 1
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 1

[Principais aspectos positivos] Tecnologia embarcada, desempenho,acabamento.

[Principais aspectos negativos] Plano semestral de revisões criado pela Volks somente aqui no Brasil. Somos obrigados a fazer revisoes a cada 6 meses ou 10000 km(na Alemanha são 15000Km como mostra o computador de bordo). Acho isto um verdadeiro absurdo ainda mais se tratando de um SUV. Por este motivo ao trocar não comprarei outro carro desta montadora e deixo aqui o alerta para que possiveis futuros compradores fiquem atentos para este detalhe que não é mencionado na hora da venda.

[Defeitos apresentados] Acendimento automatico dos farois. Os farois insistem em acender com o dia claro para apagarem 5 minutos depois.

[Comentários adicionais] Gostaria de ressaltar a armadilha do plano de revisoes semestral da Volks. Se quiserem um Volks comprem um Gol que deve ser mais resistente que o Tiguan pois sua revisoes nao são semestrais.

[Best Cars Web Site] Otimo ter este canal para alertar os consumidores sobre as armadilhas que as montadoras armam ao lançarem e/ou importarem veiculos para o Brasil.

[Data de publicação] 26/3/11

[Nome] Claudio L.
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2.0 Turbo TSI
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O carro é de fato, o mais bonito no seu segmento. Possui um motor excelente que responde muito bem a qualquer pisada no acelerador, além de ser extremamente silencioso. A versão básica é super completa. Possui inúmeros itens de conveniência e o acabamento é excelente. O freio também é excelente (já fui obrigado a uma freada muito brusca e o carro parou em pouquíssimos metros e sem nenhum desvio de trajetória). Isto tudo sem mencionar o consumo absolutamente justo para um carro de 200 cv (~7 km/l no pesado trânsito de SP). Seus concorrentes diretos (Subaru Forester, Hyundai ix35, Chevrolet Captiva) possuem desvantagens diversas. A Forester pelo mesmo preço oferece um excelente motor, mas não possui nem metade dos itens de conveniência. A Captiva apesar de motor forte possui consumo incompatível com o trânsito pesado do dia-a-dia. A ix35 possui um motor apenas mediano para o porte. A nova Outlander é um bom concorrente, mas começa numa faixa de preço R$ 25 mil maior.

[Principais aspectos negativos] A mala podia ser um pouquinho maior. O sistema de som deveria ter saída para conexão direta ao ipod para controle das músicas pelo painel, como nas versões européias e americana. As funções do Bluetooth de fábrica (para o telefone e para áudio externo) deveriam ter sido mantidas (não sei pq não foram) como nas versões americanas/europeias. Estes detalhes não disponíveis nas versões brasileiras deveriam ter maior atenção da VW, pois estes fatores podem ser determinantes na recomendação e na compra num segmento onde os muitos concorrentes possuem produtos competitivos.

[Defeitos apresentados] Foi necessária a troca dos batentes dos coxins da suspensão dianteira, pois a suspensão estava barulhenta. Troca feita na garantia sem maiores problemas.

[Concessionárias] A Volkswagen deveria destinar alguns concessionários apenas para vender carros premium (Jetta, Passat, Amarok, Passat CC, Touareg, Tiguan, New Beatle), pois os vendedores/assistência técnica que costumam vender Gol/Fox/Kombi e afins não possuem qualificação para tirar dúvidas e atender a contento um cliente mais exigente. A concessionária onde comprei (Servopa – Curitiba) é muito ruim para carros premium. A que utilizo em SP (Carigá) possui pessoal mais qualificado.

[Best Cars Web Site] Sem dúvida o único site para quem gosta e entende de verdade de carros.

[Data de publicação] 9/10/10

[Nome] Andre C.
[Cidade] Caçador
[Estado] SC
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2.0 turbo
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O carro é lindo, disparado o melhor que já tive. Conforto, itens de conveniência, posição de dirigir etc. O que surpreende mesmo é o motor de 200 cv turbo, qdo pisa o caso decola e nem por isso o combustível vai embora. Faz-se 11,5 Km/l com o pé leve e ar ligado na estrada. Na cidade, 8,5 km/l, o que comparado com a Captiva, dá uma banho. Alías, qdo resolvi trocar o GM até me chamou a atenção, mas o fator consumo me assustou; a Outlander mais em conta de 102 mil é ótima, mas pagar este dinheirão por um carro que não tem controle de estabilidade e dois medíocres air bags não dá. A Tiguan vem com 10 (dez), além de controle de estabilidade e tração integral 4×4.

[Principais aspectos negativos] Pecam no espaço do porta-malas que poderia ser um pouquinho melhor e no sistema multimídia que, não sei porquê, não igual o que tem na Europa e EUA, ficando um botão Bluetooth sem função no volante.

[Defeitos apresentados] não

[Concessionárias] normal

[Comentários adicionais] Comprem.

[Best Cars Web Site] Ótimo site, já me ajudou muito nas escolhas.

[Data de publicação] 11/9/10

[Nome] Alex Kacem
[Cidade] Santo André
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 2.0 TSI
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Dirigibilidade excepcional, o motor 2.0 turbo aliado a um cambio automático Tiptronic de 6 marchas de respostas rápidas e imperceptíveis fazem uma dupla afinada. O desempenho é o melhor da categoria, com um 0 a 100 em 8,5s o que confere ao Tiguan um desempenho de um esportivo como o civic SI mas com muito conforto e a comodidade que só um SUV oferece e com um consumo muito abaixo de uma Captiva v6 por exemplo com médias na cidade próximas de 8kml e 12kml em estrada.
O excelente acabamento a bordo aliado a materiais de qualidade superior como o painel de material macio ao toque conferem requinte e um silencio absoluto a bordo, ao fechar os vidros não se ouve nem um barulho externo, ótimo isolamento acústico.
O carro se destaca no universo dos SUV,s por contar com uma eletrônica embarcada só presente em carros de segmento superior como freio eletrônico com auto hold, vc para em um farol e automaticamente o freio é acionado, sendo liberado ao menor toque do acelerador, park assit que estaciona o carro sozinho, módulo off road de gerenciamento, vc para em um morro e o carro controla a descida sozinho sem que seja necessário acelerar ou frear, sistema de som com tela grande e touch screen com visualização da câmera de ré e dos sensores tanto frontais como traseiros, aparece um desenho do carro na tela e as informações dos sensores indicando se esta próximo a obstáculos não visíveis, um show.
Enquanto nos outros SUVS como o novo IX35 segurança é opcional o Tiguan oferece,tração integral que auxilia não somente no off road como em proporcionar maior estabilidade e dirigibilidade excepcionais, retrovisores com desembaçador e dobráveis eletricamente mais air bags frontais, laterais e de cortina e mais controle de estabilidade de série, isso já na versão básica,sem contar com a função de se programar o tempo para que os faróis fiquem acesos após a saída e ao chegar no carro. Um IX35 com desempenho fraco cobra R$ 115 mil e sem o acabamento, desempenho e requinte de um autentico carro alemão. Então se houver alguma duvida quanto a que SUV comprar não deixe de fazer um test drive num Tiguan, com certeza suas duvidas terminarão ao sair do test drive.

[Principais aspectos negativos] Nenhum.

[Defeitos apresentados] Nenhum.

[Concessionárias] Falta maior especialização para lidar com carros mais sofisticados

[Best Cars Web Site] Excelente meio de esclarecimento para aqueles que realmente gostam de carros, está seção proporciona ao leitor uma fonte valiosa de informações, pois é escrita por aqueles que realmente utilizam o carro na vida real.

[Data de publicação] 28/8/10