Volkswagen Tiguan

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Felipe Marçal de Larcerda
[Cidade] Poços de Caldas
[Estado] MG

[Versão] 2.0 TSI
[Motor] 2.0 TSI
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 1
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Excelente desempenho, 0 a 100 em 8,5 segundos, fazem dele o SUV mais rápido do segmento. Suspensão independente nas 4 rodas aliada à tração integral permanente resultam em uma grande estabilidade. Gosto do estilo do carro e da grande qualidade construtiva. Ao meu ver é um carro superior aos japoneses (CRV e Rav4) e muito superior aos coreanos (IX35 e Sportage). Possui uma ótima posição de dirigir e um bom e pequeno volante. O espaço interno é bom e os bancos traseiros móveis e rebatíveis dão muita versatilidade no transporte de carga.

[Principais aspectos negativos] Dois defeitos crônicos não solucionadas por meio do Recall. Todos Tiguan até o ano de 2013 apresenta problemas no coletor de admissão e também no tensor da corrente de comando principal. Fiquem atento na compra de veículos usados. No exterior a VW tratou as ocorrências com Recall, já no Brasil cada dono se vira como pode. Outro problema é alto consumo. Em rodovias difícil alcançar consumos acima de 10 km/l e na cidade fica entre 5-6. Mesmo pelo peso e desempenho do carro, acho o consumo um tanto alto. Outro problema é o grande diâmetro de giro de 12 metros. Ao manobrar o motorista se sente em uma caminhonete pela quantidade de manobras necessárias. O espaço no porta malas não é maior que de um hatch médio.

[Defeitos apresentados] Coletor de Admissão teve que ser trocado, recomendo compra pelo Ebay, sai uma fração do valor da compra no Brasil. Buchas da suspensão dianteira não resistem muito tempo. O meu carro não possui teto solar, mas é um item que gera muita reclamação entre os donos por barulhos e problemas na cortina. Porém o mais critico é o tensor da corrente de comando que deve ser trocado em modelos anteriores a 2013 sob pena de danos severos ao motor.

[Concessionárias] Não considero a rede de concessionárias preparada para o carro. Já visitei para dúvidas e me passou uma péssima impressão. Concessionarias da VW somente para carros simples.

[Comentários adicionais] Apesar dos problemas citados acima, gosto muito do carro. Apesar da grande oferta de modelos desse segmento a maioria fica devendo em muito em relação ao Tiguan em questões de desempenho, segurança, estabilidade e qualidade construtiva.

[Best Cars] Ótimo site e grande espaço para debates.

[Data de publicação] 12/1/18

 

 

[Nome] Rosana Maria Mieko Takebayashi
[Cidade] Porto Velho
[Estado] RO

[Versão] 2.0 TSI TURBO
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2010
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 2
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] conforto e espaço interno

[Principais aspectos negativos] dificuldade de técnicos capacitados, sistema eletrônico

[Defeitos apresentados] Desconfiguração eletrônica, amortecedores, desgaste excessivos em alguns pneus e barulho lado traseiro direito.

[Concessionárias] Infelizmente não tem pessoal técnico para atender ao veículo, nem ao consumidor.

[Comentários adicionais] Como mulher, aprecio o sistem park, multi mídia e conforto. Principalmente, como mulher, fico refém de uma única concessária em razão da minha região, Porto Velho, Rondônia.

[Data de publicação] 13/3/15

 

 

[Nome] Ricardo Steimback
[Cidade] São Lourenço
[Estado] MG

[Versão] 2.0
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O conforto , a estabilidade e o desempenho são impressionantes!

[Principais aspectos negativos] O design é um pouco ultrapassado…mas é bom para quem não quer chamar a atenção …e o consumo em trechos urbanos…de 7 a 8 km/l….
Na estrada faz 11km/l muito fácil.

[Defeitos apresentados] Sem defeitos

[Concessionárias] Até agora…muita atenção vinda do pós venda…se estou gostando…se tive algum problema…etc

[Comentários adicionais] Para mim é difícil de entender porque este carro não vende tanto aqui no Brasil quanto na Europa…seu preço é tão alto quanto o dos seus concorrentes diretos e tem a rede vw no Brasil todo…Pra quem mora no interior acho muito bom!

[Best Cars Web Site] Este site bem como os outros com opiniões tem me ajudado nas compras de meus futuros carros.

[Data de publicação] 29/8/14

[Nome] marcos m. c.
[Cidade] são paulo
[Estado] SP

[Versão] 2.0 TSI
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 2
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Apesar do entre-eixos curto, o espaço interno é muito bom, mesmo para motoristas altos, principalmente se não tiver teto-solar. Carro muito estável, provavelmente devido à tração integral e aos pneus largos (235mm), acabamento e silêncio interno nota 10 (fabricado na Alemanha), câmbio de 6 marchas muito bom, e devido à potência do motor raramente tem que reduzir marchas na estrada. Venho de um Honda CRV, o qual, apesar de ser um carro excelente, vinha me deixando irritado com o seu motor sonolento, onde em qualquer subida na Castelo tinha que reduzir pra 3ª marcha caso quisesse manter a velocidade. Com o Tiguan é outra história, as ultrapassagens são rápidas e consequentemente mais seguras. Troquei um melhor consumo por mais potência e estou extremamente satisfeito.

[Principais aspectos negativos] Antes de comprar eu já sabia que o carro era gastão (minha opinião), mas fora isso não vejo mais nada de ruim. O porta malas também é pequeno, mas no meu caso não atrapalha. Rodo praticamente só em estradas, na Castelo Branco a uns 130/140 ele faz 9.0/9.5km/L, Dutra (mais plana) e a uns 110 faz 11.5/12km/L.

[Defeitos apresentados] Ainda nada, mas também está com 8.000km, vai fazer a 1ª revisão agora por causa do tempo (6 meses), obrigação que causa reclamação por parte de 100% dos proprietários.

[Concessionárias] Ainda não utilizei, mas como ex-cliente de Honda e Toyota me acostumei a sempre fazer as revisões nas concessionárias, são muito boas. Agora vou testar a VW…já ouvi que não são se comparam às japonesas, mas como também acho difícil confiar em mecânicos autônomos, fico com as concessionárias por ser mais fácil de reclamar em caso de serviço mal feito.

[Comentários adicionais] Fiz um test-drive de 2 dias com o Tiguan de um amigo, então comprei sabendo o que iria encontrar. Exceto pelo consumo um pouco exagerado para o meu gosto, não tenho o que reclamar do carro, simplesmente excelente. Ainda não usei os freios em uma situação de emergência, mas a impressão que tive até agora é que poderiam ser mais eficientes. Quando chegar a hora de trocar os pneus acho que vou trocar as medidas 55 por 60, pq nosso asfalto é péssimo.

[Best Cars Web Site] Excelente site para buscar opiniões de outros proprietários antes de adquirir um carro.

[Data de publicação] 15/8/14

[Nome] ALAN PEREIRA DANTAS
[Cidade] SAO PAULO
[Estado] SP

[Versão] 2.0 tsi
[Ano-modelo] 2014
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 2
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Desempenho do carro é fantástico!!!

[Principais aspectos negativos] Consumo.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito.

[Concessionárias] Muito boas, apesar que eu sempre peço em todos os meus carros para fazerem somente os itens que eu não vá perder a garantia porque se não como em todas as montadoras eles enfiam tudo goela abaixo.

[Comentários adicionais] Não vejo concorrente para a tiguan, o preço comparado com as outras e o que elas oferecem a Tiguan esta realmente a frente.

[Best Cars Web Site] Otimo site.

[Data de publicação] 15/8/14

[Nome] Ivan Pereira da Costa
[Cidade] Natal
[Estado] RN

[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] A eficiência do motor e extraordinária. Eestável e seguro.

[Principais aspectos negativos] O consumo de combustível nos trechos urbanos.

[Defeitos apresentados] Não.

[Concessionárias] Fui a concessionária apenas para realizar as revisões normais.

[Comentários adicionais] Estou muito satisfeito. E um carro ótimo.

[Best Cars Web Site] Sempre que brusco uma informação técnica sobre autos, acesso esse site.

[Data de publicação] 19/4/13

[Nome] Ricardo Maranhão
[Cidade] Recife
[Estado] PE

[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 25.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 2
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 1

[Principais aspectos positivos] Visual, motor com cambio

[Principais aspectos negativos] Consumo alto, melhor pegar um V6 Torcudo.

[Defeitos apresentados] Trinca expontanea no para-brisas dianteiro. Três meses para reposição. Três meses … Três meses. parado na Revenda.

[Concessionárias] Só existem para venda. Nada além disso, péssimo no Pós -Venda ( INEXISTENTE )

[Comentários adicionais] Péssima experiência se você precisar de algum serviço. Não existem peças, nem o mínimo respeito ao consumidor. Você fica simplesmente Chupando o dedo e os responsáveis (?!?!) nem, nem.

[Best Cars Web Site] Esse deveria ser o verdadeiro Teste Driver do consumidor, a realidade e não voltinha em quadra.

[Data de publicação] 19/4/13

[Nome] Ricardo Maranhão
[Cidade] RECIFE
[Estado] PE

[Versão] 2.0
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Conjunto Motor- Cambio

[Principais aspectos negativos] PÓS_VENDA. NÃO EXISTE

[Defeitos apresentados] Trinca expontanea em para -brisas e DOIS meses sem solução.

[Concessionárias] Sem peças não resolvem nada.

[Comentários adicionais] Ótimo carro, marca dersepeitosa total com os clientes. Consumidores ficam a ver navios após a compra.

[Best Cars Web Site] É hora de os consumidores verem que o verdadeiro TESTE DRIVER é lendo as opiniões aqui impressas.

[Data de publicação] 8/2/13

[Nome] Placido Meirelles
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] 2.0
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 1
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 1
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 1

[Principais aspectos positivos] Todos os aspectos positivos são apagados ao se precisar de peças de reposição. Um carro deste valor não pode ficar meses parado por falta de peças.

[Principais aspectos negativos] Não existem peças de reposição. Não comprem este carro pois ao primeiro acidente seu carro ficara parado por meses na oficina por falta de peças.

[Defeitos apresentados] não.

[Concessionárias] Para ser um carro da categoria Premium criada pela Volks o tratamento dado aos clientes é péssimo. Descaso total!!

[Data de publicação] 8/2/13

[Nome] ANDRE
[Cidade] FLORIANOPOLIS
[Estado] SC
[E-mail] decos22@yahoo.com.br

[Versão] 2.0 TSI TURBO
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Design agressivo. Motor x câmbio o grande destaque: comunicam-se extremamente bem: motor turbo com câmbio 6 marchas sequenciais é tudo de bom (melhor que isso só o câmbio DSG de dupla embreagem). Freios excelentes. Excelente acabamento interno. Suspensão que parece de um esportivo, mas que priva muito o conforto; pacote eletrônico muito completo. Projeto todo muito racional e eficiente. PS: Já tive Subaru Forester 0Km e o Tiguan é melhor em tudo (menos no conforto).

[Principais aspectos negativos] Suspensão está muito mais para um esportivo do que para um SUV. Embora ofereça muita estabilidade, peca em não absorver praticamente nada das imperfeições do piso. Sensor do limpador de parabrisas é um pouco indeciso. Porta-malas um pouco pequeno para bagagem de mais de 2 pessoas.

[Defeitos apresentados] Recentemente apareceu uma infiltração d`água no teto, debaixo da fixação do rack.

[Concessionárias] PÉSSIMAS! Como muitos já disseram nesse site: não estão preparadas para atender clientes “premium”. Quanto aos serviços, deixam MUUUITO a desejar, isso que já passei na mão de todas as concessionárias autorizadas de Florianópolis. Vou tentar ser breve: na 4a. revisão a concessionária WV me ligou informando que (já?) estava espanada a rosca do subcárter (por onde é feita a retirada do óleo velho)e que a única solução seria a troca. Marchei com mais de R$ 700 só com essa peça. Depois de pagar, questionei a concessionária: ora, se todas as revisões foram feitas em concessionárias WV e sempre com menos de 5.000 Km rodados em cada revisão (sendo 10.000 Km o limite), certamente nunca foi feita troca de óleo fora de concessionária WV, para ter espanado o subcárter em outra situação. Ou seja, alguma conc. WV danificou a peça, o veículo está na garantia (3 anos motor e caixa) e é o CLIENTE QUEM ARCA com o custo dos erros das concessionárias? Daí o gerente de oficina disse ter aberto um protocolo na WV DO BRASIL explicando a situação. Resultado: a WV DO BRASIL negou o custeio da peça. É esse o tratamento que a WV DO BRASIL dispende a seus clientes “premium”? Não bastasse isso, o carro saiu dessa revisão com um barulho em sua mecânica, que não havia antes da revisão. Descontente com o serviço, levei o carro a outra autorizada WV para analisar esse ruído. Um mecânico saiu para dar uma volta com o carro, reconheceu que havia um barulho anormal e afirmou ser algum problema na torre de suspensão da roda dianteira direita. Agendei 1 dia pra realizar o serviço, mas, desconfiado dessa análise, antes de realizar o serviço na concessionária, resolvi levar o carro em meu velho e bom mecânico particular para ter uma segunda opinião. Em 10 min ele detectou que o tal barulho era proveniente da má colocação do protetor de cárter que ficou pegando em outra peça (quando da substituição do subcárter). Tendo perdido a confiança na 1a. concessionária e pelo diagnóstico errado da 2a., na revisão seguinte levei a uma 3a. concessionária WV: revisão feita, fui buscar o carro e, na hora de dar a partida, simplesmente o carro estava sem carga na bateria. Fizeram a revisão e deixaram o carro o dia todo estacionado com os faróis ligados. Conclusão: além do mal que isso causa à bateria, tive que ficar esperando para eles fazerem uma “chupeta” e ainda depois conectarem um notebook pra reconfigurarem o computador de bordo do carro. Descontente com as 3 concessionárias WV da cidade, fiz agora a última revisão na 1a. das concessionárias, simplesmente por ser mais perto do meu local de trabalho. Semanas antes eu havia percebido uma infiltração d`água debaixo da fixação do rack de teto, que molhava o forro. Na revisão, desmontaram e disseram ser uma falha na solda do encaixe e que já haviam solucionado o problema. Inclusive iriam solicitar à WOLKSVAGEM DO BRASIL um forro de teto novo pois a água havia manchado o forro. Conforme me pediram, liguei uma semana depois mas me informaram que a WV DO BRASIL não iria fornecer o forro gratuitamente. Aproveitei para informar que o problema de infiltração não havia sido sanado por completo. Disseram então que teriam que remover todo o forro para analisar melhor, e que só de mão de obra sairia mais de R$ 480. PS: Nesta revisão ainda esqueceram de recolocar no veículo o Manual de Revisões (que tive que retornar na concessionária no dia seguinte para pegar) e ao invés de anotarem a quilometragem correta do veículo (28.000 km), anotaram 23.000 km. CONCLUSÃO: ADORO SER CLIENTE “PREMIUM” DA WOLKSVAGEM DO BRASIL. E saibam todos: tirando a Wolksvagem, não sou uma pessoa azarada!

[Comentários adicionais] Consumo urbano: enre 7,5 e 8,0 km/l com trânsito meio pesado. Se pisar, bebe mais. Trânsito leve e pé leve chega a a fazer 9 a 9,5 km/l. Na estrada, entre 100-120 km/h faz 10,5 a 11 km/l. Muito prazer ao dirigir!

[Best Cars Web Site] IMPRENSA COM LIBERDADE: Melhor espaço que já encontrei pra buscar e postar opiniões sobre carros e motos. Tem credibilidade porque verifica pela placa e renavam se a pessoa é realmente proprietária do veículo, assim fica isenta de opiniões forjadas.

[Data de publicação] 16/6/12